Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parte da memória ram sumiu, está difícil resolver


Posts recomendados

Boa noite pessoal, 

Dei uma boa pesquisada nesse e outros fóruns, tentei realizar alguns procedimentos pra evitar a criação de mais um tópico com esse assunto mas nada deu certo 

É o seguinte, tenho um pc com uma placa-mãe Asustek p5E VM, 8gb de ram, processadorzinho intel core 2 quad q6600 overclockeado de 2.4 para 3.0Ghz e placa de video offboard geforce gigabyte gtx750ti

 

Não sei se vale a pena mencionar isso, (acho que quanto mais informação melhor) desculpem se for informação inútil, sou bastante leigo em informática...

 

Então, estava funcionando tudo perfeitamente, os 8gb de memória reconhecidos pela bios e pelo sistema operacional (windows 7 64bits) até o sistema acusar o meu hd de 500gb ('novo', nao sei se eu que estraguei ou ja me venderam bichado rs) de estar danificado, pedindo pra fazer backup e trocar o dispositivo, fui ignorando a mensagem até o windows parar de iniciar, não tive paciencia de esperar um processo completo do hd regenerator mas passei um chkdsk /f /r e nao adiantou, quando resolvi formatar também não foi possível! Então peguei um hd velho de 80gb, instalei o windows 7 64bits nele e consegui acessar o de 500gb  pra guardar alguns arquivos (mesmo sabendo que ele pode me deixar na mão) percebi que o sistema isolou uma parte de 160mb, que acredito que tenha sido função do chkdsk separar a parte que possa ter bad blocks, nao sei..Esse hd de 80gb tambem não ta muito confiavel, lembro q tive q passar o chkdsk algumas vzs no pc antigo, mas pelo menos o windows não ta acusando nada igual o outro e o boot do windows ta mais rápido do que estava no hd de 500,

 

Notei que o jogo mortal kombat X que estava rodando numa boa antes dessa troca de HD com gráficos no médio começou a engasgar mesmo com tudo no low e sem efeitos, quando fui ver , tanto na BIOS quanto no windows só estava sendo reconhecido 6,50GB como valor máximo, e ainda por cima o proprio sistema ta consumindo em torno de 1/2gb sem nenhum programa aberto, fazendo com que a memória disponivel/utilizavel caia pra uns 4,5 gb no maximo, provavelmente foi isso que afetou o desempenho do jogo, sei que o processador é ultrapassado, mas acredito q a ram e a placa de video segurava, antes disso tava rodando liso com gráficos no médio, SACANAGEM! Pensei na possibilidade de ter estragado algum pente ou slot, principalmente por nao aparecer mais os 8gb na bios mas foi justamente depois de trocar o hd, encontrei na internet outro tópico de alguem com o mesmo problema perguntando se formatar o pc faz perder memória ram...ainda considero a possibilidade do problema nao ser de hardware.

 

Vamos ao que tentei até agora sem sucesso:

 

 - Abrir o  pc, retirar e encaixar de novo os pentes em slots diferentes (obs: são 4 pentes de 2gb ddr2)

 - Tentar aumentar a memória máxima disponivel através das opções avançadas do MSCONFIG, mas não tem jeito, nao da pra digitar um valor maior do q o q esta la (6656) tentei até salvar com valor 0, aplicar e reiniciar igual vi em um video, mas tambem nao adiantou

 - mexer na bios, desativando a placa de video onboard q podia estar consumindo alguma coisa, desativando e ativando novamente a opção 'remap ram feature" (algo assim) 

 - Diagnóstico de memória do windows 7, que não detectou nenhum problema

 

Sendo que utilizando o programa CPU-Z consigo ver os 8GB de ram!

 

 

Pra falar a verdade estou conseguindo usar o pc numa boa, nao trava, mas uma das razões de eu ter comprado um pc novo foi pra jogar o Mortal kombat X e no momento estou apertado pra substituir um dos pentes de 2gb por outro de 4gb pra ver se resolve o lag.. =(

 

Agradeço desde já pela atenção

 

Abraço e sucesso a todos

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Faust0 disse:

@gustavofarias2 Eu ia sugerir você testar os Slot individualmente, e não o pente de memória em si. Mas considerando que elas parecem no CPU Z, é algo que deixa tudo bastante intrigante.:huh:

 

Tentou fazer um "CLEAR CMOS"?

Opa, só voltei pras opções padrões da bios, to procurando um tutorial de como resetar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, gustavofarias2 disse:

@Faust0

agora, Faust0 disse:

@gustavofarias2 Eu ia sugerir você testar os Slot individualmente, e não o pente de memória em si. Mas considerando que elas parecem no CPU Z, é algo que deixa tudo bastante intrigante.:huh:

 

Tentou fazer um "CLEAR CMOS"?

Desculpe a demora amigo, tive que dar uma saída. Então, tentei fazer o clear cmos com o esquema de trocar o jumper la depois colocá-l ono seu devido lugar de novo(senão o pc nem liga), primeiro apareceu uma mensagem "cmos checksum failed" e agora ta aparecendo "chassis intruded", é normal? percebi que a data da bios ainda está atual porém a opção de overclock da cpu estava zerada. Será que deu certo o procedimento do clear CMOS pra resetar a bios ou fiz errado? O problema da memória ram persiste, 6,5GB na bios e windows e 8gb no CPU-Z =(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba@gustavofarias2 estou impressionado que seu PC ainda funcione.

Por via de regra, o CMOS nunca pode dar errado, mas quando penso que não da mais pra me surpreender(você é fod@).

 Pelo que eu pude perceber, O seu CLR esta incompleto, faz o seguinte, tira a bateria de litio da placa da placa-mãe e manda fazer o CLR - CMOS de novo. depois liga seu PC sem a Bateria, e verifica como esta a BIOS, se não aparecer nenhuma mensagem estranha é porque deu certo, então desligue novamente e coloque a Bateria de litio devolta no lugar. Se der certo, pelo amor de Deus atualiza sua BIOS.

Quanto aos seus pentes de memoria RAM, testa eles em outra maquina e ve o que aparece, se a informação sobre a quantidade de memoria que suas RAMs possuem for diferente, do que deveria ser. Sinto muito, mas suas Memorias estão zuadas, se estiver tudo certo, volte na Bios e mande fazer um Rescam das memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...