Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com o cooler da GPU


Posts recomendados

Eu vou tentar explicar o que vem acontecendo de umas semanas pra cá.

Minha placa de video vem superaquecendo faz um tempo.

Ela estava a 50 graus sem nada aberto, e chegava a 100 graus fácilmente com jogos como CS:GO e Dead by daylight.

Achava que era pasta térmica, então troquei a mesma.

Quando dei uma olhada na placa enquanto testava, percebi que o cooler estava extremamente lento, então baixei o msi afterburner e deixei o HWMonitor aberto pra ver a velocidade do cooler.

sem mexer em nada, o cooler estava a 30 RPM (velocidade de ventilador de teto em filme de detetive, praticamente)

quando botei a fan speed em 100% no msi afterburner, ele foi pra 1500 RPM (o que acho que deve ser pouco)

O problema é que eu imagino que como eu coloquei em 100%, ele devia ficar em 1500 RPM

Mas não, ele fica super instável, subindo pra 2000 RPM e descendo (e ficando) em 0 RPM.

Normalmente ele vai pra 1500 RPM e depois de um tempo desce pra 0 de novo.

Enfim, gostaria de saber se isso tem solução ou se vou ter que comprar outro cooler.

Vou deixar em anexo um print do HWMonitor. Não tem nada aberto além do google chrome.

(Observação: os valores no print estão organizados da seguinte forma: Na esquerda, o valor atual; no meio a mínima e na esquerda a máxima (durante o tempo que o programa está aberto.))

Obrigado pela ajuda.

6GB RAM

Placa de vídeo GTX 550 Ti

AMD Athlon II X4 645 3.1 GHz

 

Screenshot_4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler deve manter uma velocidade estável (pelo menos 1,200 RPM). O seu deve estar estragado. Com o tempo o indutor perde a capacidade ou os rolamentos ficam gastos, e a ventoinha perde eficiência e pode até travar.

Você deve trocar, mas talvez seja difícil encontrar desse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BernardocdrBom dia e seja bem-vindo ao fórum

 

Duas opções suficiente para substituição:

 

Accelero Twin Turbo II

Anúncio - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757949563-cooler-vga-accelero-twin-turbo-ii-universal-_JM

Specs - https://www.arctic.ac/worldwide_en/accelero-twin-turbo-ii.html

 

ou

 

Cooler Dual Fan - Point Of View

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838575391-cooler-placa-de-video-gtx550ti-_JM

Para este cheque as furações da sua vga e compare com as que o vendedor informar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Bernardocdr disse:

Eu fui tirar a placa de vídeo do computador pra dar uma olhada, e percebi que o cooler tá meio duro, tipo, eu dou uma girada mas ele não continua.

Talvez só tenha que lubrificar (?)

@Bernardocdr muitas vezes uma simples limpeza e lubrificação resolve o problema. Eu costumo remover o fan e fazer uma limpeza inicial com um pincel para remover a poeira mais grossa. Depois, com álcool isopropílico e um pano que não solte fios (microfibra é muito bom) faço uma limpeza final nas partes plásticas. Os fans geralmente possuem uma tampa na parte traseira que, ao remover, dá acesso ao eixo e ao rolamento. Você pode desmontar completamente o fan retirando uma presilha de fixação. Eu costumo aplicar WD-40 e dar algumas voltas na hélice para remover a sujeira interna, o que faz o fan voltar a girar normalmente. Deixo escorrer, limpo o excesso e aplico uma gota de óleo Singer no eixo, pegando o rolamento, dou mais algumas voltas, deixo escorrer o excesso e o fan está novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...