Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Matheus André

programa que receba três notas, calcule e mostre a média aritmética entre elas.

Recommended Posts

Boa tarde.

Não podemos fazer o código para você. Poste o enunciado no corpo da mensagem e poste o código que você está tentando fazer.

Use tag de código:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • é simples nao sei nada de java, estou tentando aprender mais nao consigo , os codigos , como scan , como ler , ai queria ver feito pra ter uma noção igual eu fiz em algoritimos vi um pronto e tive noção, obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Jovem, pra começar o zero eu teria que te dar umas aulas aqui.

    Vou deixar uns links com aulas/material que pode ajudar.

     

    Pode usar o NetBeans e o Eclipse para programar. Eu voto no netbeans pois acho mais completo e com suporte maior de usuários na internet.

     

    Curso Grátis: Curso em Vídeo

    Não conheço mas parece interessante. 

     

    JavaProgressivo

     

    Curso pago: Alura

     

    Acha muito material e vídeo na internet. É bom seguir um conteúdo de cada vez para não bagunçar muito a mente.

     

    Se já sabe como funcionam as variáveis, ficará mais fácil esse início. Só precisará se acostumar com os termos próprios da linguagem. Depois vá para vetores.

    Editado por Math.Pi

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • eu estava seguindo o curso em video , mais bem no momento parece que ele pula esta explicação, ai fiquei perdido ele começa explicar o scan ai vai para a parte grafica tentei usando o netbeans e o eclipse , mais sempre aparece um ! ou um x dai eu vejo o codigo e me parece estar certo tinha que intregar esse trabalo hoje e a mais de uma semana tentando e nao consegui fazer nem a primeira haha, e pior que hoje é prova :3

    Editado por Matheus André
    erros ortograficos

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    16 horas atrás, Matheus André disse:

    eu estava seguindo o curso em video , mais bem no momento parece que ele pula esta explicação, ai fiquei perdido ele começa explicar o scan ai vai para a parte grafica tentei usando o netbeans e o eclipse , mais sempre aparece um ! ou um x dai eu vejo o codigo e me parece estar certo tinha que intregar esse trabalo hoje e a mais de uma semana tentando e nao consegui fazer nem a primeira haha, e pior que hoje é prova :3

     

    Cadê o código com os erros?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • tipo so as primeiras linhas do programa que eu fiz ficavam erradas parece que eu estava criando a classe errada, dai esse problema resolvi mais nao sei fazer mais nada haha

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    22 horas atrás, Matheus André disse:

    é simples nao sei nada de java, estou tentando aprender mais nao consigo , os codigos , como scan , como ler , ai queria ver feito pra ter uma noção igual eu fiz em algoritimos vi um pronto e tive noção, obrigado

     

      Não entendo nada de programação., aliás nem gosto.... mas o que se "fala" é que a base é compreender algoritmo...e saber estruturar.  Então quanto mais algoritmos fizer com aspectos variados... melhor.

      Exemplo: suponhas que recebes o seguinte projeto: desenvolver um programa em java para controle de acesso de funcionários e clientes. faz-se o esboço do projeto ( algoritmo) para depois jogar na linguagem.

      Caso eu esteja errado, gentileza efetuarem a correção...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Cara, desculpe ser chato mas você está fazendo um curso de engenharia de software. Você precisa realmente se dedicar e seguir exemplos de livros e vídeos pra aprender o básico da linguagem. O seu curso daí pra frente só tende a "piorar" e sem saber o básico fica complicado avançar.

     

    Se você der uma passadinha rápida pelo Youtube e procurar por "Java para iniciantes", vai simplesmente CHOVER vídeo aulas, tutoriais e guias.

     

    Tudo que você aprendeu em algoritmos agora é posto em prática usando sintaxe e semântica de uma linguagem real.

     

    Como o @Black Fox disse, o método mais simples é fazer um fluxograma/algoritmo no papel para que você possa visualizar as etapas que precisa programar.

     

    Os exercícios são bem básicos e simples de fazer. Posso te garantir isso. Dei uma lida por cima e eles exigem o conhecimento básico da linguagem. Se você der uma pesquisada e se dedicar um pouco, os 3-4 primeiros exercícios já te dão todo o norte para fazer o restante dos exercícios com algumas modificações no código.

     

    Cara, não tenha medo de errar. Tenta fazer, pelo menos. Deu errado? Posta aqui o código que a gente te ajuda. Ninguém nasce sabendo mas a iniciativa tem que vir de quem está aprendendo.

     

    Abraço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Black Fox sim, eu ja estou sabendo bem algoritimo e estruturação o problema é que nao estou me identificando com o java, por exemplo importando scan, as variaveis e os tipos delas,as class , estou dedicando todo meu tempo disponivel a isso @TwistedSoul mesmo com as aulas fico em duvida mais estou buscando realmente, daqui um tempo vou ver se continuo ou se paro haha

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    40 minutos atrás, Matheus André disse:

    @TwistedSoul mesmo com as aulas fico em duvida mais estou buscando realmente, daqui um tempo vou ver se continuo ou se paro haha

     

     Análise da seguinte forma: é a formação que eu quero ? quando estiver no mercado de trabalho irei conseguir desempenhar com êxito ? tenho boa desenvoltura, consigo trabalhar sobre pressão ?

     

     "particularmente falando" eu não consigo me imaginar numa sala... e um monte de projeto para transpor para uma linguagem de programação.....e códigos e mais códigos...  --- efeito colateral: Surto....:muro:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Black Fox , eu ja mexi com isso , mais nao estão aprofundado somente com suporte ou ti de empresa, por isso estou disposto a fica

    adicionado 57 minutos depois

    alguem poderia me ajudar agora ? (kk) quando inicio e crio a classe as vezes aparece 2 linhas ja escrita e as vezes so uma no eclipse , quais seriam as corretas(@Math.Pi estou aprendendo com o java progressivo agora sim! obrigado pela dica)

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • alguem poderia me ajudar no eclipse ?

    quando crio a classe  as vezes fica assim

    package oprimeiro;

    public class oprimeiropacote {

     

    mais sai que deveria ficar assim

     


    public class JavaPogressivo {

    }

     

    no caso , nao deveria aparecer o parkage, alguem sabe onde esta meu erro ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Matheus André

    O nome do package é a primeira coisa a aparecer. Não tem nada de errado nisso.

    Depois vem as importações, se houver

    Depois inicia-se o main.

    Existem outras variantes, mas pra quem está aprendendo, é nessa ordem acima.

     

    Quando você cria uma classe, existem a opção de usar o nome do pacote com o mesmo nome da classe ou colocar outro. Dê uma olhada aí.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Matheus André No caso das 2 linhas... o package seria só o pacote onde está a classe JavaProgressivo.

      Porém, o programa não irá rodar sem o método principal que seria o public static void main(String [] args), mas como o pessoal já disse, basta você ter calma e tentar entender CADA LINHA. Programação envolve muita paciência.

      Só tente rodar uma simples mensagem, se não você vai ficar quebrando cabeça à toa. Aí só ir evoluindo a partir disto. A sintaxe(palavras existentes do java) deve ser a coisa mais chata pra quem está começando. Como usar IF ? Como usar FOR? Como usar SWITCH? Etc. Se pergunte isso e tente descobrir. Um canal do Youtube que pratica esses conceitos também é o "De Aluno para Aluno". Eu segui alguns vídeos dele e são bem voltados a isso.

      Enfim... basta se focar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Matheus André OLá, qual foi a resolução que você achou?

    Poste aqui para que você possa ajudar outros que estiverem com a mesma dúvida.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Matheus André 

    1 minuto atrás, Matheus André disse:

    o amigo ali em cima disse que nao poderia ser respondido no forum

     

    O que usuário disse exatamente foi isto:

    Citação

    Não podemos fazer o código para você. Poste o enunciado no corpo da mensagem e poste o código que você está tentando fazer.

    Em outras palavras, o exercício é só seu e é você quem precisa dar o ponta-pé inicial. 

    Você pode postar seu código aqui sem problemas, mesmo que esteja errado. Assim o pessoal pode analisar e explicar onde exatamente é o erro.

     

    Reforçando o que já mencionaram,  para postar o código corretamente aqui leia este tópico:

    Ele explica passo a passo com usar o recurso CODE <> de acordo com a sua linguagem para coloração e destaque.

     

    Como você já disse que resolveu,  pedimos que poste aqui o código correto para que sirva de consulta para os demais usuários que tiverem a mesma dúvida.

     

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Exercicios Pratica de programação 1
    1-
    
    import java.util.Scanner;
    
    	public class Exercicio1 {
    		public static void main (String args[]){
    		
    		int d, c, b, a, soma;
    		Scanner sc = new Scanner(System.in);
    		
    		System.out.print("Digite o primeiro numero: ");
    		d = sc.nextInt();
    		System.out.print("Digite o segundo numero: ");
    		c = sc.nextInt();
    		System.out.print("Digite o terceiro numero: ");
    		b = sc.nextInt();
    		System.out.print("Digite o quarto numero: ");
    		a = sc.nextInt();
    		
    		soma = d+c+b+a;
    		
    		System.out.print("A soma entre "+d+" e "+c+" e "+b+" e "+a+" e igual a "+soma);
    		
    	}
    }
    
    2-
    import java.util.Scanner;
    import java.math.*;
    	public class Exercicio2 {
    		public static void main(String args[]){
    	int a, b, c, soma;
    	float d, e, div;
    	Scanner sc = new Scanner(System.in);
    	System.out.print("Digite o primeiro número: ");
    	a = sc.nextInt();
    	System.out.print("Digite o segundo numero: ");
    	b = sc.nextInt();
    	System.out.print("Digite o terceiro numero: ");
    	c = sc.nextInt();
    	System.out.print("Digite o quarto numero: ");
    	d = sc.nextFloat();
    	System.out.print("Digite o quinto numero: ");
    	e = sc.nextFloat();
    	
    	soma = a+b+c;
    	System.out.println("A soma entre "+a+" e "+b+" e "+c+" e igual a "+soma);
    					
    	div = d/e;		
                }
    }
    
    3-
    import java.util.Scanner;
    	public class Exercicio3 {
    		public static void main(String args[]){
    			
    	String nome;
    	int idade;
    	Scanner sc = new Scanner (System.in);	
    	
    		System.out.print("Digite seu nome: ");
    		nome = sc.next();
    		System.out.print("Digite sua idade: ");
    		idade = sc.nextInt();
    		
    		System.out.print("Seu nome é "+nome+" e sua idade é "+idade+" anos");
    		}
    }
    4-
    import java.util.Scanner;
    	public class Exercicio4 {
    		public static void main(String args[]){
    			float nota1, nota2, nota3, nota_1, nota_2, nota_3, media, media2, a, b, c;
    			
    			Scanner sc = new Scanner (System.in);
    			
    		System.out.println("*NOTA PRIMEIRO BIMESTRE*\n");	
    			
    			System.out.print("Digite a primeira nota: ");
    			nota1 = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite a segunda nota: ");
    			nota2 = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite a segunda nota: ");
    			nota3 = sc.nextFloat();
    		
    			media = (nota1+nota2+nota3)/3;
    			
    			System.out.println("A media aritmetica do primeiro bimestre é "+media+"\n");
    			
    			
    		System.out.println("*NOTA SEGUNDO BIMESTRE\n");
    			
    			System.out.print("Digite a primeira nota: ");
    			nota_1 = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite seu respectivo peso: ");
    			a = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite a segunda nota: ");
    			nota_2 = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite seu respectivo peso: ");
    			b = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite a segunda nota: ");
    			nota_3 = sc.nextFloat();
    			System.out.print("Digite seu respectivo peso: ");
    			c = sc.nextFloat();
    			
    			//O resultado esta errado
    			media2 = ((nota_1*a)+(nota_2*b)+(nota_3*c))/(a+b+c);
    			
    			System.out.println("A media ponderada do segundo bimestre é "+media2);
    			
    		}
    }
    
    
    5-
    import java.util.Scanner;
    import java.math.*;
    	public class Exercicio5 {
    		public static void main(String args[]){
    			Float sal, Nsal, imp;
    			Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    			
    			System.out.print("Qual salario fixo: ");
    			sal = entrada.nextFloat();
    			
    			Nsal = sal+ sal*5/100;
    			//Esta dando o valor do salario sem o reajuste
    			System.out.print("O valor do salario com reajuste é de: "+Nsal+"\n");
    			
    			imp = sal-sal*7/100;
    			
    			System.out.print("E o valor do salario reajustado com imposto é de: "+imp);
    		}
    }
    
    
    
    6-
    import java.util.Scanner;
    	public class Exercicio6 {
    		public static void main(String args[]){
    			int b, h;
    			float Atri;
    			Scanner entrada = new Scanner (System.in);
    			
    			System.out.print("Digite o valor da base e altura: ");
    			b = entrada.nextInt();
    			h = entrada.nextInt();
    			
    			
    			Atri = (b * h)/2;
    			
    			System.out.print("A Area do triangulo é "+Atri);
    		}
    
    }
    
    7-
     Lembre-se que x2 é igual x*x.
     import java.util.Scanner;
    import java.math.*;
    
    	public class Exercicio7 {
    		public static void main(String args[]){
    			Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    			float alt, kg, imc;
    			
    			String nome;
    			System.out.print("Qual seu nome? ");
    			nome = entrada.next();
    			System.out.print("Qual sua altura? ");
    			alt = entrada.nextFloat();
    			System.out.print("Qual seu peso? ");
    			kg = entrada.nextFloat();
    			
    			imc = kg/(alt*alt);
    			
    			System.out.print(nome+" seu IMC está com valor de "+imc);
    		}
    
    }
    8-
    import java.util.Scanner;
    	public class Exercicio8 {
    		public static void main(String args[]){
    			Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    			float rend, imp, dep, rend1;
    			
    			System.out.print("Digite o valor do depósito: ");
    			dep = entrada.nextFloat();
    			System.out.print("Digite o juros ao mês (Inteiro): ");
    			imp = entrada.nextFloat();
    			
    			rend = dep * imp/100;
    			
    			System.out.print("O valor do rendimento ao mês é de: "+rend+"\n");
    			
    			rend1 = dep + rend;
    			
    			System.out.print("O valor total após o rendimento é de: "+rend1);		
    		}
    		
    		
    }
    
    9-
    
    import java.util.Scanner;
    import java.math.*;
    	public class Exercicio9 {
    		public static void main(String args[]){
    			
    	int A;
    	double A1, A2, A3, A4;
    	Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    			
    	System.out.print("Informe um numero positivo: ");
    	A = entrada.nextInt();
    			
    	A1 =  Math.pow(A,2) ;
    	A2 = Math.pow(A, 3);
    	A3 = Math.sqrt(A);
    	A4 = Math.cbrt(A);
    			
    			
    			
    	System.out.println("O quadrado de "+A+" é igual a "+A1+"\n");
    	System.out.println("O cubo de "+A+" é igual a "+A2+"\n");
    	System.out.println("A raiz quadrada de "+A+" é igual a "+A3+"\n");
    	System.out.println("A raiz cubica de "+A+" é igual a "+A4+"\n");
    			
    			
    		}
    }
    
    10-
    
    import java.util.Scanner;
    public class Exercicio10 {
    	public static void main(String args[]){
    		float pes, jarda, milha, polegada;
    		Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    		
    		System.out.print("Informe a medida em pés: ");
    		pes = entrada.nextFloat();
    		
    		polegada = pes*12;
    		jarda = 3 * pes ;
    		milha = 1760 * jarda ;
    		
    		System.out.println(pes+" pes em polegadas equivale a "+polegada+"\n");
    		System.out.println(pes+" pes em jardas equivale a "+jarda+"\n");
    		System.out.println(pes+ " pes em milhas equivale a "+milha);	
    	}
    
    }
    
    
    
    
    
    
    11-
    
    import java.util.Scanner;
    
    	public class Exercicio11 {
    		public static void main(String args[]){
    			Scanner leia = new Scanner(System.in);
    			float salario, imp,  salatual;
    			
    			System.out.print("Qual valor do salario: ");
    			salario = leia.nextFloat();
    			
    			imp =  (float) (2*0.0038);
    		
    			System.out.println("Imposto : "+imp+"\n");
    			
    			salatual = salario - imp;
    			
    			System.out.print("O salario atual é "+salatual);
    		
    		}
    }
    
    12-
    import java.util.Scanner;
    	public class Exercicios12 {
    		public static void main(String args[]){
    			
    			float kw, salario, salimpost, vkw, vpg;
    			Scanner leia = new Scanner(System.in);
    			
    			System.out.print("Valor do salario mínimo: ");
    			salario = leia.nextFloat();
    			System.out.print("Consumo de quilowatt: ");
    			kw = leia.nextFloat();
    			// A
    			vkw = (float) 1/5 * salario;
    			// B
    			vpg = (float) vkw * kw;
    			// C
    			salimpost = (float) (vpg * 0.15);
    			
    			System.out.println("O valor de cada quilowatt é "+vkw+"\n");
    			System.out.println("O valor a ser pago por essa residência é de "+vpg+"\n");
    			System.out.println("O valor a ser pago com desconto de 15% é de "+salimpost);		
    		}
    }
    
    
    
    

     

    adicionado 1 minuto depois

    aproveitando voce aqui, poderia me aujdar com esse codigo ?

    import java.util.Scanner;
    public class Bonus {
    	private static Scanner sc;
    
    	public static void main(String[] args){
    		sc = new Scanner(System.in);
    		float hora;
    		int hi,hf;
    		System.out.println("Digite a hora desejada: ");
    		hora=sc.nextFloat();
    		hi=(int)hora;
    		hf=(int)hora-hi;
    		
    		System.out.println(hf);
    				
    		

     

    adicionado 14 minutos depois

    atualizei o codigo

    import java.util.Scanner;
    public class Bonus {
    	private static Scanner sc;
    
    	public static void main(String[] args){
    		sc = new Scanner(System.in);
    		float hora;
    		int hi,hm,fn;
    		System.out.println("Digite a hora desejada: ");
    		hora=sc.nextFloat();
    		hi=(int)hora;
    		hm=(int)hora-hi;
    		fn=((hi*60)+hm);
    		
    		
    		System.out.println(fn);
    				
    		
    		
    		
    		
    		
    		
    		
    	}
    
    }

    Com numeros inteiros funciona mais com fracionarios aparece esse erro:

     

    Digite a hora desejada:
    15.6
    Exception in thread "main" java.util.InputMismatchException
        at java.util.Scanner.throwFor(Unknown Source)
        at java.util.Scanner.next(Unknown Source)
        at java.util.Scanner.nextFloat(Unknown Source)
        at Bonus.main(Bonus.java:10)

     

    tem  ideia como me ajudar ?

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Em relação ao número, se certifique de utilizar , (vírgula) ao contrário de . (ponto). No caso, esse é o problema.

     

    Para atribuir o valor em ponto flutuante a uma variável, por exemplo, float numero = 2.5f, está correto.

    Apenas quando o usuário vai digitar, ele deve escrever utilizando vírgula. Claro, isso depende da configuração da IDE. No geral, isso depende da região da pessoa e como ela trata os números fracionários.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×