Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração do servidor, cabeamento e switch para empresa


Posts recomendados

Bom dia!

Estou reorganizando e reestruturando a rede da minha empresa (um laboratório de análises clínicas) e gostaria da ajuda de vocês. Eu não sou nenhum mestre em redes, entendo o básico e os técnicos da minha cidade (2 deles, pelo menos) disseram que não animam pegar o serviço. Hoje a rede está bem bagunçada, sem gerenciamento e descentralizada, onde as estações e "servidor" estão ligados em 4 hubs. Quero centralizar e "turbinar" a rede para que tanto o software gerencial do laboratório e a troca de arquivos quanto a internet fluam de forma rápida e sem travamentos/perda de dados. A internet aqui já tem a fibra ótica disponível, esperando apenas essa reestruturação da rede para ser instalada (60Mb).

 

Minha empresa conta hoje conta com 13 máquinas e um "servidor" (na verdade, um PC normal que é tido como servidor). No meu projeto irá aumentar mais 2 estações e um servidor dedicado realmente. Na rede também estará 3 roteadores wireless apenas como access point. Temos, além da matriz, mais 4 postos de coleta que acessarão ao banco de dados via internet (6 máquinas).

 

Todo o cabeamento da matriz será refeito e utilizarei cabos e conectores Furukawa Cat6. O cabo de maior comprimento será de 30m.

A minha ideia é fazer com que todas as estações utilizem uma rede Gigabit (alguns terei que comprar placas de rede offboard) e do servidor uma 10 Gigabit. Para isso, o switch teria que ter portas GbE para as estações e 1 porta 10GbE para o servidor. Como andei dando uma lida, o Cat6 atinge 1GbE, mas em pequenos comprimentos pode ser capaz de atingir 10GbE. O cabo do switch ao servidor será de no máximo 9m, será que deixo esse cabo Cat6 mesmo ou compro um Cat6a ou até fibra ótica para a conexão do servidor? Como de qualquer forma terei que colocar no servidor uma placa de rede 10GbE, coloco conexão rj45 ou de fibra?

 

Com base nessas informações, qual switch gerenciado vocês me recomendam?

Como nunca fiz isso na minha vida, estou exagerando d+ nessas velocidades/equipamentos?

 

Sobre o servidor, como só montei pc na vida e nunca um servidor, o que devo levar em consideração? Qual configuração montar para ter um servidor rápido e com segurança dos dados? Raid 1+0? O sistema operacional tb é uma dúvida, já que não sei nada de Linux e sei que a licença de um Windows Server é caríssima e tb nunca mexi em um. Mas provavelmente irei optar pelo mais caro e menos difícil (difícil no sentido de que não terei que estudar muito para mexer).

 

Bom, por enquanto é isso. Desde já agradeço e peço desculpas pelo tanto de coisa que estou querendo. hahaha

Mas conto com a ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@fertric Caramba, amigo! Tem realmente necessidade de usar 10 Gbps em uma rede de porte tão pequeno?

A menos que você tenha uma grana considerável para este projeto e esteja bem disposto, eu não recomendo.

 

Trabalho em um provedor de internet, atualmente com rádio atendemos quase 5 mil clientes aqui na região e o tráfego total beira 1,3 Gbps de saída, dividido em 3 operadoras que temos aqui, apenas para você ter uma ideia da dimensão. Agora que estamos começando implantação de fibra, e as velocidades vendidas serão maiores, então em breve teremos que chega aos 10 Gbps.

 

Um cliente nosso, uma grande casa de materiais para construção tem servidores de sistema antigo com mais de 300 computadores quis colocar 10 Gbps, passamos que não haveria tamanha necessidade, ele fez a rede toda em 1 Gbps e funciona perfeitamente sem problemas internos, fornecendo ainda Wi-Fi para clientes da loja, com os funcionários carregando o sistema via rede no servidor que fica 3 andares acima o dia inteiro. hehehe

 

Então dada toda sua explanação, a recomendação que dou de fato é: um roteador com firewall bom na borda, recebendo a internet, roteando e fazendo NAT, daí vai pra um switch Gigabit de 24 portas de onde sairá todos os cabos, um para cada máquina e para o servidor, impressoras de rede e etc.

 

Não vejo necessidade alguma de 10 Gbps, a menos, como eu disse, você tenha dinheiro em caixa para isso e esteja realmente disposto. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel Como sou apenas um usuário básico, com conhecimento até certo ponto superficial, e cansado de lentidão de rede e internet, apelei pros 10Gbps. Hahaha Mas imaginava mesmo que poderia estar exagerando. Vou partir pra rede Gigabit então, adequar os PCs com as placas de rede que não comportam atualmente essa velocidade e manter os que já tem essa disponibilidade.

 

Sobre recomendação de swicth, você tem alguma? Andei dando uma olhada e vi que muitos indicavam Cisco. Para essa minha necessidade, você indicaria algum modelo e marca? Gerenciável ou não?

Por exemplo, este acho que me atenderia: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=76023&origem=52

Posso economizar mais?

 

Sobre o servidor, alguma recomendação? Estive lendo sobre um servidor ou um computador normal como servidor. Para uma empresa de pequeno porte, há a necessidade de um servidor dedicado realmente? Pois no desktop posso colocar um i5 da vida, comprar uma motherboard mais robusta e fazer um RAID1+0 para o banco de dados e um SSD Samsung EVO 850 (que já tenho) para o sistema operacional. O que você me indica sobre isso?

 

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@fertric as marcas mais conhecidas para switches desse porte de fato é Cisco, HP e Dell. Huawei também tem boas soluções e penso que no seu cenário não há necessidade de ser gerenciável não.

 

Quando ao servidor, a questão de ser um dedicado ou não, depende bastante da demanda que você tem do sistema. Trabalhar com um servidor apropriado (não um desktop adaptado), te dá possibilidades maiores e relação a questão de segurança e estabilidade, já que são feitos para não travar, não queimar e não dar problema. Alguns contam até com sistema de proteção na placa-mãe para ela não queimar em caso de surto elétrico, por exemplo. Há modelos com fonte redundante entre outras questões que dão mais estrutura para o seu negócio.

 

Se o sistema que você roda não pode parar praticamente sob hipótese alguma, acredito que um servidor "de verdade" seja o ideal.

 

Vi que você já abriu um tópico numa área mais adequada para tratar somente do servidor:

 

Acredito que lá mais pessoas poderão te ajudar, então vamos procurar tratar sobre o servidor nesse outro tópico. Aqui a gente continua sobre outros ativos e configurações de rede. O que acha? :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel Sim, depois de postar aqui que pensei melhor e resolvi abrir o tópico, já que o local correto e mais adequado para tratar disso é lá.

 

Mas sobre o switch, nem devo usar o gerenciamento mesmo, porém andei lendo que deve-se levar em consideração a capacidade de switching, o desempenho de encaminhamento e o backplane. Não entendo muito, mas quanto maior, melhor né?

Estive olhando esses dois modelos, Switch Cisco SG110-24-NA e Switch Cisco SLM2024T-NA, e esse segundo me atraiu mais, por conta disso. Apesar de achar que no site a informação de switching e encaminhamento estejam trocadas, para o segundo modelo.

 

Levando em consideração a minha necessidade (24 portas Gigabit) e estes parâmetros, você sabe de algum modelo que tenha um melhor custo x benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...