Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Spykente

processador amd 9590 esquentando !!

Recommended Posts

Boa noite galera, estou tendo problemas com meu processador, instalei meu processador 9590 na minha placa-mãe asrock 970A e para refrigerar coloquei um water cooler H60, 4 fans para refrigerar o gabinete devidamente colocados em suas posições, porém ele esquenta muito quando faço teste de stress, bate 90C e em idle ele fica em 39C a 45C. Por tanto o que eu devo fazer a respeito para melhorar a temperatura quando ele esta em stress ( uso o coredemage para teste) ?

placa-mãe: Asrock970A-G/3.1
Processador: AMD FX 9590
Memorias:  G.skill 8gb (2x4) Ddr3 1866mhz Ripjaws X Red
Fonte Corsair 550W
Placa de Video: Radeon RX 470 G1 4gb
HD SATA 1T 7.2k RPM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Spykente Normal, é processador extremamente quente. E como em caso de stress, chega ao limite, é mais  que provável que esteja liberando mais de 220W para dissipação. Coisa que H60 não é tão bom. Como é processador "hyperoverclockado", as fases da placa-mãe devem esquentar pra caramba e isso agrava a situação.

Compartilhar este post

Link para o post

@Spykente você precisa ver a temperatura pelo AMD Overdrive (margem térmica). Desconsidere qualquer outro aplicativo. Se estiver acima de 0ºC, tudo bem, se abaixar de 0º e ficar vermelho, é porque o H60 não está dando conta.

Também não faz muito sentido colocar uma CPU de 220W em uma placa-mãe 970. Como estão os TMPINs no HWmonitor?

overdrive.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Fiz alguns teste no AMD Overdrive e vejo o resultado:
    OBS: usei o programa COREDAMAGE para stress, AIDA 64 para ver a temperatura e o AMD Overdrive.

monitoramento.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Spykente está com uma margem um pouco pequena (5,5ºC), mas como você nunca deve usar o processador com essa carga, acho que está legal. Veja como fica em jogos e as atividades que você faz com o micro. Acredito que fique na casa dos 15ºC, o que está legal. 

E veja os TMPINs no HWmonitor para saber se o VRM da placa-mãe está sobrecarregado.

Fora isso, está 'normal' se em jogos ele ficar na casa dos 10-15ºC de margem térmica.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Os TMPINs eu vejo com ele no stress ou ele em idle?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Fiz 3 minutos de stress ( não sei se é o suficiente, mas reparei que ele chegou a 93C e começou a cair degradavelmente).

Hw2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Spykente está normal. "Ele chegou a 93ªC" é irrelevante. Esses aplicativos não sabem ler a temperatura dos FX. Pode ser 100ºC e -10ºC que dá no mesmo.

Os outros TMPINs estão normais. 

Só dá para usar o AMD Overdrive para ver a temperatura da CPU. Se ficar na casa dos 10-15ºC em jogos, tranquilo. Se começar a passar de 5ºC, troque o water cooler por um de 240mm.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • beleza. Eu esqueci de mencionar as reiniciadas que ele deu enquanto eu o estressava e foram:

DRIVER IRQL NOT LESS THAN OR EQUAL
    memory management

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendaria abaixar os clocks e voltagens para o nivel de um FX8370\8350 :v

Até porque esse chipset970 pode acabar morrendo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Atretador Mas as especificações da placa-mãe afirma que suporta CPU de até 220W, que é o caso desse 9590.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais