Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor para Empresa até R$ 6000


Posts recomendados

Bom dia!

Estou reorganizando e reestruturando a rede da minha empresa (um laboratório de análises clínicas) e definindo um servidor dedicado para o banco de dados.

Minha empresa conta hoje conta com 13 máquinas e um "servidor" (na verdade, um PC normal que é tido como servidor) onde está o programa de gerenciamento e seu banco de dados. No meu projeto irá aumentar mais 2 estações e um servidor dedicado realmente. Temos, além da matriz, mais 4 postos de coleta que acessarão ao banco de dados via internet (6 máquinas). O servidor será para o banco de dados do software de gerenciamento e para arquivos (nada muito pesado).

 

Toda a rede que está sendo refeita será Gigabit, onde adequarei as estações que hoje não atingem 1GbE.

 

Sobre o servidor, como só montei pc na vida e nunca um servidor, o que devo levar em consideração? Montar ou comprar um pronto de Dell, HP ou qualquer outro? Qual configuração montar para ter um servidor rápido e com segurança dos dados? Raid 1+0? O sistema operacional tb é uma dúvida, já que não sei nada de Linux e sei que a licença de um Windows Server é caríssima e tb nunca mexi em um. Mas provavelmente irei optar pelo mais caro e menos difícil (difícil no sentido de que não terei que estudar muito para mexer). Sobre o orçamento, não tenho muita ideia porque nunca comprei ou montei um servidor antes, mas sei que são mais caros que PCs normais e com R$6000,00 conseguiria montar um PC bem rápido. Então, coloquei esses R$6000,00 como valor aproximado. Se for possível um ótimo servidor, que me atenda, por menos, melhor. Mas caso este valor seja baixo e precise de um pouco mais, ok então, é possível. Só não posso extrapolar muito além disso. Porém o foco principal neste caso é o desempenho, um servidor rápido que me atenda por muito tempo depois que vem o financeiro.

 

Ah, e já tenho um SSD Samsung 850 EVO 500Gb que usarei neste servidor, mas se for necessário comprei outro pra usar em RAID1. Tenho tb 3 HDs WD 500Gb Sata3 7200rpm sobrando que se for necessário posso comprar mais um para fazer um RAID1+0. Esse último mais para armazenamento, já que sei e vi a diferença de utilizar um SSD como disco principal. 

 

Bom, por enquanto é isso. Desde já agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual BD você utiliza? 

O Servidor atual tem qual configuração? Somente utilizado para armazenar o sistema de BD?

Monitorando o servidor atual, o que possui maior utilização? Porque se o sistema não vai crescer, você sabe que ele utiliza menos armazenamento e pode focar para reduzir o custo neste quesito e gastar em processamento por exemplo.

 

Se utiliza um switch, as estações não necessitam ter Gigabit para obter ganho de performance em rede, o switch sendo alimentado por Gigabit já ajuda

 

Um BD em SSD aumenta sua performance, mas depende do tamanho de qual BD utilizado, do sistema, etc.

 

Se o sistema for pequeno, espelhar apenas o BD seja interessante porque muitas vezes quando ocorre problemas nos HD do 0,1 e 0+1 você tem tempo maior de parada para reconfigurar o sistema. O RAID 5 é mais interessante, porque o tempo de interrupção é menor, mas o custo é maior.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, dwatashi disse:

Qual BD você utiliza?

Utilizo SQL Server 2008.

 

3 horas atrás, dwatashi disse:

O Servidor atual tem qual configuração? Somente utilizado para armazenar o sistema de BD?

i3-4170 3,7GHz

MB Asus H81M-CS BR

8Gb Corsair Vengeance DDR3 1600MHz

SSD Samsung 850 EVO 500Gb

HD WD Sata3 7200RPM 500Gb

Windows 10 Pro 1607 x64

 

É utilizado para armazenar o software e o BD, mas tb para tarefas comuns, como se fosse um estação qualquer. A ideia é transformar este PC numa estação mesmo e o novo servidor ficar apenas para o BD, software e alguns arquivos, sem ninguém mexendo nele.

 

3 horas atrás, dwatashi disse:

Monitorando o servidor atual, o que possui maior utilização? Porque se o sistema não vai crescer, você sabe que ele utiliza menos armazenamento e pode focar para reduzir o custo neste quesito e gastar em processamento por exemplo.

Creio que a maior utilização seja do BD, sendo acessado a todo momento pelas estações.

 

3 horas atrás, dwatashi disse:

 

Se utiliza um switch, as estações não necessitam ter Gigabit para obter ganho de performance em rede, o switch sendo alimentado por Gigabit já ajuda

O switch será com todas as portas gigabit, mas acho que apenas umas 4 estações não tem placas de rede que suportam Gigabit.

 

3 horas atrás, dwatashi disse:

 

Um BD em SSD aumenta sua performance, mas depende do tamanho de qual BD utilizado, do sistema, etc.

O tamanho atual do BD é de 15Gb. E são feitos 2 backups por dia, pelo software de gerenciamento do laboratório. Mas de tempos em tempos eu apago os backups mais antigos, com mais de 2 meses, para liberar espaço.

 

3 horas atrás, dwatashi disse:

Se o sistema for pequeno, espelhar apenas o BD seja interessante porque muitas vezes quando ocorre problemas nos HD do 0,1 e 0+1 você tem tempo maior de parada para reconfigurar o sistema. O RAID 5 é mais interessante, porque o tempo de interrupção é menor, mas o custo é maior.

Entendo. Mas caso seja melhor, coloco em vigor um RAID 5. Para espelhar apenas o BD, como faço?

 

Basicamente é isso. A ideia é melhorar em processamento do servidor, aumentar a velocidade da rede, para que todas as estações da matriz e dos postos de coleta possam acessar com rapidez ao banco de dados. Mas tb aumentar a minha segurança, já que pelo meu sistema atual, se o HD parar, estou sem nada. Até faço cópias as vezes do BD na nuvem e outro HD, mas mesmo assim... não é todos os dias e não é automático. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A assistência é limitada ao hardware, logo como se trata de uma solução pequena montar seja mais interessante.

 

Por exemplo, o hardware atual atende bem talvez possa partir dele. Adicionar uma controladora RAID e HDs.

 

Servidores prontos podem ser mais interessantes para obter recursos como fonte redundante, gabinete com gavetas para os HDs mas isto também é possível de ser "montado" se você encontrar um bom fornecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Você me indicaria alguma controladora RAID que suporte Sata3?

 

E outra coisa, por esta controladora, pensei em fazer um RAID1 com 2 SSD's Samsung 850 EVO 500Gb para o sistema operacional, software do laboratório e BD e um outro RAID5 com os 3 HDs WD 500Gb Sata3 7200rpm que já tenho para armazenamento dos backups e arquivos diversos. Faz sentido isso ou estou viajando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O RAID5 somente para os HDs é meio que desperdício, porque você estaria usando um sistema para otimizar velocidade e segurança somente para backup por exemplo.

 

Se for usar RAID 1 em SSDs, melhor apenas espelhar o BD e pronto.

 

Para escolher uma controladora melhor ver com o distribuidor porque muitas delas utiliza conector específico, proprietário ou SAS para depois serem conectados os HDs. Já usei uma desta, mas não sei onde vende por aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Como faço para somente espelhar o BD?

 

O RAID pela controladora é mais confiável do que utilizando a própria placa-mãe? porque todos os RAIDs que fiz até hoje foram utilizando a BIOS da MB e o próprio Windows.

 

Outra coisa, sobre a controladora com o cabo SAS, andei vendo que a vantagem seria que eu poderia conectar vários dispositivos (4, por exemplo) em um único cabo SAS, porém vi que a velocidade fica limitada à 3Gbps (não sei se é verdade) e perderia a vantagem do Sata3. De qualquer forma tb teria que usar um adaptador SAS/Sata... para não ter que comprar outros HDs, já que tenho estes sobrando aqui. Utilizar esse adaptador eu perderia velocidade tb?

 

Não sei o que faço com esse meu sistema, afinal... realmente imaginei que fosse desperdício fazer um RAID5 para os HDs de backup. Nem sei tb se apelo pro servidor de marca, se mantenho esse que utilizo hoje só melhorando a segurança dos dados. porque o fato é, tenho um PC que acho que atende minhas necessidades em questão de processamento, já que o "servidor" não necessita de ficar ligado 24h/7dias, porém precisa urgente implementar a segurança dos meus dados e não tenho as vantagens de não ter que desligar o sistema todo para manutenção de algum componente, como fonte de energia e algum HD (se bem que HD, só dele ser Hot Swap eu já tenho essa vantagem, ou não?). Quero continuar utilizando o SSD para o SO e BD, já que realmente a melhora é brutal e até comprar outro caso seja alguma vantagem fazer RAID com eles, mas gostaria de aproveitar os 3 Hds Sata3 (que é igual ao que já está sendo usado dentro do PC) que tenho sobrando aqui e de quebra aumentar meu espaço de armazenamento para os backups.

 

Bem perdido e cada vez mais com dúvidas... hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma controladora RAID geralmente é co-processada, assim os cálculos para divisão entre os volumes é feito no cartão, logo não concorre recursos com outros usos. Outro que geralmente as controladoras RAID são mais independentes do sistema operacional, por exemplo se um volume se corrompe ou a placa-mãe dá problema você em alguns casos precisa usar a mesma placa, mesmo driver, mesmo sistema operacional, etc.

 

Acho que outro SSD valha a pena apenas para usar em RAID 1. Se for para ganhar performance, melhor usar SSD PciE, que são bem mais rápidos.

 

E quanto ao backup nos HDs, você tem que criar algum tipo de rotina automatizado, para fazer a cópia deles para o HD em horário de pouco uso, por exemplo nos fins de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Você acha que esta controladora Highpoint RocketRAID 2720SGL é uma boa? Com ela eu poderia fazer o RAID1 nos SSDs com SO e BD e um outro RAID qualquer para os HDs com os backups? O conector dela é mini-SAS (SFF-8087), é só comprar um cabo com 4x Sata3 que irá me satisfazer, correto? Ela é PCI-E 2.0, será que compensa eu procurar uma v3.0?

Me desculpe se parece retardado, mas é porque não entendo nada de controladoras e agora que estou conhecendo esse SAS. hehehe

Pesquisei desta mesma marca que você citou e acho que a RocketRAID 820A seria muito boa, porém no Brasil não encontrei para vender tb.

 

Sobre os HDs para o backup, utilizo eles separadamente ou faço algum RAID? Se for usar separadamente, talvez para a controladora nem seria necessário duas portas, alguma com apenas uma seria suficiente, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Terá que pesquisar porque não usei esta controladora.

 

Você pode usar SoftRAID, pelo sistema operacional a diferença é que consome recursos de processador e memória para fazer as operações.

 

Eu acho que se fizer uma cópia apenas seja suficiente, só teria que verificar como fazer o procedimento para cópia. Alguns podem ser automatizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/03/2017 às 19:21, dwatashi disse:

Já usei uma desta, mas não sei onde vende por aqui.

 

@dwatashi Sobre essa RocketRAID 640 que você já usou, com ela é possível dar boot no OS com um RAID1 configurado dos SSDs?

 

Pergunto isso pois estou pensando em comprar uma RocketRAID 620 para um RAID1 dos SSDs (com o OS instalado) e uma RocketRAID 640L para um RAID1 dos 4 HDs. Será que é desnecessário?

 

Estive olhando uma RocketRAID 840A para configurar um RAID1 dos SSDs e um RAID5 dos HDs, mas ainda me sobrariam duas portas Mini-SAS HD, ou seja, ela seria bem além do que preciso. Acho que não vale a pena (desnecessário) o investimento de quase R$2000 só na controladora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...