Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans para Gabinete, como e qual escolher?


Posts recomendados

Bom dia guys, eu postei um tópico aqui ontem e o feedback foi ótimo. Estou entusiasmado com a comunidade do Clube do Hardware. Enfim, o tópico ontem se referia ao computador que eu vou montar neste ano. E eu gostaria de continuar recebendo dicas. Então vou fazer este novo para tirar dúvidas sobre um item que eu não cheguei a citar em meu tópico, o qual eu vou deixar o link abaixo depois dos esclarecimentos sobre minha dúvida, assim vocês esclarecem melhor sobre esse assunto que eu não encontrei tanto material relevante pesquisando.

 

Coolers/Fans/Ventiladores, este é o assunto da vez. Olhando as principais lojas eu encontrei modelos de R$20,00 mangos até modelos de R$200,00 F#%* mangos. Sempre atento as especificações, marca, RPM, ruido, tentando comparar os modelos mais caros com os mais em conta para entender o porque de tanta diferença de preço se as especificações são bem próximas. Depois se pesquisar um pouco, me senti confuso e decidi vir pedir ajuda aos internautas. Como escolher um bom fan? O que levar em conta para isso? Marca? Modelo? Maior ou menor, qual a diferença(além da compatibilidade claro xD)? Quais especificações eu devo me atentar mais para saber se é um bom modelo ou não? Tenho que levar em conta que vou usar um Cosmos 2, e que eu prefiro modelos com as "lâminas" da ventoinha transparente porque eu pretendo customizar a iluminação dos fans eu mesmo com fita de Led RGB. E ai guys, poderiam me dar uma luz, um caminho no assunto?

 

Link do tópico sobre meu novo computador: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende Basicamente da função e posição que você gostaria de dar para o fan.

 

Masa prioridade geralmente é dada em conta de maior fluxo de ar pelo menor ruido possível

 

Outra coisa a se observar deve ser se o fan é otimizado pra  Static Pressure ou  High Airflow... resumindo:

 

Static preassure: vai rodar mais rápido com um baixo fluxo de ar para forçar a passagem de ar por peças muito coladas (coolers, painel frontal, radiador).

 

 High Airflow: Vai rodar mais devagar porém com um alto fluo de ar pra levar o máximo de ar pra dentro ou fora do gabinete(tampa, fan traseiro)

Static Pressure vs. High Airflow Fans As Fast As Possible (youtube)

 

 

Na realidade não tem uma diferença muito gritante de um fan de 40 reis pra um de 150 reais contanto que  seja de boa qualidade e seja colocado da forma correta, o preço varia mais pelas tecnologias do fan, como rolamento, fluido, magnético...

Essas tecnologias influênciam o quanto o fan vai gerar de ruido, vibração e também sua vida útil 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só uma dica, não se importe muito com a cor das laminas não pois vale muito mais a pena customizar a iluminação do próprio gabinete com led do que mexer nos fans, se os fans já não vierem de fabrica com leds vai dar uma trabalheira que só fazer essa adaptação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Zucchini disse:

Só uma dica, não se importe muito com a cor das laminas não pois vale muito mais a pena customizar a iluminação do próprio gabinete com led do que mexer nos fans, se os fans já não vierem de fabrica com leds vai dar uma trabalheira que só fazer essa adaptação...

Eu vi alguns vídeos da galera customizando fans transparentes com fita de led, e ficou super top, essa é minha intenção.

 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Paulo_silver disse:

Depende Basicamente da função e posição que você gostaria de dar para o fan.

 

Masa prioridade geralmente é dada em conta de maior fluxo de ar pelo menor ruido possível

 

Outra coisa a se observar deve ser se o fan é otimizado pra  Static Pressure ou  High Airflow... resumindo:

 

Static preassure: vai rodar mais rápido com um baixo fluxo de ar para forçar a passagem de ar por peças muito coladas (coolers, painel frontal, radiador).

 

 High Airflow: Vai rodar mais devagar porém com um alto fluo de ar pra levar o máximo de ar pra dentro ou fora do gabinete(tampa, fan traseiro)

Static Pressure vs. High Airflow Fans As Fast As Possible (youtube)

 

 

Na realidade não tem uma diferença muito gritante de um fan de 40 reis pra um de 150 reais contanto que  seja de boa qualidade e seja colocado da forma correta, o preço varia mais pelas tecnologias do fan, como rolamento, fluido, magnético...

Essas tecnologias influênciam o quanto o fan vai gerar de ruido, vibração e também sua vida útil 

Wow, muito show, explicou bem pakas o/!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho fita led em volta do gabinete, na parte interna, claro. Não imagino o trabalho que daria para por fita de led nos fans pelo simples fato de você ter que alimenta-los com energia, você vai conectar o pedaço da fita de led que estiver no fan nos fios do próprio fan ou vai conecta-los direto na fonte?

 

Tem como passar esse vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Zucchini disse:

Eu tenho fita led em volta do gabinete, na parte interna, claro. Não imagino o trabalho que daria para por fita de led nos fans pelo simples fato de você ter que alimenta-los com energia, você vai conectar o pedaço da fita de led que estiver no fan nos fios do próprio fan ou vai conecta-los direto na fonte?

 

Tem como passar esse vídeo?

Essa parte do procedimento eu ainda não estudei as possibilidades. Visto que vou montar o computador só entre 09/17 e 12/17 deixe para estudar a questão da iluminação por último. Já vi o procedimento muito bem feito inclusive vou deixar o link de um canal onde o dono do canal faz em todas as máquinas que monta. Tenso é que preço que ele cobra para montar é salgado. Por isso optei por fazer só mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato fica bonito, mas perceba o seguinte. No vídeo em questão ele está ligando o fan (fiação do fan marcada de azul) na fonte do PC e a fita de led (fio do led marcado de vermelho) na própria fonte da fita de led.

Capturar.PNG

 

Se você for fazer isso com todos os fans que tem em seu gabinete, suponhamos que sejam 4, você vai precisar de 4 fontes uma para ligar cada fita de led.

 

Outra opção seria você ligar cada fita de led de cada fan e somente a ultima na fonte dos leds, mas ai você teria o problema em que os fans estariam presos entre si por causa dos fios ligando as fitas de led, de modo que se for tirar algum fan teria que tirar todos juntos.

 

A ultima opção e a mais viável seria conectar os fios dos leds com os fios dos fans de modo que tanto os fans como os leds sejam alimentados pela fonte do PC, porém desta forma você perderia o efeito RGB pois quem controla as cores é a controladora/fonte dos led. Além de ser necessário um conhecimento minimo em eletrônica pra cortar e soldar os fios corretos de forma correta.

 

Como bônus tirou uma foto da controladora de led que esta no meu PC.

bfca609b-643f-4760-87df-ded1ac6c518a.jpg

O circulo vermelho está marcando a conexão da fita de led com a fonte dos leds assim como eu marquei no print do vídeo, o circulo azul é sensor que capta o sinal do controle que faz a alteração nas cores da fita de led e a marcação marrom é o fio que liga a controladora na fonte que é conectada na tomada.

 

Como print duas fotos um pouco antigas do meu gabinete.

Spoiler

IMG_20160412_173208471cccccc.jpgIMG_20160412_172939950ccccccc.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zucchini disse:

De fato fica bonito, mas perceba o seguinte. No vídeo em questão ele está ligando o fan (fiação do fan marcada de azul) na fonte do PC e a fita de led (fio do led marcado de vermelho) na própria fonte da fita de led.

Capturar.PNG

 

Se você for fazer isso com todos os fans que tem em seu gabinete, suponhamos que sejam 4, você vai precisar de 4 fontes uma para ligar cada fita de led.

 

Outra opção seria você ligar cada fita de led de cada fan e somente a ultima na fonte dos leds, mas ai você teria o problema em que os fans estariam presos entre si por causa dos fios ligando as fitas de led, de modo que se for tirar algum fan teria que tirar todos juntos.

 

A ultima opção e a mais viável seria conectar os fios dos leds com os fios dos fans de modo que tanto os fans como os leds sejam alimentados pela fonte do PC, porém desta forma você perderia o efeito RGB pois quem controla as cores é a controladora/fonte dos led. Além de ser necessário um conhecimento minimo em eletrônica pra cortar e soldar os fios corretos de forma correta.

 

Como bônus tirou uma foto da controladora de led que esta no meu PC.

bfca609b-643f-4760-87df-ded1ac6c518a.jpg

O circulo vermelho está marcando a conexão da fita de led com a fonte dos leds assim como eu marquei no print do vídeo, o circulo azul é sensor que capta o sinal do controle que faz a alteração nas cores da fita de led e a marcação marrom é o fio que liga a controladora na fonte que é conectada na tomada.

 

Como print duas fotos um pouco antigas do meu gabinete.

  Ocultar conteúdo

IMG_20160412_173208471cccccc.jpgIMG_20160412_172939950ccccccc.jpg

 

Da um tramposinho sinistro uahauahuahauha, to quase deixando as fans de cor branca para acompanhar as demais cores que a fita de led exibir quando eu mudar no controle. Ou vermelho, tenso que vermelho ia limitar um pouco saca, negócio é que meu set up é todo preto e vermelho. Se liga na foto abaixo:

P_20170215_213212_vHDR_Auto.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...