Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor para Mini Mercado


Posts recomendados

Boa tarde Amigos

Eu estou precisando de uma ajuda, que é o seguinte:

O meu amigo tem um supermecado, e ele usa um sistema no qual passa a mercadoria e guardas as informações. E sempre que dá algum problema ele perde um tempo para arrumar e assim ele tem que ficar anotando todas as mercadorias no papel. Então eu propos a ele para montar um um computador como servidor no qual todas as informações ficariam lá e terá um sistema de backup também. E 2 computadores Terminais no qual  1  deles ele iria acessar o sistema e outro ficaria como reserva e assim caso esse terminal desse problema era só substituir por outro e fazer algumas configurações.  

A máquina servidor seria assim:

 

Especificações

Processador Intel Core i3-6100 Skylake, Cache 3MB, 3.7Ghz, LGA 1151, Intel HD Graphics 530 BX80662I36100

Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 mATX GA-B250M-D3H DDR4

1 Memória Kingston HyperX FURY 4GB 2133Mhz DDR4 CL14 Black Series - HX421C14FB/4

Fonte de Alimentação ATX BR One BRX 530W - UP-S530

2 HD Seagate SATA 3,5´ Desktop HDD 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000DM001 (nesse ia fazer um espelhamento RAID)

 

TP-Link Placa de Rede 10/100 Mbps PCI TF-3239DL

 

O que você acham?

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@dedeboy2005

 

E aí, acredito que esta configuração está dispendiosa para a aplicação.

Minha sugestão é:

 

  • Processador Intel Pentium G4560 Kaby Lake
  • Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 mATX GA-H110M-S2PH DDR4
  • Memória Crucial 4GB 2400Mhz DDR4 CL17 - CT4G4DFS824A
  • Fonte Corsair CX-430W - CP-9020046-WW 80 Plus Bronze
  • 2 x HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM010 (Conforme mencionado use em RAID 1).
  • UPS (No-Break)  APC 700VA BZ700BI-BR Bivolt
  • HD externo de 1TB para backup. Sugiro a automatização do backup em programação semanal.

 

Acredito que esta configuração esteja mais condizente com a necessidade.

Claro, esta é minha opinião.

Se tiver uma boa estrutura de rede (um bom roteador e cabeamento decente) irá atender!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2017 às 20:24, Thiago Luiz P. Viveiros disse:

@dedeboy2005

 

E aí, acredito que esta configuração está dispendiosa para a aplicação.

Minha sugestão é:

 

  • Processador Intel Pentium G4560 Kaby Lake
  • Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 mATX GA-H110M-S2PH DDR4
  • Memória Crucial 4GB 2400Mhz DDR4 CL17 - CT4G4DFS824A
  • Fonte Corsair CX-430W - CP-9020046-WW 80 Plus Bronze
  • 2 x HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM010 (Conforme mencionado use em RAID 1).
  • UPS (No-Break)  APC 700VA BZ700BI-BR Bivolt
  • HD externo de 1TB para backup. Sugiro a automatização do backup em programação semanal.

 

Acredito que esta configuração esteja mais condizente com a necessidade.

Claro, esta é minha opinião.

Se tiver uma boa estrutura de rede (um bom roteador e cabeamento decente) irá atender!

 

 

Thiago eu estava pensando aqui, será que um Raspberry Pi 3 atenderia essa situação? porque praticamente fluxo de dados requisitado e muito pouco pois o mercado é bem pequeno e fazerum agendamento  backup de dados do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom dia @dedeboy2005!

 

Acredito que sim, atende, porém com essa solução o comerciante ficará "preso".

Vamos levantar algumas questões:

  1. E se ele precisar emitir algum relatório?
  2. E se ele precisar integrar um banco de dados?
  3. E se ele precisar imprimir?
  4. E se ele abrir uma filial e precisar integrar ambas as unidades?
  5. Assim como estas, existem várias perguntas a serem respondidas ao dimensionar um equipamento para empresas, além disso em termos de integração, escalabilidade, suporte, atualizações e outros essa solução é inviável.

EM MINHA OPINIÃO, o Raspberry Pi 3 deveria ser empregado em outras situações.

 

A aquisição de um PC é mais interessante e hoje hardware só é caro para públicos específicos (Games, aplicações de desenhos vetoriais e desenhos estruturais, medicina, automação, etc).

 

Um PC SIMPLES com sistema linux custa 500,00 (http://www.kabum.com.br/produto/87976/computador-icc-intel-celeron-d430-2gb-hd-160gb-linux).

Olhe esse já com Wi-Fi e Windows 10 licenciado: http://www.kabum.com.br/produto/69373/computador-ultratop-liva-intel-dual-core-n2808-2gb-ssd-32gb-hdmi-vga-wi-fi-bluetooth-windows-10-301052

Outra solução, mas agora de uma empresa renomada: http://www.kabum.com.br/produto/86904/computador-hp-intel-celeron-dual-core-n3050-4gb-hd-500gb-freedos-dvd-rw-hp200-p5v36la#ac4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...