Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo adaptador Y para FAN


Posts recomendados

Se eu colocar um cabo adaptador em Y como este na conexão da placa-mãe, a placa reconhecerá 2 ou 3 FANS ou apenas 1, por estar ligado na mesma conexão da placa-mãe? e a MOBO conseguirá regular a velocidade deles individualmente?  posso ter problemas com a energia que mais de 1 Fan exigirá diretamente da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

Se eu colocar um cabo adaptador em Y como este na conexão da placa-mãe, a placa reconhecerá 2 ou 3 FANS ou apenas 1, por estar ligado na mesma conexão da placa-mãe?

reconhecerá 1 fan apenas.

 

Citação

e a MOBO conseguirá regular a velocidade deles individualmente?  

Resposta acima, ela não lerá 3 fans, e sim 1. Assim ela regulará em função deste 1. Quando subir um, subirá os 3

 

Citação

posso ter problemas com a energia que mais de 1 Fan exigirá diretamente da placa?

Normalmente, nas mobos que usei, se extrapolava o limite de fan da porta a placa desligava. Teste por tua conta e risco. Tente usar até 2 fans. 3 pode, sim, extrapolar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Moraes Mariano acho que três é muita coisa. Em geral, os conectores tem 1A (12W), mas os fans da Cooler Master por exemplo costumam ter 4-5W. Ou seja, a chance de sobrecarregar o conector é grande. E não é garantido que o conector tenha 1A se for um SYS_FAN.

 

O que você pode fazer é usar este adaptador da Akasa. Dá para colocar 5 fans e todos eles vão ser alimentados pela fonte (saída molex), mas todos vão ser controlados pelo conector da placa-mãe. Você pode tanto colocar no CPU_FAN e plugar o CPU cooler junto (como madrinha) ou usar só para os fans do gabinete e plugar em um SYS_FAN qualquer.

 

Mas como o Ilkyest falou, todos vão rodar no mesmo rpm. Abaixo dá para ver o conector molex para a fonte, o conector para a placa-mãe (para controlar o rpm apenas) e o conector para o fan madrinha (à esquerda).

 

 

 

 

splitter.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

O que você pode fazer é usar este adaptador da Akasa. Dá para colocar 5 fans e todos eles vão ser alimentados pela fonte (saída molex), mas todos vão ser controlados pelo conector da placa-mãe. Você pode tanto colocar no CPU_FAN e plugar o CPU cooler junto (como madrinha) ou usar só para os fans do gabinete e plugar em um SYS_FAN qualquer.

 

O bom de ligar no CPU_FAN é que todos os fans trabalharão com RPM baseado na temperatura do processador, deixando o sistema de refrigeração otimizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Erso @Contiusa Ideal pra mim essa solução que tem a alimentação pelo Molex. Eu preciso de 3 conectores, então eu pensei eu pegar esse akasa para 3 fans, só que os cabos não são cobertos como o akasa fp5, isso tem alguma diferença, ou é só estética?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Moraes Mariano ah, nem tinha visto. Pode ser esse, sim. O cabo coberto é só estética.

 

Só preste atenção para identificar o cabo madrinha, pois ele é quem vai mandar o sinal para a placa-mãe e receber o controle de rpm para os três. O madrinha é o que tem os 4 pinos. Os outros dois vão ter um pino faltando. Como na foto abaixo, você pode ver que os dois da esquerda tem um pino faltando. O da direita tem os 4, portanto o da direita é o madrinha. Plugue nele o fan que você quer usar como referência. Se todos os três fans forem iguais, tanto faz a ordem.

 

 

 

splitter3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Moraes Mariano os de 3 pinos só podem ser controlados pela tensão, mas não é toda placa-mãe que tem controle de tensão individualmente por conector (algumas não tem nenhum) e você teria que controlar todos os outros por tensão também. O SpeedFan tem controle de tensão, mas não é toda placa-mãe que ele reconhece.

 

E o controle de tensão não tem a mesma fluidez do PWM, mas para fans de gabinete não tem muito problema. Mas você teria que controlar todos da mesma forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa  só complementando.... Alguns fans tem uma espécie de "uma ervilha" perto do mecanismo. Estes de 3 pinos, é esta ervilha (ptc) que controla a rotação. Exemplo o fan do athlon XP 6000+

 

os de 3 pinos, nativamente, não tem controle de rotação, só sensor de rotação.

 

 

@Igor Moraes Mariano

 se tu já viu uma cerca elétrica, daquelas antigas, tinha um controle chamado cadência.... quanto mais cadência tu davas, mais "pulsos de choque" ela dava... Se tu não viu uma destas, imagine então um carrossel... esse carrossel tem 12 "lugares" donde tu podes por a mão e puxar...

 

 

quando o pwm dá um pulso, seria como se num destes 12 puxadores tu desses uma puxada... o carrossel iria girar X... quando tu dá dois pulsos, tu puxarias 2 destes... 3... 3 destes, entendeu? assim quanto "mais puxadas" tu der... mais rápido girará... quando tu puxares em um... ele vai girar, lento mais vai girar.

 

no controle por tensão, ou tensão, abaixo de 9V geralmente o ventilador não tem força para manter o giro... então tu vais reduzir até um ponto, onde o fan vai parar. Por isso que o controle por pwm é melhor... mesmo em baixíssimas rotações, ele mantém torque, e mantém-se girando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ilkyest disse:

@Contiusa  só complementando.... Alguns fans tem uma espécie de "uma ervilha" perto do mecanismo. Estes de 3 pinos, é esta ervilha (ptc) que controla a rotação. Exemplo o fan do athlon XP 6000+

 

São fans de 3 pinos antigos com controle PWM?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest @Contiusa Muito boas as explicação, mas só pra mim entender melhor. Por exemplo o PC-Yes fury f4, na descrição dele fala que são 3 pinos e "também conta com o sistema PWM, controle automático de velocidade da placa-mãe.", então a placa-mãe controla ele por pulso de acordo com os resultados do sensor de temperatura? mesmo ele tendo 3 pinos? porque pelo que eu havia entendi PWM só é presente em 4 pinos.


OBS: eu tenho essa placa-mãe.

 

valeu demais galera, to aprendendo demais aqui no fórum no ultimo mês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Moraes Mariano @Foxwalt esse F4 é de 3 pinos. Falha da PCyes que coloca uma foto genérica do F5. Na verdade, a PCyes não diz se os fans são de 3 ou 4 pinos (até hoje não vi). Um usuário comprou uma vez o F4 no Kabum e veio de 3 pinos, mas o Kabum não quis trocar dizendo que a foto é só como ilustração.

 

Nesse vídeo dá para ver claramente que o cabo é de 3 pinos no minuto 2:10. Só o F5 é de 4 pinos.

 

Coisas da PCyes...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Moraes Mariano como diz o  Arnaldo César Coelho, "o vídeo é claro" :D:P E eu já vi um usuário passar por isso.

 

Eu não me arriscaria, pois você não vai poder trocar depois. Você pode até entrar com uma ação contra a PCyes, mas esse tipo de coisa a gente paga para não se envolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...