Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual dessas placas-mãe comprar?


JuanFelipe

Posts recomendados

Bom dia pessoal. Tô criando esse tópico pra sanar uma dúvida que eu tenho. Ultimamente minha placa-mãe antiga deu problema(ainda não sei ao certo exatamente o que é), e tô planejando comprar outra. Como já tenho praticamente todos os outros componentes, só me falta a placa nova.
Eu tô na dúvida entre essas duas aqui e queria saber qual seria a melhor, pois vi em alguns fóruns que o chipset utilizado nelas não seria legal de ser utilizado em FX. Mas como a grana é curta, fiquei entre essas aqui:
Kabum - Asus M5A78L-M Plus
Kabum - Gigabyte GA-78LMT USB3
Não sei se pode fazer isso de aproveitar o tópico, mas essa placa-mãe que eu tenho (M5A78 L-M LX V2) utilizada com um FX-6300, após quase 4 anos começou a apresentar defeito do tipo de congelar totalmente após um tempo curto, e antes de travar, ela dava uns sinais nas caixas de som(uns ruídos) quando executava algum tipo de som pelo PC.

Minha config:
M5A78 L-M LX V2
FX-6300

Um pente da Kingston de 4GB KVR1333D3N9/4G(acho que é esse modelo), mais um de 2GB da Markvision
Corsair 500W CP-9020047-WW

 

Desde já, obrigado a quem responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei um pouco sobre o que vocês disseram. Acho que eu vou pros chipsets 970 mesmo. Aí fiquei entre duas placas novamente, essas:

http://www.kabum.com.br/produto/79456/placa-mãe-asus-p-amd-am3-atx-m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback-/?tag=M5A97 R2.0

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=ga-970a-ds3p

Queria aproveitar também e perguntar qual a diferença dessas duas, porque eu pesquisei e achei o comparativo entre essa da Gigabyte e a M5A97 LE R2.0, e não a M5A97 R2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Braga O intuito não é fazer over, mas em relação a isso, eu quero me precaver de problemas futuros. Aí vou pegar alguma com o chipset 970. Daí fiquei entre essas duas citadas acima, e verifiquei essas diferenças entre a LE e a "normal". E não achei um comparativo plausível entre a da Gigabyte e a ASUS(sem o LE). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, JuanFelipe disse:

@Gabriel Braga O intuito não é fazer over, mas em relação a isso, eu quero me precaver de problemas futuros. Aí vou pegar alguma com o chipset 970. Daí fiquei entre essas duas citadas acima, e verifiquei essas diferenças entre a LE e a "normal". E não achei um comparativo plausível entre a da Gigabyte e a ASUS(sem o LE). 

Não é nem pelo over ,  não quer ter problemas com frame drops ? uso da gpu caindo direto , downclock em full load ? então compre uma chipset 970 , qualquer uma irá lhe atender perfeitamente ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2017 às 14:32, JuanFelipe disse:

@Math.Pi Eu tentei encontrar diferenças significativas. Eu só encontrei que a sem o LE tem dissipador nas VRM's, e tem mais 3 entradas para som. Teria alguma outra diferença?? E em relação a dessa sem o LE com a da Gigabyte??

A Versao LE so tem 4 pinos de alimentação 12v, se voce for usar um processador melhor, ou fizer over aumentando o vcore, a outra é melhor, alem de ter dissipador nos VRMs, porém recomendo pesquisar uma placa com regulador de tensão de 6+2 como a ASRock 970A-G/3.1 DDR3, que é atualmente o melhor custo beneficio para am3+, uma dica que te dou, to passando pela mesma situação, minha placa am3+ (m5a97 evo) queimou, e minha placa de video (asus 5770) tambem queimou, a minha tentação em comprar uma LE foi grande, assim como comprar uma placa de video RX460, porém temos que analisar o tempo que vamos usar esse pc, comprar pelo custo e daqui a pouco querer fazer up, é gastar 2x, o que eu fiz foi, to usando um sempron 145 (com núcleo desbloqueado e over em 3.8Ghz, tambem usando um cooler cm 212, uma fonte TX650 e uma memo Corsair dominator foi fácil segurar o over kkkk) to usando essa configuração pra quebrar galho ate comprar outra placa, e quando for comprar, ai sim, quero pelo menos uma 970 gamming da giga, da asus ou da msi, as se for comprar assim mesmo, vai na versao R2 que é melhor que a LE (em outras palavras, Lesado Edition).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederiff Acho que vou para a M5A97 R2.0 . Mas em relação a essa que eu citei, e a Gigabyte, qual a diferença entre as duas??? São quase do mesmo preço, mas ainda não encontrei um diferencial que faça diferença (redundância mode on). E também só encontro um esse comparativo com a versão LE e a Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, JuanFelipe disse:

@ederiff Acho que vou para a M5A97 R2.0 . Mas em relação a essa que eu citei, e a Gigabyte, qual a diferença entre as duas??? São quase do mesmo preço, mas ainda não encontrei um diferencial que faça diferença (redundância mode on). E também só encontro um esse comparativo com a versão LE e a Gigabyte.

A asus sem o LE tem uma construção melhor, seu processador roda bem nessa placa, e é uma otima placa, porém se futuramente voce tiver a oportunidade de pegar um FX8xxx, apesar de rodar, nao é aconselhável usar essa linha de processadores em placa com vrm 4+1, o ideal serial pelo menos 6+2 ou 8+2. uma duvida, qual o seu orçamento para placa ?  pergunto porque a asrock 970A-G/3.1 quase sempre tem promoção por 350, semana passada mesmo tava esse preço na kabum, agora ta 459, mas nao demora muito cai, essa linha 970 o preço é meio estagnado, quase a mesma coisa, so muda a versao le que ta sempre por 350 ou pouco menos. para sua configuração atual, eu nao investiria pesado, nao vale a pena, nem memoria vale a pena comprar, assim que os Ryzen começarem a cair de preço, a tendencia é cair ainda mais a linha fx ate sair do mercado, então vem a segunda pergunta, pretende manter sua configuração por quanto tempo ? se for por uns 2 anos, ou um ano e meio, eu iria na placa mais em conta, pegaria ate mesmo a LE (menos a linha 780 porque nao vale a pena), se formos nessa de mais um pouquinho pega outra, daqui a pouco ta na CROSSHAIR V FORMULA da asus kkk brincadeira a parte, avalia bem o tempo que você vai manter esse hardware, se for trocar em breve, vai no custo beneficio, se for manter por um bom tempo, junta mais uns 100, e pega uma placa melhor, como essa asrock que aceita ate a linha 9xxx, vai que mais a frente você consegue um rolo num 8xxx ou 9xxx, mesmo sendo linha defasada, da pra mante mais uns bons anos bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederiff É que no momento eu não poderia gastar esse valor na AsRock, ainda que o valor da Asus fica o mesmo da AsRock se contar com o frete da Kabum. E pretendo ficar com essa configuração até onde der, sabe?! Não posso gastar muito ainda. Talvez após a adquirição dessa placa, eu pegue uma memória mais recente. Mas somente isso.

E em relação a M5A97 R2.0 e a GA-970A-DS3P, qual seria a diferença entre elas?? Pois só encontro o comparativo com a LE e essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, JuanFelipe disse:

@ederiff É que no momento eu não poderia gastar esse valor na AsRock, ainda que o valor da Asus fica o mesmo da AsRock se contar com o frete da Kabum. E pretendo ficar com essa configuração até onde der, sabe?! Não posso gastar muito ainda. Talvez após a adquirição dessa placa, eu pegue uma memória mais recente. Mas somente isso.

E em relação a M5A97 R2.0 e a GA-970A-DS3P, qual seria a diferença entre elas?? Pois só encontro o comparativo com a LE e essa.

a m5a97 r2.0 tem vrm 4+2 a giga é 4+1, a asus tem uma placa de som superior, a asus tem sistema de over auto e economia de energia também, a construção da asus é superior a esse modelo da gigabyte. se tivesse que escolher entre esse modelos ficaria com a asus, mas nao com a versao LE. porém, torno a repetir, se você pretende ficar um periodo longo com essa configuração, investir em memo e outras coisas, tenta pegar pelo menos uma placa com vrm 6+2 (apesar que tem muitas placas 8+2 que estão mais baratas que a 6+2)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederiff  Valeu cara!!! Era exatamente esse comparativo que eu tava querendo encontrar, e que não tinha em canto nenhum!

Como tô pretendendo gastar até um pouco mais do valor da Asus, eu pretendo adquirir a da Asus mesmo. Pretendo também levar até onde der com essa configuração. As únicas atualizações que tentarei fazer é trocar minha placa de vídeo (atualmente eu tô com uma R7 250), e comprar um kit de 8GB, 2x4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, JuanFelipe disse:

@ederiff  Valeu cara!!! Era exatamente esse comparativo que eu tava querendo encontrar, e que não tinha em canto nenhum!

Como tô pretendendo gastar até um pouco mais do valor da Asus, eu pretendo adquirir a da Asus mesmo. Pretendo também levar até onde der com essa configuração. As únicas atualizações que tentarei fazer é trocar minha placa de vídeo (atualmente eu tô com uma R7 250), e comprar um kit de 8GB, 2x4GB.

So uma coisa que esqueci de falar, você disse no inicio do topico que nao pretende fazer over, ai beleza, porém se quiser fazer, nenhuma dessas placas é recomendado, no caso da m5a97 r2 por ter dissipador nos vrms ate da pra fazer, porém nao ultrapassando o clock turbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, JuanFelipe disse:

@ederiff Não pretendo fazer mesmo, só quero uma placa duradoura. Daí eu escolhi já a da Asus sem o LE, já que, hipoteticamente, se eu quisesse fazer um over leve mesmo, eu conseguiria sem riscos. E consequentemente, em uso comum, aí que não daria problema!

Valeu mano!!!!!

Falou, qualquer coisa tamos ai

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JuanFelipe  Olá Juan Felipe. Tudo bem?  Espero que sim.  Bom... você já comprou a sua placa-mãe nova?  Se sim, Ótimo.  Se não...Vou fazer algumas perguntas ok?

Sua placa-mãe, funcionou perfeitamente, quase 4 anos correto?  Chipset 760G é usado até hoje em dia, com os fx 6300.  Veja esse link sobre uma solução de compatibilidade de uma Asus m5a78l-m lx/br. Com chipset 760g + fx6300,  do próprio fórum Clube do Hardware do ano de 2013

 . Sim...é uma matéria antiga, igual  Sua placa-mãe.   Mais seu processador, também é antigo pra caramba!   O FX, que todo mundo usa, com chipset 760G, até hoje em dia.  Aqui no Brasil, e em vários países.  Você por acaso sabe que placas mães, com o passar dos tempos, os contatos, (alguns banhados a ouro como memórias), e toda a placa, precisa de manutenção?   Ninguém te falou nada sobre manutenção de uma placa-mãe, ou te redirecionou para algum tópico sobre o defeito que depois de 4 anos, começou a apresentar problemas, mais que não pifou nada e nem deu cheiro de queimado não apresentou?  Ninguém te perguntou sobre a sua fonte?  Qual a marca dela?  Você deveria ter desmontado todo o seu computador.   Ter retirado todos os componentes: Placa de vídeo, memória, cpu, HD. DVD.  Fonte, tudo mesmo!  E fazer uma limpeza em todos os soquetes, nos terminais de memória, averiguar sua fonte, o estado físico dos conectores.  Amigo...pelo o que escreveu...Antes de comprar sua placa-mãe nova, devia ter visto tudo isso.   Se for algum problema de mau contado, ou fonte com tenções erradas, Até vai funcionar na placa-mãe nova.  Pois os soquetes são novos em folha, o que ajuda um pente de memória, mesmo, precisando de limpeza, funcione um tempo.   Só uma dica que vou te dar, a mesma que li em uma revista chamada Somtres, dedicada a áudio que eu devorava a revista, quando eu estudava eletrônica .  Na capa dizia:  Sabia que defeitos em aparelhos eletrônicos, 77% são mal contato?  Imagina...naquela época,  final dos anos 80 o mal contato, era solda fria, ar dentro de uma solda, um fio mal soldado...Agora imagina uma memória acho de 240 pinos, encaixada a 4 anos no mesmo soquete, sem manutenção? multiplica por mais e mais contatos de uma placa-mãe? O que você disse que tava acontecendo, com sua placa-mãe, é o que eu reparo sempre em pcs.  77% mal contato.     Não estou desprezando ninguém daqui, quem sou eu para isso.   Digo aos que recomendaram o chipset 970.   Mais está aí o link de 2013, que não me deixa mentir...chipset 760g antigão, funciona sim com os fx antigões com uma perda mínima em um site americano que li.   Abraços e fique com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Espião WD40 Vê só. Foram 3 anos com ela. Mas não foram 3 anos sem nenhuma alteração nela não. As vezes eu trocava a memória de lugar, não tão frequentemente, mas trocava para fazer algumas coisas. Após esses problemas descritos fiz uma "limpeza completa" na máquina. Troquei a pasta térmica, retirei a poeira que estava impregnada em quase tudo (kkkk), e coloquei para funcionar de novo. Abri o AIDA64 e cliquei para fazer uns testes, durou 14min e ele travou novamente. Para fazê-lo funcionar novamente tenho que esperar um tempo. Pensei ser o sistema em si, daí instalei no pendrive um sistema para testes que roda direto nele. Também durou pouco tempo e a máquina travou novamente. Creio que a fonte está em bom estado mesmo ela estando quase fazendo 4 anos. E tem uma coisa que eu não fiz. Eu não retirei a placa de vídeo para testes sem ela, porque tipo, eu ligava o PC mesmo com os problemas e tal, mas ainda assim aparecia imagem no monitor normalmente. E desde que eu comprei a placa de vídeo, eu nunca retirei ela do slot(acho que ela vai fazer uns 2 anos, e realmente, ela eu não retirei). Tô repensando que ela esteja influenciando nesse problema após suas palavras.

E ainda não realizei a compra não, esse mês não veio o que eu esperava. Tô guardando pro mês que vem.

Mesmo assim, valeu mesmo amigo!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...