Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com foto-tansistor til 78 3mm


Ofioneu

Posts recomendados

O que estou tentando fazer é um levitador magnético controlado por PID, (anexada foto), o problema é que quando interrompo o feixe de luz, o meu receptor A0 fica oscilando entre 900 e 1023,  sendo que era para ficar sempre no 1023 após a interrupção do feixe. Problema Nº 2, o receptor A1 serve para fazer a comparação entre o A0 e o A1, mas eles não estão com a mesma resolução, sendo que o A0 com o fluxo passante registra 400 e o A1 registra 22. O A1 está a 2 cm de distancia do A0. Como faço para que ambos tenham a mesma resolução?
E como posso descobrir e ajustar o receptor A0 para que ele pare de oscilar quando o feixe de luz for interrompido (900 ---> 1023)? Gostaria que ficasse apenas em 1203.

20170325_144901.jpg

LEV MAG.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Melhore a sua parte mecânica.

1,5 - Seu fototransistor pode estar captando variações de luminosidade ambiente. Module o feixe de luz.

2 - Pinte a cabeça do parafuso de preto fosco. Pode estar havendo uma reflexão na face inferior.

3 - Oscilação é devido aos coeficientes do PID. Não estão certos. Talvez nem precise de PID, apenas P. Comece com a solução simples e, na medida da necessidade, vai  complicando.

4 - Melhore a imagem do circuito.

5 - Não bastaria apenas um fototransistor, com leitura em 516 + ou - uns X? O valor de X vai ter que achar na prática.

Em vez do PID tente a técnica; "Se o valor está baixo, aumente a largura do pulso de corrente aplicado ao eletroímã. Se o valor está alto, diminua". Use um PWM, ou um loop a cada 1ms. Nesse período, a largura do pulso pode variar de zero ms (0%) até 1ms (100%). Altere este período de 1ms depois, dependendo da necessidade.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR Obrigado pelas dicas. Tenho mais uma pergunta; Os foto-transistor são diferentes (são os mesmos til78, eu acho, pois p outro não fui eu quem comprou), um é de invólucro cor azul (não ha grandes oscilações) o outro é transparente (oscila muito). Sera que se eu comprar mais um igual ao de invólucro cor azul eu tenha uma melhor igualdade nas resoluções e nas oscilações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Ofioneu disse:

@MOR Obrigado pelas dicas. Tenho mais uma pergunta; Os foto-transistor são diferentes (são os mesmos til78, eu acho, pois p outro não fui eu quem comprou), um é de invólucro cor azul (não ha grandes oscilações) o outro é transparente (oscila muito). Sera que se eu comprar mais um igual ao de invólucro cor azul eu tenha uma melhor igualdade nas resoluções e nas oscilações?

 

O seu sistema possui realimentação negativa. Ele lê os fototransistores e a leitura é enviada ao uC para correção. 

Isso faz independer (ou reduz substancialmente) as características dos componentes.

Mas você insiste em continuar com seu intento, quando eu acho que poderia ser suficiente apenas um foto. 

Repito. Comece com uma opção o mais simples possível e, se necessário, vá complicando.

Como queira. O projeto é seu.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que já tentei com apenas um,  e o que aconteceu foi que o uc tinha uma referência absoluta, sendo assim não tinha um ganho proporcional a posição era apenas muita fmag ou pouca fmag, com a realimentação negativa consigo ter um controle mais eficiente, chegando ao efeito pêndulo do objeto a ser levitado. 

Contudo, ainda não entendi se o Sr.  Respondeu sobre as implicações de ter fototransistor diferentes. 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ofioneu disse:

É que já tentei com apenas um,  e o que aconteceu foi que o uc tinha uma referência absoluta, sendo assim não tinha um ganho proporcional a posição era apenas muita fmag ou pouca fmag, com a realimentação negativa consigo ter um controle mais eficiente, chegando ao efeito pêndulo do objeto a ser levitado. 

Mas é ou ligado ou desligado mesmo. O detalhe é que o tempo que fica ligado ou desligado é tão curto, que o objeto não varia muito de altura.

Você deve medir dois valores antes do funcionamento correto. O valor do CAD SEM o objeto a ser levitado e o valor do CAD COM o objeto em tal posição, que obstrua a luz do diodo.

Provavelmente o VALOR MÉDIO destes dois valores é o valor ideal de equilíbrio da levitação.

Se depois disso o objeto tender a cair, aumente o valor médio, caso contrário, diminua o valor médio.

 

Contudo, ainda não entendi se o Sr.  Respondeu sobre as implicações de ter fototransistor diferentes. 

Já respondi na última postagem.

O seu sistema possui realimentação negativa. Ele lê os fototransistores e a leitura é enviada ao uC para correção. 

Isso faz independer (ou reduz substancialmente) as características dos componentes.

Obrigado.

 

 

Releia com mais atenção minhas postagens, que você chega lá!

Você não deve estar entendendo minha explicação. Aguarde para que algum membro poste uma explicação que você entenda.

 

O legal de isso tudo, é que percebo que você está tentando fazer e não que você está tentando copiar de algum lugar.

Esse é que é o ponto positivo. Somente assim, tentando fazer é que se aprende e se obtém experiência.

Mas também não se deve querer "reinventar a roda". Tente ler mais sobre o assunto.

 

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... aqui ele está usando apenas 1 foto-transistor..

adicionado 2 minutos depois

agora fiquei com mais uma dúvida.. como quero fazer ele microcontrolado (atmega328p) e minha frequência máxima é próxima de 1khz será que essa frequência será suficiente..? Vou tentar novamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Ofioneu disse:

é... aqui ele está usando apenas 1 foto-transistor..

adicionado 2 minutos depois

agora fiquei com mais uma dúvida.. como quero fazer ele microcontrolado (atmega328p) e minha frequência máxima é próxima de 1khz será que essa frequência será suficiente..? Vou tentar novamente..

Vide postagem #2, item 5.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...