Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar resistência 12v em potenciômetro


Posts recomendados

Salve galera, estou com um impasse e vim consultar os universitários. Vou ligar uma manopla aquecida na minha motoca, e ela tem um botão gangorra que liga em 50 ou 70 graus, mas queria colocar um potenciômetro para que pudesse controlar a temperatura, tipo, nos dias mais amenos eu usar 30 graus. A manopla usa uma resistência igual dá foto, será que tem alguma forma de ligar com o potenciômetro de forma simples??

IMG_20170326_182759.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em um potenciômetro... mas o ruim é achar um de resistência baixa que não saia o olho da cara e ainda seja de potencia necessária para o caso 2W talvez (que nem sei onde vê a potencia do potenciômetro huahuahua ).

 

Se essa resistência ai tiver uns 20 ohm para ajustar 2ohm para ter ddp de 11v no aquecedor em um potenciômetro de 100ohm seria muito ruim...  dando toques... Mas quem sabe se a resistência for maior pode ser.

 

Se eu tiver errado alguém me dá uma voadora X)

adicionado 22 minutos depois

 

Acho que melhor (do que fazer o potenciômetro hehehe) é colocar um ou dois switch em série pegando um dos cabos vermelhos ou ambos (dependendo de como é a estrutura desse cabo) e em uma posição o switch passa a corrente por um resistor de potencia e por fim para o aquecedor ; na outra posição o vermelho entra e sai direto para o aquecedor sem passar por nada.

 

Pronto... se minha teorias doidas não tiver algum problema acho que pode ser isso...

 

adicionado 26 minutos depois

É o mais simples que consigo pensar T_T sem ter que mudar o circuito para aquecer menos .

 

 

E boa noite ^^ Esperando a resposta de potencia ou resistência do @nilsondeltic

 

Como não tenho lá muita certeza esperando a voadora X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Man na configuração original ela usa um resistor de 2.2 ohm e 25w, não ente do muito de eletrônica, mas ajuda a tirar minhas dúvidas com essa informação???

adicionado 2 minutos depois

@cesardelta1 cara não s i qual a potência, entendo nada de eletrônica, mas ela usa um resistor de 2.2 ohm e 25w se te ajuda a tirar minhas duvidas rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, nilsondeltic disse:

Man na configuração original ela usa um resistor de 2.2 ohm e 25w, não ente do muito de eletrônica, mas ajuda a tirar minhas dúvidas com essa informação???

 

Só isso cara? Pois se eu jogar na formula P=V²/R ; P=12²/2,2 ; P = 65,5W. Essa resistência não iria queimar sem um dissipador?  Ou isso ou tem coisa a mais nesse circuito.  Se for colocar em paralelo duas iguais pior ainda.

 

Ou a corrente é limitada ou estou muito ruim de física T_T

Muito baixo... o resistor de potencia teria que ser muito baixo... Não rola acertar isso na mão...

 

 

 

Esperando a solução do @cesardelta1 com um controlador de corrente ^^

 

 

 

-OFF TOPICO- Acho que tem alguém tentando logar na minha acc, segundo o a plataforma do Clube do Hardware é tentativa de invasão veio do Ceará. uhaauhuahauh Esse povo ^^  

 

 

adicionado 9 minutos depois

ah! O dissipador é o guidão da moto?  X)

 

Mesmo assim resistência muito baixo de 0,25 e teria que ver como resfriar a mesma... pois ele iria soltar uns 4~20W por ai em série... Se for comprar uma resistência do tipo vai custar uma facada de 60 reais e inviabilizar tudo... ou fazer uma resistência customizada como essa do aquecedor... Enfim, nada simples. 

 

Esperando a outra solução²

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nilsondeltic sem saber a potencia (consumo) quanto isso gasta de energia... fica complicado.

Até procurei no google sobre isso ( eu não conhecia) mas não há informações sobre potencia.

O circuito que sugeri é algo assim:

42720d2494b66888c44139c4b7a8c5baOnde o FAN é seu aquecedor e a Fonte é a bateria da moto.

Mas você tem que saber a potencia para saber qual transistor usar.

Esse transistor deve usar dissipador de calor e não deve ficar muito próximo do resistor de 2.2 Ohm

 

@Bommu Perneta Vou te dar uma voadora! hahaha

No calculo da potencia do resistor você deve levar em conta também a resistência do tal aquecedor que fica em série. Dá pra chutar mas não e bom ficar chutando potência, ela pode machucar seu pé :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...