Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampada incandescentes em inversor


Posts recomendados

Bom dia.

Tenho um pequeno projeto e estão ligadas 30 lâmpadas em paralelo.

São 30 lâmpadas incandescentes de 15w. Ligando na tomada tudo bem, mas minha ideia seria levar esse projeto em uma mata por exemplo, onde.eu não teria rede elétrica. 

Então,  eu poderia ligar todas essas lâmpadas em um inversor de 500w? Ligaria esse inversor em uma bateria de 12v 2a. Funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você teria que usar uma bateria bem maior e as lâmpadas serem de LED.

Só as 30 lâmpadas dariam 450 Watts, se forem 220v daria uma corrente imediata de 2A, porém ainda tem a perda pela transformação de 12v para 220V, o que daria mais que os 2A da bateria. Se for 127V nem preciso calcular, né?

 

Basicamente esse sistema de "inverter" a tensão tem um grande consumo de energia, ele gasta energia para transformar a energia 12v em 127 ou 220v.

Isso é conhecido como "perda por transformação", então quanto mais você conseguir aumentar a energia disponível (12v) e diminuir o gasto com lâmpadas mais econômicas, melhor para o sistema.

No caso seria melhor para você adquirir lâmpadas de LED de 12v direto, pois sem transformação, sem perda de energia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leandro.Augusto disse:

Bom dia.

Tenho um pequeno projeto e estão ligadas 30 lâmpadas em paralelo.

São 30 lâmpadas incandescentes de 15w. Ligando na tomada tudo bem, mas minha ideia seria levar esse projeto em uma mata por exemplo, onde.eu não teria rede elétrica. 

Então,  eu poderia ligar todas essas lâmpadas em um inversor de 500w? Ligaria esse inversor em uma bateria de 12v 2a. Funcionaria?

 

adicionado 2 minutos depois

Sabe aqueles letreiros iluminados q usam em casamentos escrito LOVÊ,  para decoração e fotos? É aquilo q qro fazer. Tá certo q em todo salão d casamento,  tem como ligar em rede elétrica.  Porém,  quando fazemos fotos externas no pré wedding, geralmente não tem onde ligar....daí a ideia d ligar em bateria com inversor. Nesse caso, qual seria a melhor opção.  Lembrando q teria d ter a.a possibilidade d ligar na tomada e na bateria 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...