Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade entre MB e placa de vídeo


Posts recomendados

Bom dia pessoal, sou novo por aqui, dei uma olhada pelos tópicos do fórum mas não consegui achar algum parecido com o meu caso. Então já peço desculpas se estou criando o tópico de forma errada ou equivocada.

É o seguinte, tenho um PC velho que montei em 2010, com as seguintes informações e queria mudar a placa de vídeo dele pra poder rodar alguns jogos. Já possuo uma GeForce 9500 GT. Eu encontrei uma que acredito que seja boa, na faixa de preço que eu estou disposto a gastar (+/- R$400,00), que é a Amd Radeon R7 260x Hammer 2gb Gddr5 128 Bits da Pcyes!. Galera, não sou muito bom nisso, mas pesquisei em vários lugares e ela parece ser boa, sendo que uma equivalente a essa da nVidia passa de R$ 500,00. Minha dúvida é se minha placa-mãe vai aceitar essa placa de vídeo, pois acho que ela é meio antiga. Alguém pode me ajudar?

 

Intel Core 2 Duo CPU E7500 @ 2,93GHz

4Gb de RAM

GeForce 9500GT 1Gb 128bits DDR3

HD 500GB

Windows 10 Pro 64bits

Fonte de 450W (sei que terei que trocar para uma com 500 ou mais)

placa-mãe MSI G31M3-L V2(MS-7529)

 

Eu até encontrei esse modelo no site do fabricante, mas eu não entendo como ver isso nas especificações, se ela é compatível ou não. Andei dando uma olhada pela net e vi que ela não é boa pelo fato do chipset ser G31 e por ser DDR2, mas queria mesmo saber se antes de comprar a placa de vídeo preciso trocar a MB. Informações abaixo:

 

- CPU (Suporte Máximo): Core 2 Quad, Transportes FSB / Hyper Bus: 800/1066/1333, Chipset: Intel® G31+ICH7, Memória DDR2: DDR2 667/800, Canal de Memória: Dual, Slots DIMM: 2, Memória Máxima (GB): 4, PCI-Ex16: 1, PCI-E Gen: Gen1 (1x16), PCI: 2, IDE: 1, SATAII: 4, LAN: 10/100*1, TPM: 1(Optional), Portas USB 2.0 (Traseiras): 4, Porta Audio (Traseira): 3, Porta Serial (Traseira): 1, Porta Paralela (Traseira): 1, VGA: 1, Memória VGA Compartilhada Max (MB): 384, DirectX: DX9, Formato: M-ATX

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Peres Arantes Bom dia!

Teoricamente, por ter PCI E 16x a MSI G31M3-L V2 é compatível com qualquer placa de vídeo. Caso tenha algum problema de compatibilidade, a atualização de BIOS deve resolver.

 

OBS. Sua configuração é bem antiga e limitada, mesmo com a nova placa de vídeo vai ter problemas pela falta de RAM e pela limitação do processador em jogos atuais mais exigentes...Ah e lembre de ter uma fonte de qualidade de pelo menos 430W.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, husardoRodrigues disse:

@Bruno Peres Arantes Bom dia!

Teoricamente, por ter PCI E 16x a MSI G31M3-L V2 é compatível com qualquer placa de vídeo. Caso tenha algum problema de compatibilidade, a atualização de BIOS deve resolver.

 

OBS. Sua configuração é bem antiga e limitada, mesmo com a nova placa de vídeo vai ter problemas pela falta de RAM e pela limitação do processador em jogos atuais mais exigentes...Ah e lembre de ter uma fonte de qualidade de pelo menos 430W.

 

 

 

Pelo o que eu entendi, essa placa só aceita até 4GB né? Não dá pra colocar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Bruno Peres Arantes disse:

Pelo o que eu entendi, essa placa só aceita até 4GB né? Não dá pra colocar mais?

Máx 4 GB RAM DDR2 mesmo, isso limita muito...dependendo dos jogos que jogar também.

https://br.msi.com/Motherboard/G31M3L_V2__G31M3LS_V2.html#hero-specification

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, husardoRodrigues disse:

Máx 4 GB RAM DDR2 mesmo, isso limita muito...dependendo dos jogos que jogar também.

https://br.msi.com/Motherboard/G31M3L_V2__G31M3LS_V2.html#hero-specification

É recomendável a troca da MB então, né?

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes No seu lugar eu pegaria uma RX460, é uma placa mais atual e de valor igualmente acessível.

Boa dica, andei dando uma olhada aqui, realmente não é muita diferença de preço para com a R7 260...até não muda muito entre uma RX 460 2GB e uma de 4GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bruno Peres Arantes disse:

É recomendável a troca da MB então, né?

 

Sim, para jogos leves e um ou outro atual essa sua configuração pode dar conta com 775 mesmo, mas vai depender do que vai jogar. Recomendo trocar kit inteiro por um com suporte a mais RAM e que seja DDR3 no mínimo.

 

E não se esqueça de ver marca e modelo de sua fonte como o @Imakuni bem colocou, talvez tenha que trocar fonte também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, husardoRodrigues disse:

 

Sim, para jogos leves e um ou outro atual essa sua configuração pode dar conta com 775 mesmo, mas vai depender do que vai jogar. Recomendo trocar kit inteiro por um com suporte a mais RAM e que seja DDR3 no mínimo.

 

E não se esqueça de ver marca e modelo de sua fonte como o @Imakuni bem colocou, talvez tenha que trocar fonte também.

Claro que eu tenho ciência que muitos dos jogos atuais não vão rodar, não sou nem louco de pensar numa hipótese dessa. Mas algum ou outro já está bom.

Sim, ele mencionou isso mesmo. É que não estou em casa agora e não me lembro qual o modelo, sei que é uma Duex e se não me engano, de 450W. Mas preciso verificar para ter certeza.

adicionado 1 minuto depois
6 minutos atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes Exato. Se a grana anda curta, você pode pegar uma mobo ddr3 que ainda segura qualquer game. Mais um i5 4xxx e 8gb RAM, e você já tem um bom PC.

Ok, vou dar uma pesquisada numa mb ddr3 aqui

adicionado 2 minutos depois
36 minutos atrás, Imakuni disse:

Descubra primeiro o MODELO dessa misteriosa "fonte 450w". Feito isso, ai sim podemos continuar.

Certo, é que não estou em casa agora e não me recordo qual o modelo, sei que é uma Duex, e como eu disse, de 450W. Mas o modelo vou ter que abrir o PC para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bruno Peres Arantes disse:

É que não estou em casa agora e não me lembro qual o modelo, sei que é uma Duex e se não me engano, de 450W. Mas preciso verificar para ter certeza.

 

Deve ser essa do link abaixo 

Teste da Fonte de Alimentação Duex DX 450 

 

É melhor trocar mesmo caso queira nova placa de vídeo que demande mais energia como a R7 que citou.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, husardoRodrigues disse:

 

Deve ser essa do link abaixo 

Teste da Fonte de Alimentação Duex DX 450 

 

É melhor trocar mesmo caso queira nova placa de vídeo que demande mais energia como a R7 que citou.

 

Nossa, melhor trocar mesmo kkk

Valeu

adicionado 8 minutos depois

 

adicionado 10 minutos depois
24 minutos atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes Exato. Se a grana anda curta, você pode pegar uma mobo ddr3 que ainda segura qualquer game. Mais um i5 4xxx e 8gb RAM, e você já tem um bom PC.

@Cristiano dos Santos GomesEssa seria uma boa mb?

Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1150 mATX GA-H81M-S1, DDR3, VGA, SATA 6Gb/s , USB 3.0, LAN Gbe, Áudio HD 7.1

 

Não sei se pode colar o link da loja que eu achei

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes Acredito que sim, é básica mas dá conta do recado.

Um i5 não vou conseguir comprar kkk no máximo um i3.

Mas valeu pelas dicas, vou dar umas pesquisadas nos preços aqui...quem sabe consigo uns preços bons

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano dos Santos GomesFicaria bom se eu comprasse esse kit e colocar essa placa de vídeo?

 

Kit Intel Core I3-7100 3.90ghz + placa-mãe H110m-h Ddr3

Placa de Vídeo XFX Radeon RX 460 4GB RX-460P4SFG5 GDDR5 PCI-EXP

 

Tudo vai ficar em 1.350,00 +/-....esse preço ta muito alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Peres Arantes Sim, ficaria bom e acho que o preço tá legal.

 

Algumas pessoas dizem que i3 não vale muito a pena, pois o Pentium tem um desempenho próximo e custa menos. Então, uma outra opção seria pegar um Pentium e com a economia uma RX470, e no futuro você coloca um i5.

 

Eu não entendo tanto de processadores para lhe dizer qual é a diferença de desempenho entre o i3 e o Pentium, mas se considerar essa ideia é só pesquisar.

 

EDIT: Você disse que a mobo é ddr3, mas é ddr4, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes Sim, ficaria bom e acho que o preço tá legal.

 

Algumas pessoas dizem que i3 não vale muito a pena, pois o Pentium tem um desempenho próximo e custa menos. Então, uma outra opção seria pegar um Pentium e com a economia uma RX470, e no futuro você coloca um i5.

 

Eu não entendo tanto de processadores para lhe dizer qual é a diferença de desempenho entre o i3 e o Pentium, mas se considerar essa ideia é só pesquisar.

É que esse i3 já vem num kit montado que eu achei no mercado livre...não foi uma escolha minha kkk

mas vou considerar sua recomendação e dar uma pesquisada.

Mas em relação a mb, ela vai aceitar essa rx de boa né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes Sim, tranquilamente.

 

Eu editei minha resposta anterior e não sei se viu a pergunta que coloquei: Você disse que a mobo é ddr3, mas é ddr4, certo?

também estou confuso quanto a isso, mas esta assim no site da fabricante

http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-H110M-H-DDR3-rev-10#ov

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Cristiano dos Santos Gomes disse:

@Bruno Peres Arantes Esquisito, pela descrição no site parece que ela aceita tanto memórias ddr3 como ddr4, não sabia que isso era possível. Se for comprar ela, verifique isso com o vendedor.

pelo que eu entendi, ela tem suporte para DDR4...mas não entendo muito disso kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...