Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor e indutor


Posts recomendados

Tipo quero criar um circuito na qual eu conecte uma bateria de 12v com 7A e a saísa dela seja de 127VAC ai eu achei um site que ensina a fazer porém tem alguns componentes que eu não sei como medir e outros que eu não tenho. Segue a lista:

IC1: temporizador 555  

Q1: NPN transistor bipolar ou o TIP41A como

Q2: transistor bipolar PNP TIP42A ou o como

D1 = D2: diodo 1N4001

R1 = R2: resistores 1.2K

R3: 100 ohm resistor

C1: capacitor 0.1uF

C2: capacitor 10uF

C3: capacitor eletrolítico 2700uF

L1: bobina 1uH

T1: transformador de 120 / 240V para 12VAC, usado na forma invertida. (A saída é obtida a partir do primário do transformador)

 

No caso existe algum transistor que seja equivalente ao TIP41A NPP e algum parecido com o TIP42A PNP. E vocês sabem com medir ou como saber quantos microHenry tem uma bobina ?

inversor-con-555a.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não estou certo da eficiência desse circuito. O 41 e o 42 são os TIP mais abundantes que existem. Detalhe, NPN e PNP. o 42 é PNP porque a base dele é negativa, qual seja, tu podes parafusar ele na carçaca se essa for negativa. O NPN é positivo na carcaça, portanto, só se a carcaça for positiva.

Uma bobina, ao ser comprada, já tem seus mHenry na indicação. Se não tiver, acho que terás de ter um indutímetro para medir, ou medir ela por "geometria" mesmo... que é mais complicadinho.

 

Que eu me lembre, alguns capacitores deste circuito tem de ser de tântalo, não podem ser eletrolíticos comuns, mas repito:

Citação

Não estou certo da eficiência desse circuito

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ilkyest disse:

Não estou certo da eficiência desse circuito. O 41 e o 42 são os TIP mais abundantes que existem. Detalhe, NPN e PNP. o 42 é PNP porque a base dele é negativa, qual seja, tu podes parafusar ele na carçaca se essa for negativa. O NPN é positivo na carcaça, portanto, só se a carcaça for positiva.

Uma bobina, ao ser comprada, já tem seus mHenry na indicação. Se não tiver, acho que terás de ter um indutímetro para medir, ou medir ela por "geometria" mesmo... que é mais complicadinho.

 

Que eu me lembre, alguns capacitores deste circuito tem de ser de tântalo, não podem ser eletrolíticos comuns, mas repito:

 

Ok valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...