Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over compensa ou não


Posts recomendados

Olá boa tarde!

 

Tava pensando em fazer um over no meu processador, o fx 8320e , ele em stock é de 3,2 ghz e em turbo que é automático chega a 4 ghz.

 

Chegou recentemente minha placa-mãe gigabyte ga 970 g1 gaming e minha rx 470 da xfx.

O que vocês me indicam, faço o over para ganhos em jogos ou seria inútil mexer nele? 

tenho medo de alterar algo e ferrar o pc, por favor deixem suas opiniões. obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer atingir algum framerate em algum jogo específico? Se não tem problema de desempenho, não se justifica muito o overclock, mas caso queira tentar conseguir, por exemplo, a média de 60FPS em algum jogo e queira ver como um over pode fazer diferença nessa questão, é válido. No teu perfil do fórum mostra que teu sistema de refrigeração é a ar, CM TX3, e sua fonte dispõe de 38A na linha +12v, e é de marca confiável o que já te permite ter alguma segurança na brincadeira.

Se quiser testar, primeiramente é importante monitorar as temperaturas. Para essa mobo, que por sinal é a mesma que a minha. Recomendo instalar os utilitários da Gigabyte: AppCenter B160503.1 (a versão que está na página da mobo no site da GB é mais antiga, mas acredito que assim que instalar se atualizará) e através desse AppCenter, instalar o SIV B160822.1 (programa muito prático pra monitorar as temperaturas e controlar os fans conectados na mobo). Quando instalei as versões que vem automaticamente não servem, então pode ser que tenha que achar manualmente. (qualquer coisa envio os instaladores).

Ou o HWMonitor também vai servir, mas não controla os fans.

Se tiver ok nesse questão do monitoramento da pra passar algumas dicas a mais para tentar o overclock, inicialmente sem nem mexer em voltagens.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ciborg2991 disse:

Quer atingir algum framerate em algum jogo específico? Se não tem problema de desempenho, não se justifica muito o overclock, mas caso queira tentar conseguir, por exemplo, a média de 60FPS em algum jogo e queira ver como um over pode fazer diferença nessa questão, é válido. No teu perfil do fórum mostra que teu sistema de refrigeração é a ar, CM TX3, e sua fonte dispõe de 38A na linha +12v, e é de marca confiável o que já te permite ter alguma segurança na brincadeira.

Se quiser testar, primeiramente é importante monitorar as temperaturas. Para essa mobo, que por sinal é a mesma que a minha. Recomendo instalar os utilitários da Gigabyte: AppCenter B160503.1 (a versão que está na página da mobo no site da GB é mais antiga, mas acredito que assim que instalar se atualizará) e através desse AppCenter, instalar o SIV B160822.1 (programa muito prático pra monitorar as temperaturas e controlar os fans conectados na mobo). Quando instalei as versões que vem automaticamente não servem, então pode ser que tenha que achar manualmente. (qualquer coisa envio os instaladores).

Ou o HWMonitor também vai servir, mas não controla os fans.

Se tiver ok nesse questão do monitoramento da pra passar algumas dicas a mais para tentar o overclock, inicialmente sem nem mexer em voltagens.

 

Show . Chegando minha placa de video nova vou fazer esses testes. Mais como sua placa-mãe é igual a minha,  qual tensão ficaria melhor será? Aumento aos poucos ? Como posso fazer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste sem mudar tensão, subindo aos poucos, até alcançar instabilidade em benchmarks e/ou no SO mesmo, e só a partir dai que se pode ajustar tensão, se necessário. Overclock pode diminuir a vida útil do hardware.

Também será necessário configurar a mobo, desativando o turbo da AMD entre outras coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...