Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa amplificada LL áudio professional multiuse procuro esquema eletrico


Posts recomendados

Boa noite. 

Esta caixa amplificada recebeu uma tensão muito alta e queimou o transformador. Estou procurando o esquema pra ver qual transformador colocar.

A única marca que consegui, embora bem embaçado, foi "stone 150" e "lx40 usb". Mas já tentei buscar na net e nada encontrei. 

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Colega @gabileu, A forma mais segura, é mandar rebobinar o trafo original!...

Já tive vários problemas em amplificadores por não manter a originalidade do projeto.....

Na verdade é uma rádio numa caixinha amplificada, vou lhe mostrar a foto.

IMG_20170328_180853761[1].jpg

adicionado 0 minutos depois

IMG_20170328_180653509[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

No primário desse trafo você tem alguma medida de resistência? Parte de baixo da foto do trafo.

Ele está em curto. queimou alguns fusíveis.

Eu retirei todo o enrolamento do secundário, achei a ponta que estava quebrada, ressoldei, coloquei de volta os fios, ao ligar estava em curto por dentro. Resistencia muito baixa.

Na verdade queria comprar outro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma medida excepcional que pode ser adotada para colocar um trafo, é saber qual a tensão do capacitor de filtro da fonte.

Por exemplo: se for de 16V, o trafo não poderá exceder 12V.

E a corrente pode ser calculada pelo tamanho do trafo original.

Pelo tamanho desse da foto, chutaria 2 ou 3 amperes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Uma medida excepcional que pode ser adotada para colocar um trafo, é saber qual a tensão do capacitor de filtro da fonte.

Por exemplo: se for de 16V, o trafo não poderá exceder 12V.

E a corrente pode ser calculada pelo tamanho do trafo original.

Pelo tamanho desse da foto, chutaria 2 ou 3 amperes.

Este transformador tem 5 saídas, provavelmente duas de 20v, duas de 12v e um terra.

Um transformador só com 5 saídas não encontrei e se eu for comprar dois transformador não vai compensar porque o amplificador foi comprado no paraguay.

Estou pensando em devolvê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Na realidade são duas saídas: 20V e 12V.

Agora, é 12+12 e 20V ou é 20+20 e 12V?

Achei um de 10 e 20V x 2A.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788511896-transformador-e127-220v-s0-10v-0-20v-2a-_JM

Este do amplificador só tem um negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No secundário, ele não tem "um" negativo, ele deve ter dois enrolamentos separados! Um com center tape e outro simples!...

Siga a dica do colega @Ricardo S Ferreira, verifique os circuitos retificadores nos enrolamentos ligados ao trafo, nem precisa fazer engenharia reversa! Basta verificar o valor das tensões dos capacitores em cada circuito!...

Caso só encontre um ponto "negativo" comum, ele estará depois da retificação dos dois enrolamentos...

Passe para nós.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Bcpetronzio disse:

No secundário, ele não tem "um" negativo, ele deve ter dois enrolamentos separados! Um com center tape e outro simples!...

Siga a dica do colega @Ricardo S Ferreira, verifique os circuitos retificadores nos enrolamentos ligados ao trafo, nem precisa fazer engenharia reversa! Basta verificar o valor das tensões dos capacitores em cada circuito!...

Caso só encontre um ponto "negativo" comum, ele estará depois da retificação dos dois enrolamentos...

Passe para nós.... 

Vou especificar os fios do enrolamento.

O branco vai entre dois capacitores de 25v, positivo e negativo. Aqui a tensão vai ser de 20v.

Os dois azuis vão para a ponte retificadora.

Os dois laranjas, um vai para o negativo do capacitor de 16v, o outro passa no anodo do diodo e vai para o positivo do capacitor de 16v. Aqui a tensão vai ser de 12v.

Usar um transformador que tem 20v, 12v e o terra. Daí usaria o terra do transformador para os negativo do catodo da ponte retificadora, do negativo do capacitor, e o positivo no anodo da ponte e positivo do capacitor.

Na foto mostro como é o enrolamento do secundário do transformador.

Antes de criar um tópico eu já havia desmontado e tentado reparar o defeito, mas o primário está em curto.

 

IMG_20170330_182337152[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! Espaço não deve ser problema ai!, Então sugiro que compre dois transformadores...

Para o enrolamento com center tape, a tensão do trafo não poderá ser maior que 16Vac! (não sei se é comercial) Talvez seja um 12+12, como o colega @Ricardo S Ferreira mencionou!

O outro enrolamento será para no máximo de 9Vac, depois dele certamente terá um regulador para 5V (7805)....

Esse trafo pode ser de 300mA, já para o trafo de 12 ou 16Vac teria que ser de pelo menos 2A (Pelo tamanho ele não seria superior a isso)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 31/03/2017 às 01:36, Bcpetronzio disse:

OK! Espaço não deve ser problema ai!, Então sugiro que compre dois transformadores...

Para o enrolamento com center tape, a tensão do trafo não poderá ser maior que 16Vac! (não sei se é comercial) Talvez seja um 12+12, como o colega @Ricardo S Ferreira mencionou!

O outro enrolamento será para no máximo de 9Vac, depois dele certamente terá um regulador para 5V (7805)....

Esse trafo pode ser de 300mA, já para o trafo de 12 ou 16Vac teria que ser de pelo menos 2A (Pelo tamanho ele não seria superior a isso)....

Boa noite.

Estou com uma dúvida. Eu comprei os dois trafos, mas o de 9v veio assim. 9-0-9 vac. Fio amarelo+preto+amarelo. Neste caso vou ter que usar preto e amarelo que vai dar 9v. Se eu usar amarelo e amarelo vai dar 18v. O preto é negativo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 09/04/2017 às 18:12, gabileu disse:

Boa noite.

Estou com uma dúvida. Eu comprei os dois trafos, mas o de 9v veio assim. 9-0-9 vac. Fio amarelo+preto+amarelo. Neste caso vou ter que usar preto e amarelo que vai dar 9v. Se eu usar amarelo e amarelo vai dar 18v. O preto é negativo.

 

 

Sim! É isso mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Sim! É isso mesmo....

O trafo de 16vac, no capacitor de 25 deu 23v. Acima do permitido. Devemos considerar 20% a menos o valor do capacitor. Se eu trocar os capacitores eletrolíticos e colocar de 35v. E o restante dos componentes pode dar problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2017 às 21:39, Bcpetronzio disse:

Não muda, só aumente a tensão de trabalho do capacitor para uma margem de segurança... 

Bom dia.

Já fiz todos os procedimentos no rádio e está funcionando normal.

Deixei bastante tempo o rádio ligado e os capacitores eletrolíticos  de 35v não aqueceram, e os demais componentes também não.

Muitíssimo obrigado a todos que me ajudaram.

Deus vos abençoem e feliz páscoa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...