Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe antigona travando direto


Tonhovsk

Posts recomendados

Pessoal, tenho uma mania estranha de gostar de máquinas antigas. Fiz um downgrade recentemente, depois de perder uma placa-mãe da ASUS. Peguei uma outra ASUS, que tava parada aqui em casa, a A7N8X-X.

Estou tentando rodar nela o Ubuntu 10.04 que já estava instalado no sistema antigo (K8VX-SE/Athlon 64 3200). Desde o começo nesta A7N8X-X/Sempron 2300, o linux estava travando direto. Na verdade o sistema para tudo e a tela fica congelada. Às vezes no boot, as vezes na hora da senha, depois do sistema rodar alguns minutos, mas sempre travava. Funcionava legal no máximo uns dez minutos.

Curioso mesmo é o que está acontecendo neste exato momento. Usei o computador uns minutos e fui fazer um lanche, pensando que quando voltasse obviamente ele estaria travado. Voltei do lanche, mexi no mouse, e de repente, para minha surpresa, estava funcionando. E continua funcionando 100% sem nenhuma travadinha.

Detalhe: rodei o system monitor, um programa que mostra o funcinamento da cpu, e ela está em 100% direto. Não sei porque. Nos processos não há nenhum deles usando muita cpu, a soma dá uns 27%.

Muito provavelmente se eu reiniciar o pc ele vai voltar a travar como antes. Estranho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta testar o sistema em modo live CD, quando voce trocou a placa-mãe e manteve o mesmo Sistema operacional, voce reinstalou o sistema? pois pode estar havendo alguma configuração conflitante, algum modulo carregado errado ou configuração do ACPI e que esteja travando o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não reinstalei o S.O., coloquei direto no novo hardware para ver o que dava. Até que rodou, mas ficou travando direto.

Ontem, quando reiniciei o pc, o linux não conseguiu carregar mais. Travava assim que terminava o carregamento. Aí desisti do Linux e formatei o hd com o cd do Windows XP.

Até que foi possível formatar o hd. Mas logo depois da cópia dos arquivos para instalação, quando o pc reinicia pela primeira vez, deu pau. Deu aquela tela azul dizendo mil coisas, o windows parou para proteger seu computador, etc.

Ou seja, o hardware tem problema. Resta descobrir onde ele está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Tonhovsk disse:

Não reinstalei o S.O., coloquei direto no novo hardware para ver o que dava. Até que rodou, mas ficou travando direto.

Ontem, quando reiniciei o pc, o linux não conseguiu carregar mais. Travava assim que terminava o carregamento. Aí desisti do Linux e formatei o hd com o cd do Windows XP.

Até que foi possível formatar o hd. Mas logo depois da cópia dos arquivos para instalação, quando o pc reinicia pela primeira vez, deu pau. Deu aquela tela azul dizendo mil coisas, o windows parou para proteger seu computador, etc.

Ou seja, o hardware tem problema. Resta descobrir onde ele está.

pode ter havido conflito de drivers amigo, qual distro de linux você tem usado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu dar uma atualizada nesse tópico.

 

Encontrei aqui perto de casa, numa loja de manutenção de computadores, um kit da mesma época do que eu estava usando: uma placa-mãe ASUS A7S8X-MX(socket A), com um processador Sempron 2400. Por R$ 150,00. Tá meio caro, mas pelo menos resolvi meu problema, ficar sem computador por muito tempo pode fazer mal pra saúde.

 

Segundo o técnico, a placa antiga (a A7N8X-X) estava com vários capacitores estufados, o que não deixava ela funcionar direito.

 

No sistema novo, estou rodando o Ubuntu 10.04, e está indo muito bem.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...