Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock rx470 usando Wattman


Posts recomendados

Bom dia! 

 

gostaria de uma ajudinha para dar um overclock na minha placa de video, uma rx470 XFX 4gb dual fan. A ferramenta do proprio driver da amd, o perfil Wattman, oferece isso porém nunca fiz isso antes e nao quero fazer besteira... 

 

Ele me permite mexer na frequencia do clock, frequencia da memoria, velocidade das fans e controle de tensão

meu receio é com este ultimo, controle de tensão... como saber qual tensão usar? alguem ai overclockou uma rx470 por essa ferramenta pode me mandar um print das configurações?

 

Obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@debora rezende Olha, overclock não é difícil. E é uma maravilha se feito com carinho.

Quando eu digo carinho, digo testando.

A tensão funciona assim.

Você está no clock X, ai você overclocka apenas a base e a memoria pra X+20, por exemplo. Ai quando você faz isso a placa de video crasha, ou renincia o windows. O que normalmente acontece? Você está usando um clock que precisa de mais energia, ai vamos aumentando em +5 a tensão e ver se funciona. Funcionou ? beleza.

Não Funcionou?

Temos 2 hipóteses então:

1- aumentamos mais a tensão e ver se vai.

2- Sua placa não funciona com esses clocks, diminua.

 

Deu pra esclarecer um pouco?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo sim, entendi o conceito... estou fazendo isso e por enquanto to deixando as tensões no AUTO... se eu colocar um clock "acima da média", a tensão no AUTO deve ajustar direitinho né!? caso aconteça algum problema eu tenho ir no manual... 

 

numa placa com clock base de 1226, voce acha que da pra ir ate quanto? da pra ter uma noção ou varia de computador pra computador e só da pra saber testando mesmo? acabei de jogar 15 minutinhos com 1320 de clock, quase 100mhz a mais do que o normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@debora rezende Não, ele não vai ajustar conforme o clock aumenta, na vdd, não sei como o Wattman funciona, mas o melhor mesmo é você mesma configurar.

adicionado 0 minutos depois

@debora rezende Isso varia de placa pra placa, mas você pode ter uma base de limite pesquisando na net.

Uma dica, use o MSI Afterburner. Da pra brincar com mais segurança

adicionado 2 minutos depois

@debora rezende aaahhh taaa, o Wattman substitui o Amd Overdrive, saudades de usar o overdrive quando eu tinha amd.

Ainda recomendo usar o MSI rsrsrsrsrs

adicionado 5 minutos depois

E sim, só testando, brinque um pouco. Mas tenha em mente que, isso pode reduzir a vida útil da placa, mas de novo, são vários fatores, e estamos falando de DESGASTE.

Você precisa mesmo overclockar para melhorar algum jogo ou você tb só é um entusiasta como eu que gosta de ver até onde pode ir? rsrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo eu dei uma pesquisada aqui no reddit e um cara conseguiu botar 1375mhz, nao achei nenhum topico de brasileiros fazendo isso, só gringo mesmo, acho que vou na cara e coragem aumentando de pouquinho e pouquinho pra ver o que consigo fazer

 

será que pular de 1226 pra 1375mhz, caso eu consiga colocar o clock igual esse gringo, vai me dar um aumento de desempenho significativo? 

 

Sério que o msi é melhor? eu to tentando pelo wattman por ser justamente proprio da AMD...

 

e sobre precisar, eu nao to precisando ainda... eu só to na curiosidade mesmo, nunca tive pc gamer, agora tenho um modesto e quero aprender a mexer em tudo que eu puder kkkk provavelmente depois de ir ate onde puder eu devo voltar pras especs de fabrica da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@debora rezende KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 

te entendo

Não pule assim não, tome como limite 1375 então. Aumente de 10 em 10 então.

 

Mais uma coisa que você vai ver e acho que é uma das mais importantes tirando a temperatura: ARTEFATOS

Artefatos: riscos na tela, bugs, texturas com algum erro de visão. Se você chegar nisso, PARE, diminua em 5 até não ter mais e pare.

Isso porque esses caras testam até fazer a placa não aguentar mais, porém ser jogável, mas lembre-se, queremos um overclock saudável e que não atrapalhe a vida útil.

 

Outra coisa, temperatura, não deixe passar de 80/90C, pelo amor de Deus. Placas de video foram feitas pra aguentar até 100C, mas outra vez, saúde.

Qual jogo você ta testando?

 

E sim, use o MSI Afterburner (é uma interface MUITO mais amigavel e simples :3 )e baixe o Kombustor junto (ele pergunta se você quer na hr de instalar) É um teste de benchmarking do próprio MSI, só que é bem intensivo, na minha GTX550TI por exemplo, a rosquinha não passa de 20fps. Ótimo pra você saber seu limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo to testando no rainbow six mesmo, é o jogo que mais to jogando atualmente... no momento no pico tive o seguinte: 1340mhz clock, 1820mhz memory clock e temperatura 66 graus... na média 1040, 1331 e 55 graus respectivamente

 

nada de artefatos, tela piscando, travamentos nem nada... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo cara, olha que louco... eu aumentei nas configs que citei ali acima, fiz um benchmark no r6, anotei aqui e depois resetei tudo pras configs de fabrica e refiz o bench do r6... acredita que em alguns momentos a placa em stock deu mais fps que ela com esse pequeno OC? isso é possivel mesmo ou deu algum bug aqui? kkkkk que doidera

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...