Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O fim do CDMA já tem data marcada?


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

A muitos anos atrás, eu comprei uma linha da empresa "Vesper" que utiliza a tecnologia CDMA, com o aparelho azul da Nokia, homologado pela Anatel, com o passar dos anos eu consegui manter o plano e trocar o aparelho por outro Nokia preto 1508i, também homologado, com acesso a internet via "giro", do qual não pude usar porque meu CEP não teve disponibilidade.

vesper.jpg.9b2994c0e460e24c3f14262d3aa7ca81.jpgnok.jpg.1ac51dc52f8c216027fe4d73e1f1f147.jpg

Sempre acompanhei as ofertas das operadoras que mudaram de "Vesper" para "Embratel" e depois para "Claro" e notei que até dezembro de 2015 era possível fazer a troca ou reposição de aparelho comprando diretamente da empresa, sem que o plano fosse mudado, no meu caso é um pós pago, que se chamava "Livre", custava no inicio R$ 0,07 o minuto local e R$ 0,20 o minuto de celular, hoje é R$ 0,11 o minuto tanto local como celular, com o diferencial de que se não utilizar para fazer ligações não vem a conta, o grande inconveniente é que só funciona no local do CEP habilitado e não funciona dentro de casa, tem que sair na rua para conseguir sinal.

Hoje eu vi uma propaganda para mudar a tecnologia de meu CDMA para o 3G, com grandes vantagens ao assinante porém, sem manter o plano original, resolvi ligar para conferir a possibilidade de troca do aparelho e fui informado de que não há aparelho para reposição, sem previsão de entrega e sem possibilidade de migrar para o 3G mantendo o plano, só dá para manter o número com um plano novo.

No mercado paralelo ainda tem aparelhos homologados novos à venda com a observação de que a habilitação depende de autorização da operadora.

Tudo leva a crer que o CDMA esteja prestes a sumir do mapa ou que não dure mais tempo, já que existem noticias de que o chip SIM, da tecnologia 3G, deixará de existir em breve sendo substituído por um chip virtual.

Também vi artigos sobre pessoas que entraram na justiça obrigando a operadora a manter o serviço com a tecnologia CDMA.

É isso, minha dúvida é se alguém sabe quando não teremos mais CDMA em São Paulo, porque foi anunciado que o sinal analógico da TV seria desligado hoje as 13:00hs e até agora, 15:56hs, tá pegando bem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Apenas para referência pessoal: o sinal da TV analógica foi desligado mesmo, só não marquei a data e a hora aqui em São Paulo, o telefone citado no tópico continua a funcionar e o sinal da antena dentro de casa mudou de dois riscos para sete riscos (máximo), isso apenas perto da janela, se afastar dois metros para dentro, o sinal antes era zero e agora é um risco.

Fizeram alguma coisa para o sinal melhorar.

Já dá para receber e fazer ligações sem precisar ficar pendurado na janela ou ter que descer na rua.

Vi em alguns sites que é possível comprar aparelhos CDMA no mercado paralelo e quando tentar habilitar na Claro, não vai conseguir sem antes abrir uma reclamação na ANATEL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membro VIP

Atualizando minha situação, o aparelho começou a ligar apenas quando quer e resolvi ver como a operadora Claro está lidando com o assunto e o pronunciamento oficial é o seguinte:

Não vendem mais aparelhos de reposição porque não são fabricados e a única alternativa é migrar para a tecnologia 3G com a mudança de plano para um atual, não mantém o plano antigo.

Extra-oficialmente, no mercado-paralelo ainda são encontrados aparelhos que servem como reposição, bem como assistências técnicas que podem efetuar os eventuais reparos.

No caso específico da reposição do meu plano que é muito antigo, tem que abrir uma reclamação na Anatel e então um funcionário da empresa entra em contato num prazo de cinco dias e consegue habilitar o novo aparelho CDMA.

Pelo visto o CDMA ainda tem muito chão pela frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP

Para registro e atualização, até hoje 13Mai22, o meu CDMA continua a funcionar precariamente. O aparelho deu defeito no controlador de carga, consigo usar carregando a bateria em outro aparelho. Não existem ofertas de aparelhos CDMA novos no mercado, só tem usados, com defeito e sucata.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
  • Solução

Para os devidos fins; atesto a morte ou o fim do CDMA no Brasil em 19 de abril de 2023 entre 09:00 e 11:00 horas da manhã.

Eu sai por volta das 9 horas e quando voltei às 11 horas o telefone estava com a palavra "procurando" e sem sinal de antena:

tela.jpg.a923883ad6952ebb8db0e73fa957d2ba.jpg

Tentei fazer uma ligação e deu falha na chamada, tentei ligar para o meu número e deu que não foi possível completar a sua chamada, por favor verifique o número discado.

Entrei no site da claro e localizei a seguinte mensagem:

1.thumb.jpg.65773c2cc3c3dd262c1beb1a477b5c6a.jpg

Caso eu queira outra tecnologia tem duas opções nesta operadora:

2.thumb.jpg.6feb2f44f0985d59352be952e5327176.jpg

Com duas possibilidades, ou através do modem da Net ou através de chip de celular e ainda posso fazer portabilidade para a vivo que oferece o único plano de noventa reais. Não encontrei outras possibilidades de telefone fixo.

Aproveitei e tentei pegar o termo de quitação:

termo.thumb.jpg.0641f87dd07353c6bac7a04a847e4886.jpg

E lá estava o velho logotipo da Embratel, também tentei uma segunda via de conta:

fatura.jpg.127e3bae01749a2fad18a06b910bfe07.jpg

Ainda existem anúncios de aparelhos CDMA usados no mercadolivre e curiosamente no AliExpress tem um tal de Dongle para CDMA.

CDMA já era, virou passado igual orelhão de ficha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...