Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador mudando de velocidade ou ficou mais potente


Serjinho

Posts recomendados

E um da Mondial

Não entendo nada de eletronica

Eu mudo a chave para mais o fraco, 1

Que parece ate mais forte que o 3(a veloc mais alta)

 

Esse tipo de defeito, pode queima-lo ou da problema sério e não compensar consertar? Ja tem um mes que isso começou

 

adicionado 3 minutos depois

E se colocar no 3, o barulho fica mais alto. Acho meio estranho

Tenho certeza que ta mais potente que o normal, todo mundo aqui de casa concorda. E ta fazendo mais de 30 graus ultimamente. Sinto ele me resfrescar bem ate com mais de 2 metros de distancia ainda, na posição 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1* mês* ? Se não comprou usando,  você pode mandar para assistência técnica autorizada ou passar na loja para trocar se for um problema grave, tipo defeito de fabricação.

 

Desaconselho você mexer em ventilador você mesmo ^^ comece por coisa básicas pois a probabilidade de você queimar é grande X).

 

Observação:  não sei como funciona esse teu seletor de velocidade ... pode ser uma chave simples (dá para ver que tem problema quando o ventilador não liga hehehe) ou pode ter um transistor/regulador* ou outros componentes que podem ter problemas . Normalmente um circuito simples.

 

Só abrindo mesmo... mas, repito, se tiver dentro da garantia mais antes levar na loja ou autorizada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

1* mês* ? Se não comprou usando,  você pode mandar para assistência técnica autorizada ou passar na loja para trocar se for um problema grave, tipo defeito de fabricação.

 

Desaconselho você mexer em ventilador você mesmo ^^ comece por coisa básicas pois a probabilidade de você queimar é grande X).

 

Observação:  não sei como funciona esse teu seletor de velocidade ... pode ser uma chave simples (dá para ver que tem problema quando o ventilador não liga hehehe) ou pode ter um transistor ou outros componentes que podem ter problemas . Normalmente um circuito simples.

 

Só abrindo mesmo... mas, repito, se tiver dentro da garantia mais antes levar na loja ou autorizada.

 

Pois é, venceu a garantia ha muito tempoo

 

adicionado 2 minutos depois
agora, Serjinho disse:

 

O estranho é o som/barulho ser o mesmo, como não se tivesse problema. Me entende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Serjinho disse:

Pois é, venceu a garantia ha muito tempoo

hum... então se não quiser mandar para alguém consertar e mesmo assim você quer fazer você mesmo

 

posta as fotos aqui da chave seletora e o que tiver ligado a ela ... ou seja, abre a bagaça. 

 

PORÉM, você tem que saber que para você se aventurar a consertar o teu ventilador você vai precisar de um multímetro, ferro de solda, fio de solda, talvez um sugador de solda+ alguma coisa a mais dependendo do circuito... fazer algumas experiências você soltando/soldando* fios e outras coisa antes de pegar o ventilador ^^ De fato, pode sair mais barato você ir para um carinha que já faz isso ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Geralmente, esses ventiladores possuem um capacitor com vários fios, na verdade são vários capacitores juntos em uma peça só, a combinação dos fios desse capacitor é que determina a velocidade, essa combinação é feita pela chave seletora de velocidade. Alguma alteração na capacitância dos capacitores, alteram diretamente a velocidade, ou, algum defeito na chave seletora.

 

Se já faz 1 mês que está funcionando assim, não acho que possa vir a queimar. O que pode acontecer é parar de funcionar pelo eventual defeito se agravar.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas se estivesse alterando a velocidade para a 2 ou 3 por exemplo, aumentario o som do motor e das pás, porque me lembro como é, não tem tanto tempo que estava funcionando normal. Me desculpe os erros de português e a insistencia em saber sem passar todos os detalhes.  

Não mandei pra assistencia ainda, porque to apertado financeiramente, mas vou levar.

 

adicionado 0 minutos depois
26 minutos atrás, Fervolt disse:

Olá,

Geralmente, esses ventiladores possuem um capacitor com vários fios, na verdade são vários capacitores juntos em uma peça só, a combinação dos fios desse capacitor é que determina a velocidade, essa combinação é feita pela chave seletora de velocidade. Alguma alteração na capacitância dos capacitores, alteram diretamente a velocidade, ou, algum defeito na chave seletora.

 

Se já faz 1 mês que está funcionando assim, não acho que possa vir a queimar. O que pode acontecer é parar de funcionar pelo eventual defeito se agravar.

 

Att,

Pois é, mas se estivesse alterando a velocidade para a 2 ou 3 por exemplo, aumentario o som do motor e das pás, porque me lembro como é, não tem tanto tempo que estava funcionando normal. Me desculpe os erros de português e a insistencia em saber sem passar todos os detalhes.  

Não mandei pra assistencia ainda, porque to apertado financeiramente, mas vou levar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço faculdade eng, passei até em Direito, mas meu português é um lixo ^^  Não se preocupe com isso uhahuaah Desde que esteja inteligível para min está de boa de minha parte ^^

 

Acho que o caso já está encaminhado mais ou menos fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...