Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

System CCE SS 8800, restaurando.


Posts recomendados

Comprei a alguns dias atrás, este system, que tem vários problemas, só que eu consegui o esquema. A primeira coisa que quero fazer é trocar os capacitores de filtragem da fonte, e depois preciso trocar 2 circuitos integrados que são equalizadores, agora só uma banda tá funcionando. Vou falando de outros defeitos conforme eu for restaurando.  Segue em anexo o esquema.

CCE SS8800.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio  Eu fiz isso, mas não adiantou, eles são deslizantes e tem 2 trilhas, uma pra cada canal, limpei bem com limpa contatos, mas infelizmente não adiantou. Eu acho estranho, este CI equalizador só funcionar uma banda. O normal não seria já pifar de vez? Eu até pensei que fossem os capacitores do circuito, mas eles alterariam o valor somente, fazendo um corte de frequencia diferente, só isso. Ele tem 5 bandas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Que raiva, eu crente que iria achar os 2 CIs pra trocar, comprei sem ver a placa direito, caí do cavalo. O pior é que pesquisando na internet, pra esse modelo, só tem o mesmo esquema errado. Eu não vou pagar 35 reais num componente, isso é um absurdo, os que eu comprei eu paguei 2 reais cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, depois de muita demora , hoje consegui ir na Sta Ifigênia. Lá tinha 2 lojas de esquemas, numa delas eu achei o do meu modelo de CCE. Acontece que é idêntico ao que eu encontrei na internet. Não é possível que eu não ache os componentes na placa. A pessoa que me atendeu, me garantiu que o esquema é original do aparelho. Eu vi no papel, não tem o que tirar do esquema que tenho. Será que eu sou tão nó cego que fico perdido na placa? rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imaginei que tivessem colocado um código errado do modelo no painel, mas procurei várias imagens na internet, e todos coincidem com o aparelho que tenho. Fazendo testes, descobri que a banda que tá funcionando é só de um canal. Uma coisa que tenho dificuldade é de desconectar o conector dos cabos, são muitos, não sei se tem algum tipo de trava, eu forcei mas não consigo, tenho medo de arrebentar na parte da solda destes conectores. Quero passar limpa contatos em todos eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Eu vi o datasheet de outro equivalente, lá realmente ele menciona tape deck, mas  parece que é um tipo de pré amplificador, que serve pro rádio também. Na minha ingenuidade, eu vi o componente muito parecido com o CI equalizador do esquema, sendo com 18 pernas e da mesma forma. Eu tava achando estranho o fato de ter apenas um, sendo que teria que ter 2, um pra cada canal.  Agora é ver na placa outros CIs para achar qual é o equalizador.

adicionado 7 minutos depois

@Mestre88 Quanto ao contato, tirei uma foto.

 

IMG_0052.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlosst , o seu erro é achar que existe um CI como equalizador.

O equalizador é feito com circuitos RC para cada banda, e o CI é apenas um amplificador operacional.

Nesse caso, creio que seja um quádruplo amplificador operacional, a julgar pela quantidade de pernas.

Pode que um deles esteja queimado inutilizando o canal correspondente.

Para entender melhor, consulte na internet um controle de tonalidade com CI, e entenderás como funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira Eu sei como funciona, ou penso que sei, rs. Analisei na internet um circuito usado pra isso, e identifiquei no esquema que "era" pra ser deste som. Segue a foto da parte do esquema errado. Como eu disse antes, eu tinha até comprados 2 BA 3812L.

Captura de tela de 2017-05-14 14-52-41.png

adicionado 7 minutos depois

Como eu citei acima, apenas uma banda funciona, e de um canal só, isso eu acho muito estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Eu vi o datasheet de outro equivalente, lá realmente ele menciona tape deck, mas  parece que é um tipo de pré amplificador, que serve pro rádio também. Na minha ingenuidade, eu vi o componente muito parecido com o CI equalizador do esquema, sendo com 18 pernas e da mesma forma. Eu tava achando estranho o fato de ter apenas um, sendo que teria que ter 2, um pra cada canal.  Agora é ver na placa outros CIs para achar qual é o equalizador.

adicionado 7 minutos depois

@Mestre88 Quanto ao contato, tirei uma foto.

 

IMG_0052.JPG

Não, o KA2228 serve apenas para o tape deck. Ele é pre amplificador sim, mas é pra amplificar o sinal das cabeças de reprodução do tape deck. Tem lá um circuito de seleção também, pra através dos botões você escolher a fonte sinal a ser gravada. nas fitas.

Quanto ao soquete é o mesmo que eu mencionei, este que está no centro da foto. Se retira a parte plástica branca que está do lado esquerdo e levanta os cabos com cuidado, e ao mesmo tempo pressione os contatos de metal que estão abaixo da tampinha.

O CI do equalizador está no painel, essa placa aí é referente ao tape deck e o rádio. No canto abaixo dá pra ver os fios dos cabeçotes e ao lado direito se vê as bobinas de FI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, eu não vi o óbvio, kkk. era só acompanhar um pouco as trilhas. Mas eu tava tão seco que eram aqueles circuitos que comprei, que nem vi direito o que estava mais próximo dos potenciometros. É o Ba 3822L, achei o datasheet, e ele trabalha sozinho pra 2 canais, acho que vou conseguir achar ele fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui tentar ressoldar uma solda fria do CI de equalização. Não sou muito bom com solda, soldei, retirei a solda e soldei de novo, rsrs. Foi muito tempo, acabou que agora não sai som nenhum.

adicionado 36 minutos depois

A solda fria em questão é  o pino 2. Não tem nada a ver com a alimentação e entrada, que estão na outra extremidade do CI. Não deveria dar problema.  Eu to pensando em trocar o capacitor assinalado, deve ter algum problema na alimentação, pra danificar o CI.Segue o esquema do datasheet.

Foto editada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlosst disse:

Poxa, eu não vi o óbvio, kkk. era só acompanhar um pouco as trilhas. Mas eu tava tão seco que eram aqueles circuitos que comprei, que nem vi direito o que estava mais próximo dos potenciometros. É o Ba 3822L, achei o datasheet, e ele trabalha sozinho pra 2 canais, acho que vou conseguir achar ele fácil.

Aquele receiver que eu estou montando usa esse CI, eu retirei da sucata de algum aparelho da CCE que não sei o modelo, era um 3 em 1 com toca discos. Então já conheço bem ele.

Se tiver sem alimentação não funciona nenhum canal.

Quanto a pinos que podem dar mal contato e só funcionar um lado veja esses que estão ligados nos extremos dos potenciômetros (17, 18, 19 e 20).

Esses capacitores que estão nas entradas e saídas, dá uma olhada neles. As vezes não aparentam estar ruins mas estão.

Embora esse seja o esquema do datasheet, lá no aparelho está do mesmo jeito, porém as vezes com alguns valores diferentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei que não sai som nenhum, mas me enganei. Encostando o ouvido no alto falante, dá pra ouvir bem baixinho o som. Vou verificar esses capacitores citados.

adicionado 5 minutos depois

@Mestre88 Vou fazer uma pergunta de leigo: eu posso fazer um by pass? ou seja, ligar a entrada à saida do equalizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...