Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando sozinho "frio" e normal depois de "quente"


Posts recomendados

Olá pessoal, desculpem o título esquisito mas sinceramente eu não sei como melhor descrever o que está acontecendo com meu PC.

Ele é relativamente novo (menos de 2 anos) e nunca sequer deu um probleminha ... 

 

Eis que nesse fim de semana fui jogar logo cedo e o PC desligou.... puf, morreu.. aí fica tentando ligar... na primeira... parece que vai ligar... e puf.. na segunda... é mais curto e já puf... e por aí vai.. até que eu desligo a chave da fonte atras dele pra ele parar de tentar... religo a fonte (sempre desligo ela quando desligo o PC independente de desligar o filtro de linha) .... aí religo a fonte ... mas não aperto o botão de ligar o PC... espero um pouco e ele liga como se nada tivesse acontecido.. nem erro de desligamento dá... 

 

Observações: Se quando eu ligo espero um pouco e deixo ele ligado assim só no windows, sem jogar nem nada.. ele não desliga sozinho.. só quando força mesmo.. por isso falei que parece carro a álcool.. depois que "esquenta" ele para com isso e aí posso jogar... dá a impressão que, (desculpem minha ignorância) .. a fonte não "encheu" e se coloco um jogo que exige mais energia.. ele morre.. se eu esperar um pouco antes de iniciar o jogo.. aí ele não morre mais.. posso ficar horas jogando, rodei testes no 3dmark de stress de todos os tipos e nada... temperatura, tudo ok... alguém já viu isso???

 

Bom meu PC:

 

Fonte: EVGA SuperNova 750 B2

MoBo: Z97M-Plus/BR

Processador: i7 - 4790K

RAM: 16GB

VGA: GeForce EVGA GTX 970

HD: 1º  SD de 240Gb, 2º Normal de 2Tb (só os arquivos de sistema ficam armazenados no 1º HD, jogos e demais arquivos no segundo)

Cooler do Processador: WaterCooler (agora não me lembro o modelo) é da CoolerMaster... 

Ligação na rede elétrica: Filtro de Linha Clamper Multiproteção com 8 tomadas.. (das quais só 3 são usadas: PC, Monitor  e Caixas de Som)

Windows 10 pro 64bits

 

 

Nunca vi problema desse tipo, e não sei o que possa ser.. por isso coloquei no setor de fontes.. porque superaquecimento de CPU ou GPU eu achei menos provável.. já que como referência novamente ao título do tópico .. o PC começou a dar isso depois de frio... se eu ligar ele poucas horas depois dele ter parado de dar isso eu posso jogar numa boa que ele funciona normalmente... 

 

Abraços,

Espero que alguém possa me dar uma esperança aqui.. eu não conheço nenhum técnico, pois na verdade sempre me virei sozinho ou com ajuda de internet/forum, etc... garanto que se eu levar principalmente na Sta Ifigênia, vão me obrigar a comprar coisa que não preciso... ou mais do que preciso... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Barry Neto N Fernandes Quando você diz que espera um pouco no Windows....você notou se há atividade no SSD/HD (luz indicadora piscando demais). Se isso ocorre é que algo está demorando a carregar e "atrasando" o sistema.

Mas não descarte problema com a fonte, apesar de ser excelente. Experimente com outra fonte se o prblema continua.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rare earth Então as únicas luzes que tenho são a do botão Power (que é a unica que ocila quando processa) que não reparei nada de anormal, e dois leds, um do cooler do processador e uma das ventoinhas dos HDs que na verdade são mais decorativas mesmo... 

 

O problema as vezes faz o windows exibir uma tela azul dizendo que "ocorreu algum problema" e aparece uma carinha assim  : (  antes de desligar e ficar tentando ligar de novo.. mas isso foi só uma vez.. das outras ele só desligou mesmo sem avisar nada... 

 

Se eu esperar um pouco com ele em Standby digamos assim, fonte com a chave no ligado, filtro de linha ligado e PC desligado .. eu consigo ligar de novo.. aí ele inicia normalmente o windows.. e consigo fazer qualquer coisa... mas parece que pra jogar.. eu preciso esperar um pouco... como eu disse.. parece que o PC precisa "encher" ou "esquentar" pra eu rodar algo mais pesado.. 

 

O PC é relativamente novo mas não tão novo.. está bem limpo quando abri ele ontem pela primeira vez... uso ele praticamente mais pra jogar mesmo.. nunca deu nenhum problema... 

 

Quanto a sugestão... preciso arrumar alguém pra me emprestar uma fonte .. .. mas por enquanto, aguardo mais respostas ou perguntas, testes pra eu fazer etc pra descobrir o que é...

 

Obrigado e abraços!

adicionado 27 minutos depois

bom, acabei de testar e tá bem confirmado que se eu espero um pouco antes de iniciar o jogo ele não dá mais problema.. é sempre depois de um intervalo sem ligar e se logo que ligo já entro no jogo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, já postei o problema na parte de "fontes" suspeitando da mesma... porém vou postar novamente aqui pois não tenho como ter certeza se é isso mesmo e com mais detalhes sobre o problema que, conversando com algumas pessoas, parece um problema bem incomum... minha intenção primeiramente é diagnosticar qual a origem do problema, fonte, placa-mãe, placa de vídeo etc.. pois isso tá muito difícil de detectar... e também listar algumas coisas que eu talvez eliminaria. Eis a descrição do problema.

 

Primeiramente o gostaria de dizer que só ocorre quando o PC fica algum tempo desligado... se ele esteve ligado a poucas horas ou minutos o problema não ocorre, normalmente é de um dia para o outro... (noite de um dia para a manhã do outro ou mais)

 

O PC liga normalmente entra no Windows e funciona sem problemas, posso executar qualquer tarefa básica (navegação, multimídia etc.) porém, quando inicio um game, poucos minutos depois o PC da uma travada rápida e desliga... e uma vez desligado ele fica tentando ligar novamente (sozinho) mas não chega a sequer dar boot... na primeira tentativa ele parece que vai ligar e morre... na segunda é mais curta... mal acende a luz do power e morre... e sequencialmente ele tenta ligar e morre até simplesmente esgotar e não liga mais....

 

Eu desligo a chave da fonte (procedimento que sempre faço ao desligar o PC) porém não desligo o filtro de linha (que normalmente o faria) e religo a fonte. Espero alguns segundos.. cerca de menos que um minuto. Ele liga normalmente, não dá mensagem de erro de desligamento nem nada. Entra no Windows normal como se nada tivesse acontecido. Se eu tentar fazer esse procedimento e não esperar esses "segundos" ele vai tentar ligar e vai morrer antes do boot.   

 

Se eu após religar o PC e novamente tentar executar algum jogo, poucos momentos após a inicialização completa, o problema ocorrerá novamente, porém se eu esperar alguns minutos com o PC ligado, executando tarefas simples como descritas acima ou mesmo apenas deixá-lo ligado ao tentar executar algum jogo (independente de se for um jogo menos ou mais "pesado") ele não apresenta qualquer problema e posso jogar por horas, sair, entrar de novo, jogar outro jogo.. ou seja o PC funciona normal. 

 

Algumas coisas que gostaria de considerar que acho pertinente onde mesmo não sendo especialista gostaria de saber se é coerente eu eliminar ou não como possível causa:

 

- Superaquecimento de qualquer componente - na minha opinião não procede, pois é justamente o PC frio que dá esse problema, depois que "esquenta" não dá mais;

- Já mencionaram possível problema com ressecamento ou qualquer coisa do tipo ligado a pasta térmica - Bom nesse caso seria o mesmo problema de superaquecimento e volto ao item anterior (o PC funciona sob stress horas a fio depois de quente), salientando que o PC tem menos de 2 anos e não é utilizado com muita frequência nem tenho o costume de largar ele ligado "fazendo nada". 

- Coolers: Todos funcionando, inclusive as 2 da placa de vídeo aciona como sempre quando atinge uma certa temperatura e também vale considerar que o processador do PC tem cooler de água.

- Poeira ou sujeira: como todo PC depois de aberto, existe poeira, mas muito pouca nada relevante;

- O PC não fica confinado em espaço fechado, fica em cima da mesa com bastante ventilação (novamente voltando ao item de superaquecimento que eu acho que posso desconsiderar)

- Capacitores da placa-mãe: Não sei se estão todos visíveis, porém os que vi nenhum apresentou deformidade, vazamento ou estufamento; 

- Capacitores da placa de vídeo: Não estão visíveis pois o dissipador não permite que eu os veja;

- Capacitores na fonte: Na verdade minha maior suspeita porém a fonte é fechada e também não tenho como vê-los.

 

Outras considerações:

Comprei pela Steam o programa 3dMark para ter acesso a todos os testes e detalhamento de resultados de performance e comportamento dos componentes.

- Após rodar diversos testes, as temperaturas da GPU e da CPU permaneceram na linha de normalidade, fiz até testes que forçam além da capacidade da máquina, onde mal consigo menos de 15 fps e sem problemas com temperatura... o 3dMark faz diversos loops a fim de stressar a máquina. sem alterações... se der posto até o gráfico de resultados aqui depois.

 

Abaixo não menos importante segue a configuração completa do meu PC:

 

Fonte: EVGA SuperNova 750 B2

MoBo: Asus - Z97M-Plus/BR

Processador: Intel - i7 - 4790K

RAM: 16GB

VGA: GeForce EVGA GTX 970

HDs: 1º  SD de 240Gb (Sistema), 2º Normal  de 2Tb (onde os ficam os demais arquivos e onde os jogos são alocados)

Cooler do Processador: WaterCooler (agora não me lembro o modelo) é da CoolerMaster... 

Ligação na rede elétrica: Filtro de Linha Clamper Multiproteção com 8 tomadas.. (das quais só 3 são usadas: PC, Monitor  e Caixas de Som)

Gabinete: PCyes Java

Windows 10 pro 64bits

 

Desculpem o texto longo, e agradeço muito quem puder me dar alguma dica ou algum palpite do que seja, ou mesmo alguma sugestão de teste. O negócio vai ter que ser via eliminação pelo que parece.. se me ajudarem a confirmar alguma das citadas já é de grande ajuda. 

 

Só umas considerações finais: Eu não tenho costume de colocar eu mesmo a mão na massa, confesso que tenho muito receio porém não conheço nenhum técnico ou alguém que tenha conhecimento para mexer no PC então estou meio sem opções ... o problema ocorre exclusivamente nessas condições, fica difícil levar o PC para alguém simplesmente ligar pra depois falar.. "ué, tá normal" ... 

 

Obrigado e Abraços!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi um tópico parecido aqui no fórum cujo o problema era mal conexão dos cabos da fonte, tente retirar todos os cabos e coloca-los novamente.

 

Caso tenha medo de mexer, geralmente mexer em cabeamentos não tem risco nenhum de danificar o equipamento se feito da maneira certa.

 

-Retire o cabo da fonte, e de preferência todos os demais cabos da traseira do pc.

- aperte 5 vezes o botão de power do gabinete (isso tira vestígios de eletricidade da placa).

- Encoste em uma grande superfície de metal ou metal aterrado, ou a um equipamento aterrado pra tirar estática do corpo.

-Abrir painel lateral...

-Todos os cabos da fonte tem uma trava, aperte a trava e puxe o conector.

-NÃO RECOMENDO porém, alguns técnicos usam o limpa contatos.

-E por fim encaixe novamente o cabo, a maioria faz um clik quando encaixa corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo_silver Vou tentar fazer isso primeiro sim... tenho sim receio de mexer.. e também não quero sair desmontando tudo sem ter uma direção.. placa-mãe, fonte etc... 

 

@NascarBR Um amigo meu se prontificou em emprestar a fonte dele para eu fazer o teste... infelizmente o teste é chato porque o problema só dá nessas condições específicas que falei... se o PC tiver sido poucas horas antes já não dá o problema ... mas vou testar sim.. ao menos se o problema persistir já excluo o item que eu mais suspeito... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
36 minutos atrás, Barry Neto N Fernandes disse:

@Paulo_silver Vou tentar fazer isso primeiro sim... tenho sim receio de mexer.. e também não quero sair desmontando tudo sem ter uma direção.. placa-mãe, fonte etc... 

 

@NascarBR Um amigo meu se prontificou em emprestar a fonte dele para eu fazer o teste... infelizmente o teste é chato porque o problema só dá nessas condições específicas que falei... se o PC tiver sido poucas horas antes já não dá o problema ... mas vou testar sim.. ao menos se o problema persistir já excluo o item que eu mais suspeito... 

Sim, é o melhor a se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NascarBR e @Paulo_silver ... Só pra constar ... postei também em outro fórum o problema para o maior número de opiniões possíveis e tive essa resposta que vou compartilhar aqui ... para opinião do pessoal aqui do fórum e também como adendo a mais informações... Na minha opinião parece um teste bem válido e completo porém, já foge da minha competência/coragem de fazer algo tão invasivo assim no PC... e já conversando com um amigo ele disse que me empresta a fonte dele para fazermos uma troca para testes... a dele é uma Corsair AX 850 

 

Abraços!!!

 

Citação

A CPU é a mais esquentadinha da série i7 47xx suportada por essa Mobo. Considerar a temperatura e monitorar com o CPU_ID H/W Monitor, poste um print aqui.

- Teste as memórias uma de cada vez, use o Memtest86 ou o "Diagnóstico de memórias do Windows"
- Teste os HDs, use o HDTune. Faça um print das abas "Health" e "Erro Scan" após passar o teste e poste prints aqui.
- Teste a fonte em outro PC sabidamente bom ou o teu PC com outra fonte. Pode abrir a fonte e procurar por capacitores estufados, trincados ou com vazamento.
E, sinto muito, mas
- É necessário desmontagem geral da placa-mãe do gabinete para inspeção visual, procure por capacitores estufados, trincados ou vazando. Procure também por sinais de oxidação.

Sugestão.
Como a necessidade de inspecionar visualmente a placa-mãe é inadiável, o bom é partir logo para a instalação de bancada. Implica em desmontagem do PC com remontagem fora do gabinete e sobre uma bancada com apenas o essencial para o boot mínimo:
Mbo+CPU+Memórias+Vídeo onboard+Teclado/Mouse+Fonte+Monitor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...