Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adobe Flash Player: Bugs, flags, travamentos resolvidos ao navegador Puffin Web


Posts recomendados

:oops:Se você é daqueles que possuem computadores ou laptops antigos, deve ter se deparado com as atuais dificuldades existentes para reproduzir vídeos no formato SWF ou através de seu navegador de Internet, usando o tradicional Adobe Flash Player. Não é só pelo lançamento na década atual dos vídeos em 720p e 1080p, 4K HD, etc. Mesmo nas resoluções antigas, 240p e 360p, há uma perda da naturalidade de reprodução dos vídeos. Muitos devem ter se perguntado e procurado pela internet o que causa essa perda.

 

No decorrer das atualizações do plugin Flash Player, a Adobe tem implementado novos algorítmos e recursos para que máquinas mais potentes pudessem aproveitar e reproduzir vídeos com melhor qualidade de áudio e vídeo, entrando em competição com as novas tendências de reprodução de vídeos em páginas da web, sem a necessidade de se utilizar Flash, ou mesmo pela utilização de novos reprodutores já embutidos nos navegadores. Com isto, nossos equipamentos antigos ficaram limitados e ainda não se sabe ao certo por que os mesmos vídeos em 240p e 360p do YouTube que antes eram reproduzidos naturalmente por estes equipamentos, com o auxílio de placas de vídeo onboards de apenas 128 mb, agora dão o que fazer para serem visualizados pelos mesmos componentes de hardwares.

 

E ainda, não há de se estranhar se o seu mais atual smartphone também travar ao executar vídeos com o auxílio do Flash. Isto nos traz a seguinte hipótese: a Adobe errou em algum momento na elaboração dos seus códigos, incorporou em alguma atualização esse erro e não houve se quer comprometimento para ir atrás do problema e resolvê-lo, deixando que o lançamento de máquinas mais potentes pudessem suprir este problema, agora e em um futuro próximo. Isto realmente é um desrespeito com o consumidor ao forçá-lo a se migrar para tecnologias novas e ao aumento do lixo eletrônico não processado e mesmo sem qualquer tipo de suporte para ser reciclado e reaproveitado, desperdiçado na natureza.

 

Não obstante, com tudo isso, a esperança no fim do túnel parece chegar aos poucos a esses usuários. A competição de mercado existente entre os diversos navegadores obrigou com que as novas tecnologias moldassem a forma como as páginas são navegadas, ao atingir a agilidade plena como são processadas e visualizadas, utilizando poucos dados baixados e auxiliados por navegação em nuvem. Esperança porque isto exige menor quantidade de recursos operacionais e de hardwares, dando um gás para as máquinas antigas, inclusive nas reproduções de vídeos embutidos.

 

Será que a Adobe se sentirá obrigada a entrar nessa onda também, temendo a perda de mercado por vídeos without flash?

 

 

TUTORIAL

 

Como sou um dos usuários que ainda tenta aproveitar a última gota do computador antigo e ao observar as diferenças de reprodução de vídeos Flash entre este computador e a atual tecnologia TV box, pesquisei alguns pontos na Web com relação à resolução de problemas de travamento, bugs e flags no Flash Player e fiz uma lista do que se deve observar para que sua máquina ganhe desempenho e mesmo consiga resolver tais problemas.

 

 

1. Não atualize o driver da sua placa de vídeo no Windows!

 

Muitos programas utilitários fornecem a opção de atualizar os drivers instalados em seu computador. Buscam em um banco de dados online os drivers mais atuais e instalam em sua máquina sem ao menos realizar algum teste de compatibilidade. Além disso, muitos programas instalam a versão que "acham" ser a mais atual para um determinado driver de vídeo, por exemplo, e que, na verdade, está instalando outro driver de vídeo, de outro modelo e marcas diferentes, gerando mais dor de cabeça.

 

Portanto, prefira o Windows Update ao invés desses programas. Prefira, ainda, o driver que já vem instalado em sua máquina ao invés de qualquer outra fonte. Se você formatou o computador, não pare por aí. Substitua os drivers padrões do Windows. Busque os drivers originais na página do fabricante, informando modelo, ano e número de série de seu equipamento. E antes de formatar, tenha todas as informações possíveis sobre estes drivers, armazenadas em local seguro, para depois realizar tal procedimento.

 

 

2. Prefira seu navegador rodando em um SSD do que em um HD

 

Pouco disto pode estar relacionado com o desempenho de vídeos para alguns experts, mas é uma informação valiosa. Atualmente, dispositivos SSDs estão "barateando". No lugar dos tradicionais HDs, fazem com que sua máquina execute até 20 vezes mais rapidamente seus programas. Com meu Intel T4300 Dual Core 2.10 GHz, na entrada interna SATA 1, acoplo um SSD de 128 Gb, conseguindo até 3 vezes mais velocidade de carregamento dos programas.

 

 

3. Desista do Internet Explorer e instale navegadores rápidos e bem comentados

 

Faça o que eu digo, mas evite fazer o que faço, rsrsrsr... Tenho testado o UCBrowser. Muitos vão falar que é um software chinês e que devemos tomar cuidado com nossas informações. Realmente um navegador rápido e que exige menos de meu computador. Comparado ao Chrome, exige muito menos. Tem menor quantidade de plugins, mas passíveis de se obter outros através do Chrome Web Store. Com o auxílio do Cloud Boost e do Adblock, aí que tudo fica mais perfeito ainda.

 

Neste navegador, ainda é possível bloquear itens nas páginas de forma manual, personalizando o que deseja que seja exibido e evitando ainda mais os conteúdos maliciosos e que de nada traz de útil ao usuário. Menos recurso é despendido e há uma melhora na reprodução de vídeos em Flash Player, o qual talvez não necessite ser instalado em sua máquina por vir diretamente embutido no navegador (built-in). Prefira navegadores rápidos que tenham o Adobe Flash Player built-in, o qual é configurado de acordo com o próprio fabricante do navegador.

 

Se você gosta de NetFlix, que triste, não use UCBrowser. Ele não possui o plugin necessário para execução de conteúdo. Mas, como falei, há mais navegadores rápidos sendo lançados.

 

 

4. Desmarque a opção "Aceleração de hardware" no seu Flash Player

 

A menos que tenha uma boa placa de vídeo, realize este passo caso tenha o Flash Player instalado separadamente na sua máquina. Vá em "Painel de Controle" e procure pelo ícone "Flash Player" ou "Adobe Flash Player". Procure a opção informada no título e desmarque-a. Vários relatos sugerem que isto resolve a maioria dos casos.

 

 

5. Flash Player duplicado no Chrome? Remova e mantenha apenas um!

 

Em navegadores que fazem parte do projeto Chrome, digite na aba de endereço "chrome://plugins". Caso tenha duas versões, sejam elas PPAPI e NPAPI, cancele uma das duas, clicando em "Desativar". Prefira deixar aquela que já venha instalada junto ao navegador. Para isto, basta ler o diretório onde se encontram e verificar que a built-in está no mesmo diretório que o navegador encontra-se instalado.

 

 

6. Ainda não resolveu? Reinstale o Adobe Flash Player e o navegador

 

Reinstalar pode solucionar muitos problemas de programas. Se estiver usando a versão built-in, desinstale o navegador de Internet e, logo em seguida, se estiver com o Adobe Flash Player também instalado, remova-o, usando ou não o desinstalador fornecido pelo site da Adobe Flash. Execute uma limpeza do sistema, usando, por exemplo, o CCleaner, o Wise Disk Cleaner ou mesmo a limpeza de disco do Windows. Retire entradas de registro inválidas de forma segura, usando o Wise Registry Cleaner, por exemplo. Reinicie o computador. Feito isso, reinstale apenas o navegador e faça o teste. Há relatos de que o Adobe Flash Player instalado manualmente pode dar incompatibilidade com outros drivers do sistema operacional, como placa de áudio e bluetooth.

 

 

7. Escolha quais programas devem ser iniciados junto ao Windows

 

Caso ainda não tenha êxito, tente anular a execução de certos programas desnecessários para você logo quando inicia o Windows, como por exemplo, pacotes do Microsoft Office, do Libre Office, de outros Offices, do Easeus Watch caso tenha programas dessa empresa instalados, dentre outros exemplos. Você pode fazer isto usando o programa CCleaner. Vá na aba à esquerda, em "Ferramentas (Tools)" e clique em "Inicialização (Startup)". Clique sobre o arquivo .exe desejado e clique em "Desativar". Não exclua-o, pois poderá voltar a reativá-lo caso o sistema apresente problemas. Tenha certeza do que esteja fazendo, sobre qual arquivo está desativando. Isto gera menor dispêndio de recursos de sua máquina e ajudará reproduzir melhor os vídeos.

 

 

8. Desative plugins ou addons desnecessários em seu navegador Chrome, Firefox, Opera, etc

 

Para o Chrome e derivados, você pode seguir passos semelhantes como falado no item 5. Para os outros navegadores que possuem plugins acoplados, acesse as suas respectivas opções e desabilite plugins de propagandas, de informações climáticas, de pesquisa, dentre outros que achar desnecessário. Saiba que muitos desses plugins podem ser substituídos por programas próprios, individuais, que podem ser instalados ou usados como portable ao Windows, não necessitando de sobrecarregar seu navegador de Internet.

 

 

9. Use Antivírus leve

 

Procure um bom antivírus compatível com sua máquina e que exija a menor quantidade de recursos possível. Configure-o adequadamente para não fazer mais do que o necessário da proteção adequada para o seu perfil como usuário da rede. Alguns antivírus podem influenciar significativamente sobre a reprodução de seu Adobe Flash Player. Sugiro o COMODO Antivírus ou COMODO Internet Security.

 

 

10. Mesmo assim, os problemas persistem? Para Android, há solução! Puffin Web Browser

 

Tenho testado vários navegadores para sistema operacional Android e dentre eles poucos vi reproduzir vídeos ou streamings em Flash Player. Desses, apenas dois observei que reproduziram conteúdos sem travar áudio ou vídeo. O plugin Video WithOut Flash para o Firefox Android pode auxiliar muitos usuários, mas ele não consegue suportar, mostrar todos os tipos de conteúdos Flash. Além disso, também se encontra desatualizado e depois de um certo tempo de reprodução de vídeo, pode começar a travar.

 

Nas últimas versões do Firefox, o app Adobe Flash Player tem apresentado incompatibilidade de execução. Portanto, apenas esses dois navegadores, UCBrowser e Puffin Web Browser apresentaram reprodução adequada de vídeos. O UCBrowser deve ser usado juntamente com o app Adobe Flash Player instalado. Desabilite qualquer outro navegador que possua em seu dispositivo, para ter melhor performance e evitar incompatibilidades.

 

O melhor atualmente é o Puffin Web Browser, o qual não necessita do app Flash Player estar instalado. O plugin já vem como built-in no navegador. Entretanto, Puffin Web Browser, apesar de vir com aceleração de carregamento de páginas da Internet na nuvem, não apresenta AdBlocker. Para quem não se importa com isto, tirará muitas vantagens do seu reprodutor Flash. Não é necessário uma máquina potente para reproduzir os conteúdos de forma natural. CloudMosa realmente fez um grande feito ao tentar corrigir o problema de execução de conteúdos em Flash. Com o Puffin Web Browser, é possível selecionar o nível de qualidade dos vídeos e das imagens em Flash que você deseja que seja reproduzido, a fim de economizar dados móveis, ou mesmo dados de Wireless. Com isto, seu algorítmo permite reprocessar os dados rapidamente e transmitir com maior suavidade os conteúdos, bem próximo ou mesmo de forma natural.

 

CloudMosa não deixa claro como isto acontece, como esta compressão acontece. Mas é óbvio que o caminho do "conserto" é por aqui.

 

Tomara que Puffin Web Browser possa sair para Windows e para outros sistemas operacionais em breve!

 

 

FALTOU ALGUM CONTEÚDO A ESTE TÓPICO? TEMOS A SUA EXPERIÊNCIA DIANTE DESTE ASSUNTO? ESCREVA ABAIXO!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...