Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EC ou CC? Ou ainda, SI?


Posts recomendados

 

Olá!

Tenho dúvida de qual graduação devo fazer: Ciência da Computação ou Engenharia da Computação? Ou ainda, Sistemas da Informação?

Eu gosto muito das engenharias em si, gosto de exatas... Mas como já ouvi muito falar que EC é bem mais hardware e CC bem mais software fico com uma dúvida terrível, pois penso que programas são interessantes...

Se onde eu moro tivesse Eng. de Software eu não teria mais nenhuma dúvida! É uma engenharia e é ligado a software... Mas infelizmente não tem. Aqui tem CC, EC e SI.

Tenho a impressão que CC é muita teoria e só ... e que EC é só hardware. É como se cada curso fosse extremo em cada área... Qual curso seria mais equilibrado/integralizado?

Falem também sobre Sistema da Informação...

Por mais que eu ache software legal, acho que CC é algo com muita teoria... da a impressão de não ser tão amplo e eficiente quanto EC parece ser.

Alguém das áreas citadas pode me ajudar, dar dicas, etc.

Agradeço!

 

12.04.2017

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jennifersilva Tenho 3 anos em CC.

O que eu posso falar é interessante pode ser, mas só quando você entende o que está fazendo. A principio, o foco é literalmente em software, são poucas matérias de hardware em si.

Matemática, se prepare, tem Calculo I, II,III, IV e Numérico, Física I e II (ótica, termodinâmica, elétrica e eletromagnetismo), Matemática discreta, Analise de algoritmos, Probabilidade e estatística I e II, Álgebra Linear e Geometria Analítica.

SI é algo mais próximo do técnico, é mais direto e seco.

Em EC, você vai ter o inicio bem similar ao CC, porém do meio em diante, o foco é hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando de uma maneira bem simplista, 
Engenharia da computação foca mais em hardware,
Ciências da computação foca um pouco de cada,
Sistemas de Informação foca mais em software.

Aí é mais questão de gosto, tenta procurar vagas e veja o que o mercado esta requisitando, é uma boa maneira para se decidir! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa tarde @jennifersilva !!

 

Sou graduando em Engenharia de computação e posso lhe dizer algo mais voltado para este curso.

Nossa grade é composta por uma vasta área de conhecimento. Vou tentar elencar as disciplinas comuns e específicas:

 

Disciplinas comuns entre os cursos de TI:

  • Cálculos: I, II, III, EDO, numérico;
  • Matemática: Computacional, Discreta, Estatística I, Probabilidade, Álgebra linear, etc;
  • Física II, III e IV e Química (Materiais);
  • Compiladores, Fundamentos teóricos da computação, banco de dados, Software Básico;
  • Entre outras da área de conhecimento da computação além de matérias como Sociologia, Redação, Metodologia de Trabalho Científico, etc

Disciplinas específicas do curso de Engenharia:

  • Robótica;
  • Sistemas embarcados;
  • Eletrônica Analógica e Digital (acredito que só EC tenha);
  • Inteligência Artificial (acredito que só EC tenha);
  • Gerência de Redes de Telecomunicações (provável que outras tenham);

Bom, no fim das contas o profissional que é formado em qualquer um dos cursos terá basicamente a mesma capacidade e o destaque ficará por conta das pós-graduações que fizer.

Hoje, na TI, o que vale são certificações, como por exemplo MCSA (Microsoft), Itil, LPI (Linux); alguma de desenvolvimento (Java por exemplo), CCNA (Cisco).

 

Entre no curso já imaginando a área que pretende seguir e quais certificações deverá fazer para alcançar tal objetivo.

Espero ter ajudado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi esse tópico agora, achei interessante contribuir, se ainda é em tempo.

 

Sou formado em Ciência da Computação e atualmente curso Mestrado em Computação. Porém, conheço um pouco dos outros dois cursos também, especialmente EC, pois tenho vários amigos que cursam/cursaram a engenharia. Um detalhe importante é que, ainda que haja uma grade curricular comum para esses cursos, há vários pontos que podem mudar de universidade para universidade, assim alguns cursos de EC podem ter um enfoque maior em hardware do que outros, ou de CC mais teórico do que outros, aí seria preciso analisar suas opções de instituição.

 

De qualquer forma, a Ciência da Computação é uma ciência (ainda que hajam discussões), então seria o equivalente a uma matemática/física do mundo da Informática. Você verá muita parte da base sobre a computação, haverá sim teoria, e nisso não precisa esquentar muito não, pois tem bastante matemática, afinal CC é uma ciência exata, que "nasceu" da matemática. No entanto, há diferenças da matemática usada, pois ela tem um enfoque mais discreto (por motivos óbvios), então haverá muita lógica, grafos, probabilidade, combinatória. Mas também há análise de complexidade, processamento de sinal, cálculo, cálculo vetorial, numérico, etc. Além dessa parte mais básica e teórica, haverá as partes práticas, como sistemas operacionais, compiladores, redes, engenharia de software, IA, arquitetura e organização de computadores, circuitos digitais, processamento de imagens, computação gráfica. É um elenco bem grande de áreas na verdade, cada uma com sua particularidade. Em geral, CC tem um enfoque mais teórico e de software, por isso muitos que querem trabalhar com desenvolvimento e engenharia de software vão para CC.

 

Já EC tem toda a parte de matemática básica muito parecida com CC. No entanto, EC vai ter um foco mais na matemática continua, justamente por trabalhar com o hardware, geralmente, mas óbvio que ela tem também o embasamento na discreta necessário, mas junto com isso vai Física, toda a básica das outras engenharias, mesmo que você não vá usar. Depois vem circuitos, analise de circuitos, eletrônica, eletromagnetismo, sinais, microcontroladores, microeletrônica, entre outras, muitas vezes cursadas junto com a E. Elétrica. Na minha universidade a EC tem uma parte básica sobre teoria junto com a CC, mas é bem mais voltada para o hardware e áreas práticas, como redes, sistemas operacionais e também engenharia de software, ficando um pouco mais fraca em IA, Gráfica e Teórica (no entanto isso é aqui na minha). Em geral o pessoal da EC não tem problemas em concorrer a vagas para trabalhar nas mesmas áreas que a CC, quando falando de mercado de trabalho, e muitos alunos acabam fazendo uma trilha em Engenharia de Software junto com a CC.

 

Sistemas de Informação, por outro lado, como já dito, é mais próximo de um técnico. É mais curto e grosso, sem muita ladainha pra partes teóricas (que eu acho importante, mas cada um cada um). Pelo que tenho visto de todas as pessoas que cursaram, SI é bem mais "orientado a mercado", é feito para formar uma pessoa que vai saber o que precisa para trabalhar em empresas, com enfoque muitas vezes no processo do desenvolvimento de software, da análise dos requisitos com o cliente, até os testes e entrega final. A carga matemática, quando há, é bem menor, e isso, dependendo de onde a pessoa for trabalhar, ou do que for fazer, é um grande problema. Por exemplo, aqui no Programa de Pós-graduação, são pouqíssimos os com formação em SI que conseguem passar no processo seletivo (POSCOMP ou exame de banca), justamente por terem falta desse conhecimento mais teórico, mas claro, estou falando de academia daí.

 

Me estendi um pouco demais eu acho, mas é que gosto de tentar diferenciar bem para as pessoas que estão em dúvida.

 

Enfim, seus conceitos mais superficiais estão em parte certos. A CC é mais voltada a software e teórica, enquando EC é mais voltada a hardware. No entanto, ambas são repletas de matemática, já que é algo que você gosta. Também, ambas permitem que você trabalhe com Engenharia de Software (que é muito mais uma sub-área do que um curso inteiro, apesar de existirem). Em geral, minha máxima é: CC forma um cientista, e te habilita a tanto entrar no mercado de trabalho na área de software, quanto a fazer pesquisa teórica/aplicada; EC forma um engenheiro, que tem conhecimento mais aplicado a hardware e sua integração com software, com espaço garantido em ambas indústrias, e também podendo fazer pesquisa, em geral voltado a áreas aplicadas; SI é mais voltado a software de uma maneira comercial, "produto", e administração de toda a cadeia de produão, é mais voltado para a indústria.

 

Espero que te ajude. Boa sorte nessa escolha, e tomara que seja feliz :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...