Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de motor de pulsos (Bedine)


Ualisson.

Posts recomendados

Galera, tava querendo usar um motor de video k7, com o esquema do John bedine, porém não tenho o transistor original, então tentei com o TIP 35 com o TIP 142 e com o TIP 41, porém nenhum deles funcionou... alguém poderia me dizer se o problema é o meu esquema ou o transistor? Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

O não funcionamento pode estar relacionado ao sentido do enrolamento de realimentação do circuito (enrolamento pontilhado), mas como nunca vi um circuito desses funcionando, não posso de dar certeza!. 

Eu também não me lembro bem, mas esse tipo de "motor" consegue recuperar através de pulsos, 15% ou 20% (chutando pois não lembro) da energia gasta.

O efeito bobina gera uma alta tensão que volta em pulsos para as baterias através de um tipo  de oscilador, já vi isso a muito tempo e não me lembro bem, mas parece que funciona.

@Ualisson. esse negócio não é muito fácil de "regular" , para fazer isso funcionar depende de diversos fatores, o que torna difícil de saber onde está o 1º erro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio O sentido faz diferença sim... mas tem um vídeo na Internet que ensina a ligar corretamente (imagino eu que fiz certo) porém a maior dúvida mesmo era o Transistor... queria saber se realmente o TIP 41 é equivalente ao TIP 3055, e se posso usar o sistema sem a lâmpada neon.@cesardelta1 realmente é muito difícil faze-lo funcionar... mesmo colocando tudo certinho como diz no esquema.  Tava pensando em fazer o projeto original, com uma roda de bicicleta, e fazer eu mesmo a bobina... seria menos trabalho, ou mais problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não saberia te dizer nada sobre esse projeto pois eu nunca o estudei nem tentei montar.

Mas posse te dizer que os transistores citados não são equivalentes e o neon parece ser indispensável pois faz parte do oscilador que faz tudo funcionar, não serve outro tipo de lâmpada, somente essa neon.

 

Dados dos transistores :

                  2n3055      TIP41C

Vceo            60V           100V

  Ic                15A           6A

dissipação   115W        65W

Apesar de que os 3055 de hoje em dia costumam suportar só 5A então são quase compatíveis.

Uma coisa importante a se lembrar é que esses transistores precisam de dissipadores.

Não modifique as bobinas pois uma delas pode não dar tensão suficiente para acionar o transistor ou pode dar mais do que ele suporta e queima-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio @cesardelta1  Muito obrigado pelas dicas! Comprarei os componentes originais do circuito para que não haja mais erros! (Espero eu) kkj:D

adicionado 8 minutos depois

Ah! Outra coisa que eu já ia me esquecendo! ^_^ No motor de video k7 há 3 bobinas, nos vídeo da Internet eles usam apenas 2 para girar o bedini restando assim mais uma bobina... o sistema do bedini gasta a energia da bateria primária para recarregar a secundária, porém como há uma bobina gerando energia e não sendo utilizada, será que eu posso coloca-lá para gerar energia para a bateria primária? Para que possa recarrega-lá ou até mesmo demorar mais tempo para que pudesse descarregar?   Se porventura essas bobinas do motor de video k7 não forem suficiente porém consigam estabelecer um corrente estável por um tempo (mesmo que diminua) eu poderia fazer o circuito original, com a roda de bicicleta e mais bobinas... e assim conseguir tanto deixar a bateria primária carregada, quanto a secundária  (que seria usado um inversor para converter para 110/220) e utilizar para algo...  

 

  O que eu citei tem nexo, ou eu viajei total? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como todo mundo que se interessa por essas coisas, você também tem boas intenções, o problema é que a física não dá tanto assim em troca.

 

Você até consegue "gerar" energia, mas isso tem um custo e no seu caso o custo é um "peso" (campo magnético contrario) no eixo do motor.

Todo o gerador quando tem uma carga ligada gera um fenômeno magnético contrário, quanto maior for a carga, maior será esse campo magnético gerado, e isso faz o motor  (gerador) diminuir de velocidade e até parar.

O diferencial desse Bedini é gerar pulsos, e pulsos (leves) não geram muito campo magnético contrário, mas se você usar essa outra bobina, a energia dela não será em pulsos e sim contínua, o que fará o Bedini parar de girar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 entendi o seu posicionamento, porém o projeto original de pulsos do bedini se faz numa roda de bicicleta, com a bobina desenvolvida pro respectivo citado no comentário anterior, no que se diz respeito á queda de rotação ao consumir a carga, penso eu que se utiliza-se uma bateria para estabilizar (ou capacitores) essa queda seria menos... não é mesmo?  Desde já agradeço, já me ajudou bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2017 às 20:59, Ualisson. disse:

no que se diz respeito á queda de rotação ao consumir a carga, penso eu que se utiliza-se uma bateria para estabilizar (ou capacitores) essa queda seria menos... não é mesmo?

Não, esse é o limiar da lei de conservação de energia!

E é aí que todos aqueles que tentam fazer qualquer tipo de moto perpetuo ou energia ilimitada e bla bla bla... dão com a fuça no chão, não é possível, não tem como, é como se quisesse viajar acima da velocidade da luz...

As leis da física impedem que consiga!

 

Sabe quando você está de carro parado no semáforo e está escurecendo, aí você liga os faróis e a marcha lenta do motor cai?

O motor quase morre nessa hora, é esse "peso" repentino causado no alternador (que é um gerador) pela alta carga dos faróis.

EDIT

Na verdade isso só acontece se a bateria estiver ruim!

 

Então conforme-se, você está transformando energia elétrica em mecânica e no processo está "recuperando" uma parte muito pequena da energia elétrica, mas tem que se contentar com isso, pois já é muita coisa para o processo de transformação de energia.

Infelizmente não tem como conseguir mais que isso! ...Infelizmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já montei um deste uma vez só por diversão, o motor girou impressionantemente rápido kkk, ajustando o potenciômetro conforme acelerava. O esquema que fiz é bem simples, funcionou com vários transistores diferentes e o que obteve o melhor desempenho foi o 2n3055, esquentava rápido por não ter dissipação, minha montagem foi só mesmo uma gambiarra feita por curiosidade, e não precisa de lâmpada neon. O motor utilizado foi um motor de passo de drive antigo de diskete, ele tem 3 enrolamentos, utilizei um para gerar o pulso que aciona o transistor, outro é alimentado pelo pulso do transistor e induz movimento no motor, e terceiro enrolamento ficou livre. No terceiro enrolamento eu conseguia picos de tensão bastante altos com a alta rotação, carregava capacitores de 400V até perto de uns 300V e cheguei a tentar jogar a tensão de volta na bateria mas como já era de se esperar o consumo é sempre maior.

 

O esquema que fiz é mais ou menos este:bedini.png.dc468a16820d4641fd84a11497ec170e.png

Não lembro se o valor de R1 era exatamente este mas é por aí. Quando o motor atinge uma alta rotação a bobina L1 gera uma tensão alta que pode queimar o Potenciômetro aos poucos, as vezes chegou a sair fumaça kkkk e D1 protege o transistor de tensão reversa pulsada pela bobina L1.

 

Aqui a foto da minha gambiarra montada, estava sem potenciômetro na hora da foto, funcionando só com resistores:

BediniGambiarra.thumb.png.4de36e3de8cc7988be88dc3ae0ab0dc7.png

O motor foi fixado num pedaço de MDF. O 2N3055 ficou ali pendurado pois seus terminais são largos demais e "estupram" as conexões da protoboard rsrsrs.

 

Gambiarra relatada!

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, New Nerd disse:

@cesardelta1 Simples.Tem que dar um impulso inicial com as mãos.

:P

Sim, você dá o primeiro giro e ele parte continuamente, depois de saturado o transistor não entra mais em corte, sendo assim não há oscilação nem pulsos.

Não havendo pulsos você não consegue carregar uma segunda bateria, e isso também explica por que o transistor não queimou sem dissipador e porque não precisou do neon.

 

EDIT 2

Pela 2ª vez que eu olhei esse esquema achei que tinha entendido, mas estava errado!

Ainda não entendi como isso consegue oscilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei basicamente nada no que diz respeito à teorias, mas consegui montar o meu sem o neon e com um tip41, utilizando um motor de video k7... O giro é impressionante, aparentemente está funcional, só falta testar com a bateria secundária. Só que se eu giro o motor para um lado vai até 32v, porém em uma velocidade baixa, mas se eu giro para o outro, tem mais velocidade só que com 18v... porquê isso acontece? Será o meu transistor? 

 

Além disso, é melhor que eu use o TIP41 ou 2sc5200? Tá com o consumo de 1ma 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...