Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UV de luzes em plasticos


Posts recomendados

Luzes de lampadas LED (qualquer cor), luzes de lampadas fluorescentes (qualquer cor) e luz solar indireta (que entra nas casas) todos eles tem UV que pode modificar e ressecar peças plasticas mesmo a longo prazo (muitos anos) tornando-as quebradiças? para preservar esses itens tem q manter no escuro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"UV degradation is one form of polymer degradation that affects plastics exposed to sunlight. The problem appears as discoloration or fading, cracking, loss of strength or disintegration. The effects of attack increases with exposure time and sunlight intensity. The addition of UV absorbers inhibits the effect.

Sensitive polymers include thermoplastics and speciality fibers like aramids. UV absorption leads to chain degradation and loss of strength at sensitive points in the chain structure. Aramid rope must be shielded with a sheath of thermoplastic if it is to retain its strength.

IR spectrum showing carbonyl absorption due to UV degradation of polyethylene

Many pigments and dyes absorb UV and change colour, so paintings and textiles may need extra protection both from sunlight and fluorescent bulbs, two common sources of UV radiation. Window glass absorbs some harmful UV, but valuable artifacts need extra shielding. Many museums place black curtains over watercolour paintings and ancient textiles, for example. Since watercolours can have very low pigment levels, they need extra protection from UV. Various forms of picture framing glass, including acrylics (plexiglass), laminates, and coatings, offer different degrees of UV (and visible light) protection"

 

Fonte Wikipedia EUA

................................................................

 

Resumindo, O vidro da janela pode reduzir a entrada de ultra violeta, você também pode usar cortinas e pinturas próprias para isso...

 

Se for para sua casa acredito que não seja necessários medidas drásticas para conversar pelo menos os plásticos que tem vida útil mais que a maioria de nós... Se você não expor a condições inadequadas vai ficar tudo bem. Se o produto diz para não colocar no sol, não coloque.

 

Tem plásticos resistente a UV também, mas é da composição deles o que não é colocado nos componente que vão internamente nas casas.

 

Toda vez que alguém diz que fica com luz indireta do sol... eu acredito que uma hora vai pegar sol ^^ ainda mais que o sol tem trajetória que muda um pouco.

 

Sobre luz UV vinda de lâmpadas eu procurei aqui e ainda não achei um pesquisa adequada ai isso... Se eu achar alguma posso colocar aqui depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o difícil é saber quais plasticos usam aditivos UV, nenhum produto diz essa informação, aqui na há janelas de vidros nem cortinas apenas aquele clarao q entra em casa causado pela luz solar indireta q desvia e entra

 

alem do UV da luz solar indireta tem o UV das lampadas LED (qualquer cor) e fluorescente lampada (qualquer cor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um tipo "artigo" falando de como conservar plásticos

AQui

Se não souber inglês você pode usar o google tradutor...

Basicamente sem ter que pintar ou encaixotar tudo você pode manter certa condições para ambiente para conservar teus produtos... Alguns como a degradação sob luz :

 

"The intensity of illumination should be kept as low as possible, and should never exceed 150 lux. Ultraviolet light levels should be maintained below 75 micro watts/lumen. UV radiation can be controlled by selecting lamps with low UV emission (CCI Technical Bulletin 7, Fluorescent Lamps), or by installing UV filters (CCI Note 2/1, Ultraviolet Filters)."

 

Ou seja, você vai precisar de aparelho para medir isso se caso você decidir manter condições ideias.

 

Outro estilo é dos museus ou coleções

AQUI2

 

Se você não for fazer nada especial ... você pode colocar o teu aparelho protegido até mesmo da luz das lâmpadas (evitando o amarelado que pode aparecer com o tempo ainda mais quando tem pouca pigmentação)  colocando eles dentro de estilo gaveta (uma caixa ou encaixe de algum móvel da sua casa). Também pode seguir o link do "Aqui2" e usar filtros para esses problemas e por ai vai (sendo que ele dividiu entre o básico com pouco dinheiro até o que se deve fazer com muito dinheiro)...

 

 

Achei várias pesquisas gringas, mas ainda não o que eu queria T_T mas enfim... está ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os raios UV vão destruindo as ligações mais fracas entre as moléculas e essas vão se unindo com o oxigênio e deixando a peça fraca. Isso que coloquei ai em cima é só sobre fonte de luz.

 

Tudo pode degradar teu plástico, as intempéries do tempo (temperatura, calor, luz) ^^ Dá uma procurada por degradação plásticos e umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode usar plástico preto neles, você pode encaixotar ... manter umidade e temperatura controladas ... isso se você quiser preservar totalmente eles.

 

Para o uso comum nada disso é necessário ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse você pode deixar ele dentro de um cômodo da tua estante ou qualquer coisa que tenha sombra sobre eles. Mas em comparação com o sol as lâmpadas que usamos são* bem menos nocivas ^^

 

Dependendo você pode usar isopor para guardar também seus produtos ou a embalagem do fabricante do produto.

Se for um componente eletrônico você pode fazer igual ao MOR do tópico abaixo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você deve proteger contra o sol, luz indireta não é tão terrível quanto direta. Isso é senso comum ^^ Se você for usar led qualquer luz vai desgastar teu plástico , porém isso não é coisa de dias é de anos de uso... fora que se tiver dentro dos padrões de 150 lx (ou lux como está aí em cima) ou abaixo os danos serão mínimo durante anos! (na sombra acho que fica abaixo disso*)

 

você quer colocar ele em um cômodo e colar um led para deixar ele bonito? se for está de boa. 

 

Sim, tem plásticos resistente a UV. Normalmente se o fabricante disse que não é para expor ao sol já sabe que não tem essa proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao vou colocar led dentro do local onde guardo peças plasticas, sempre quando eu for manusear tenho q acender a luz de lampada led (qualquer cor) ou luz de lampada fluorescente tem a luz solar indireta q entra pela janela, qual o comprimeto de onda uv desses 2 tipos de lampadas? o certo é eu so me preocupar com luz solar direta ou me preocupara também com luz solar indireta, lampada led e lampada fluorescente mesmo a longo prazo muitos anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que ver o datasheet da lâmpada... depende , dependendo do comprimento de onda vai ter uma "potencia" jogada na superfícies dos objetos.

 

A exposição que você fala não é constante, só quando for abrir, ou seja,  melhor ainda... isso é muito diferente de exposição contínua.  você deveria se preocupar menos ainda ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho a menor ideia ^^  tem sensores de UV por ai, mas além de saber quanto de uv está saindo você tem que saber a relação máxima sem ser prejudicial ao teu produto (você tem que se basear em estudos acadêmicos ou coisa do tipo ou de alguma empresa especializada).

 

Novamente, o senso comum diz se alguma coisa faz mal... não ter isso quer dizer que você não vai ter problema, e novamente, como retira o problema do UV? Simples, use filtros específicos para isso, proteja na sombra... ou vá pelo caminho de minimizar exposição ou ter controle da iluminação. 

 

 

Esse tópico está parecendo coisa do facebook huauhauhahua fuizzzz ! Se alguém quiser assumir fica à vontade. E para o autor do tópico boa pesquisa pois ta ruim ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrogamer , desculpe a sinceridade, mas estou achando um preciosismo demais de sua parte.

Se quiser que um aparelho dure para sempre, compre-o e não tire da embalagem original, guarde assim mesmo.

Ah. Não use, pois o próprio aquecimento dos componentes internos causa o envelhecimento dos plásticos. 

De novo, desculpe a sinceridade, apenas usufrua dos aparelhos pois é para isso que eles servem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei que ele queria primeiro conservar, coisa simples ... e por último já estava chegando ao nível de montar um museu de vídeo games ou coisa do tipo (nome dele). Como já perturbei muito professor por ai, respondi até onde deu, sem ter que fazer um trabalho formal de projeto de engenharia+arquitetura. ^^

 

Enfim X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...