Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em RAM


Visitante

Posts recomendados

Caros,

Estou com um I5 6600k a 4,5 GHz

Sistema de ventilação é um watercooler cooler Master masterliquid 240mm, instalado na parte frontal do gabinete com push and pull jogando ar pra dentro, com um fan normal como ventilador embaixo do radiador de 240mm tambem (gabinete view27, 3 fans frontais), e um mais forte como exaustor traseiro

Então, pretendo fazer overclock nas minhas RAM, que são 2x8gb Corsair lpx 2400mhz, tem um dissipador pequeno e minha dúvida é como monitoro a temperatura (primeira vez overclockando memória). Digo, como sei quando parar o OC se não dá pra ver a temperatura? Pela da placa-mãe? E até quanto me aconselham chegar? (Frequência e tensão)

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As memórias já vem com dissipador, logo a temperatura fica dentro das especificações.

 

Olhe as especificações, porque nestes processadores que usam DDR4 a tensão é menor, logo o calor idem. Algumas funcionam com perfis mais altos, com pequenos acréscimos de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, dwatashi disse:

As memórias já vem com dissipador, logo a temperatura fica dentro das especificações.

 

Olhe as especificações, porque nestes processadores que usam DDR4 a tensão é menor, logo o calor idem. Algumas funcionam com perfis mais altos, com pequenos acréscimos de tensão.

E quanto seria uma frequência normal (fácil de chegar) em um oc básico? Algo como 3000mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende das memórias mesmo, teria que fazer o teste para ver como elas se comportam.

 

Se você tiver uma memória 2400Mhz@C12, talvez consiga 3000Mhz@C16 por exemplo, mas nem sempre o ganho de velocidade compensa com o ganho de latência.

 

Agora se for uma 2400@C16 vai ser difícil conseguir algo que valha a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, dwatashi disse:

Depende das memórias mesmo, teria que fazer o teste para ver como elas se comportam.

 

Se você tiver uma memória 2400Mhz@C12, talvez consiga 3000Mhz@C16 por exemplo, mas nem sempre o ganho de velocidade compensa com o ganho de latência.

 

Agora se for uma 2400@C16 vai ser difícil conseguir algo que valha a pena.

Pois é, ao aumentar a freq, eu quase que necessariamente vou ter que aumentar a latência tb né? então como eu vejo se vou ter ganho de desempenho? Só com benchmark? E qual programa seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheSnow disse:

tem um dissipador pequeno e minha dúvida é como monitoro a temperatura (primeira vez overclockando memória)

Você não monitora. Sério, primeiro que ela não informa, e segundo que mesmo que o fizesse, é irrelevante (no caso da RAM), ela aguenta muito mais do que o que vai chegar.

 

2 horas atrás, TheSnow disse:

Digo, como sei quando parar o OC se não dá pra ver a temperatura? Pela da placa-mãe?

Você para quando ficar limitado nas tensões.

 

2 horas atrás, TheSnow disse:

E até quanto me aconselham chegar? (Frequência e tensão)

Não passe muito de 1.4v. Pode passar um pouco, mas perto de 1.4 seria um bom limite para situação de stress 24/7, sem falar que DDR4 não ganha muito com mais tensão (ao contrário de DDR3).

 

Ah, e lembre também de não passar de 1.2v VCCIO e VCCSA, sendo que este último é preferível na casa dos 1.15.

 

Dentro desses limites, é questão de ver o que sua RAM consegue fazer.

 

14 minutos atrás, TheSnow disse:

Pois é, ao aumentar a freq, eu quase que necessariamente vou ter que aumentar a latência tb né? então como eu vejo se vou ter ganho de desempenho? Só com benchmark? E qual programa seria melhor?

No caso de Skylake, a regra geral é: frequência é mais importante do que latência. Se você conseguir aumentar em 100mhz em troca de aumentar a latência em 1, vale a pena.

 

Note que para benchmarks, isso não vale. Além disso, tem também a questão dos timings terciários, essa é outra coisa que pode te ajudar. Mas ai já é um OC um pouco mais avançado, não aconselho se preocupar a menos que você realmente não tenha nada para fazer durante o fim de semana inteiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Você não monitora. Sério, primeiro que ela não informa, e segundo que mesmo que o fizesse, é irrelevante (no caso da RAM), ela aguenta muito mais do que o que vai chegar.

Você para quando ficar limitado nas tensões.

Se não preciso me preocupar com as temperaturas, então por que parar quando a tensão chegar em 1,4?

E, se uma memória trabalha a, por exemplo, 3000 mhz, ela vai realizar 3000 x 10^6 ciclos/s e, se a latência for, por exemplo 15, ela vai precisar de 15 ciclos pra realizar uma determinada tarefa, correto?

Então, se eu passar pra 3100 mhz e CL16, ela vai realizar menos tarefas/s, já que 3000/15 dá um número maior que 3100/16, estou errado? Então porque a frequência necessariamente vale mais que a latencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que vejo o problema da tensão é que quando você aumenta ela, a controladora da memória que está integrada ao processador passa a funcionar com esta tensão, mas ela foi feita produzida para trabalhar com DDR4 (1.2v nominais). Se você procurar existem placas que possibilitam usar estes processadores com DDR3L (1.35v) mas já ocorreu de ocorrer problemas no processador (onde é especulado que se deve a tensão maior do DDR3L). Eu arrisco que até 10% não deve ocorrer grandes problemas, logo em torno dos 1,3v por exemplo. (Se adicionar que a tensão nas DDR4 não possibilitam grandes variações, este seria mais um motivo)

 

Quanto a performance, na verdade diferentes aplicativos podem ter comportamentos diferentes com relação a latência e frequência. No caso de games por exemplo, muitas vezes esta diferença é pequena porque o conjunto CPU+GPU é o mais importante.

 

Para explicar porquê a frequência é mais importante, teria que deixar para os mais entendidos, mesmo porque não uso esta plataforma. (Ainda estou no Haswell)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, TheSnow disse:

Se não preciso me preocupar com as temperaturas, então por que parar quando a tensão chegar em 1,4?

 

Porquê DDR4 não escala bem com tensão, chegando inclusive ao ponto de perder estabilidade ao em vez de ganhar.

 

10 horas atrás, TheSnow disse:

E, se uma memória trabalha a, por exemplo, 3000 mhz, ela vai realizar 3000 x 10^6 ciclos/s e, se a latência for, por exemplo 15, ela vai precisar de 15 ciclos pra realizar uma determinada tarefa, correto?

Então, se eu passar pra 3100 mhz e CL16, ela vai realizar menos tarefas/s, já que 3000/15 dá um número maior que 3100/16, estou errado? Então porque a frequência necessariamente vale mais que a latencia?

Embora uma frequência maior com CL maior possa acabar dando uma latência real maior (e por tanto, a RAM demora mais para responder), não muda o fato de que a frequência, por si só, aumentou. Dependendo do tipo de tarefa e da arquitetura usada, as vezes é mais importante a frequência do que a latência real, ou vice versa.

 

No caso dos skylakes, essa relação tende mais para o lado da frequência.

 

10 horas atrás, dwatashi disse:

Pelo que vejo o problema da tensão é que quando você aumenta ela, a controladora da memória que está integrada ao processador passa a funcionar com esta tensão, mas ela foi feita produzida para trabalhar com DDR4 (1.2v nominais). Se você procurar existem placas que possibilitam usar estes processadores com DDR3L (1.35v) mas já ocorreu de ocorrer problemas no processador (onde é especulado que se deve a tensão maior do DDR3L). Eu arrisco que até 10% não deve ocorrer grandes problemas, logo em torno dos 1,3v por exemplo. (Se adicionar que a tensão nas DDR4 não possibilitam grandes variações, este seria mais um motivo)

Foi por isso que eu falei para ele por a VCCIO e VCCSA em cheque, para evitar problemas.

 

10 horas atrás, dwatashi disse:

Para explicar porquê a frequência é mais importante, teria que deixar para os mais entendidos, mesmo porque não uso esta plataforma. (Ainda estou no Haswell)

Ironicamente, para os Haswells era o contrário, a latência costumava ser mais importante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

As minhas são 2400 mhz 14-16-16-31 e a tensão pré setada parece ser 1.184v (está escrito lá na bios DRAM Voltage = Auto e, do lado, 1184V

Então, o que tenho que fazer é setar a tensão em 1184 ao invés de Auto e aumentar o máximo de frequência que eu conseguir sem alterar os timings? ou, mesmo que eu tenha que subir um pouco os timings, eu tenho que dar uma aumentada maior na frequencia? Digo, quando o sistema crashar, será indicativo de que tenho que aumentar a tensão, os timings ou os 2?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, TheSnow disse:

Então, o que tenho que fazer é setar a tensão em 1184 ao invés de Auto

Ponha em 1.35 (ou 1.4v), isso vai te permitir um OC maior. DDR4 não escala com tensões altas, mas com relativamente baixas, dá uma margem maior sim.

 

4 minutos atrás, TheSnow disse:

e aumentar o máximo de frequência que eu conseguir sem alterar os timings? ou, mesmo que eu tenha que subir um pouco os timings, eu tenho que dar uma aumentada maior na frequencia? Digo, quando o sistema crashar, será indicativo de que tenho que aumentar a tensão, os timings ou os 2?

A princípio, poderia só aumentar a frequência até precisar aumentar os timings sim. Se der crash ou erro, a única coisa que você vai saber é que a combinação não é estável, mas não tem como saber exatamente o que você tem que mudar. Vai ser na base do "olhômetro": eu tenho um kit em que o segundo timing precisa ficar bem maior que os outros, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Imakuni disse:

Ponha em 1.35 (ou 1.4v), isso vai te permitir um OC maior. DDR4 não escala com tensões altas, mas com relativamente baixas, dá uma margem maior sim.

Ela não fica exatamente em 1.35, pula pra 1,3530 e a cor da fonte da letra muda (está na foto anexada)

É pra deixar dessa forma mesmo?

 

IMG_20170421_184729548.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

sim

Então eu simplesmente coloco uma tensão entre 1,35V e 1,4V, coloco no manual os timings tb e deixo tudo que está na foto que anexei da forma como está? (o CPU está com 1,310V) 

Daí eu aumento a freq o maximo que der, não há necessidade de se preocupar com a temperatura tambem? porque, quando a bios muda a cor da fonte assim, normalmente é porque a tensão está mais alta, não?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, TheSnow disse:

Então eu simplesmente coloco uma tensão entre 1,35V e 1,4V, coloco no manual os timings tb e deixo tudo que está na foto que anexei da forma como está?

Faltou a parte de VCCIO e VCCSA... veja lá o que eu falei dessas duas.

 

5 minutos atrás, TheSnow disse:

Daí eu aumento a freq o maximo que der, não há necessidade de se preocupar com a temperatura tambem?

Já respondi isso.

 

5 minutos atrás, TheSnow disse:

porque, quando a bios muda a cor da fonte assim, normalmente é porque a tensão está mais alta, não?

É que por padrão, se você só mexer na tensão sem colocar VCCIO/SA no manual, vai fazer com que essas fiquem altas de mais, por isso que a mobo dá essa mudada de cor. Mas não precisa se preocupar com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Faltou a parte de VCCIO e VCCSA... veja lá o que eu falei dessas duas.

Tudo bem, mas eu só achei VCCIO, como você pode ver na foto, não há VCCSA, ela fica em outra sessão da bios provavelmente? ou tá lá em outro nome? Pelo que você disse, mantenho o VCCIO em cerca de 1,2v e o VCCSA em cerca de 1,15 né, ok

OC das memorias é bem mais complicado que do CPU...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, TheSnow disse:

Tudo bem, mas eu só achei VCCIO, como você pode ver na foto, não há VCCSA, ela fica em outra sessão da bios provavelmente? ou tá lá em outro nome? Pelo que você disse, mantenho o VCCIO em cerca de 1,2v e o VCCSA em cerca de 1,15 né, ok

OC das memorias é bem mais complicado que do CPU...

É a System Agent, logo abaixo da VCCIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...