Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar a mesma potência para som ambiente e para P.A?


Posts recomendados

Pessoa, boa tarde.

 

Esse é o meu primeiro tópico aqui, então me desculpem se eu estiver desobedecendo alguma regra.

Minha dúvida é a seguinte:

 

Gostaria de comprar 6 caixas de som ambiente para distribuir em minha casa (6 caixas, sendo: 5 caixas de 50watts para cada comodo, e uma de uns 20watts pro banheiro), e precisaria comprar um Amplificador de Potência para tal projeto.

Existem alguns kits prontos com caixas de som ambiente e potência inclusas (com bluetotth, wifi, mp3, etc..), mas pelo preço, seria mais viavel comprar as caixas de som ambiente separadamente, e a potência também, e por fim, eu mesmo realizar as ligações.

 

Acontece que, eu também sou musico, e tenho interesse em comprar uma caixa de som ativa para showzinhos (P.A de 300watts).

 

É viável e funcional que eu compre uma caixa de som "passiva" de 300watts para showns, e adquira um "amplificador de potência" de 300watts para utilizar na caixa de som (P.A) ou nas 6 caixas de som ambiente que consumirão aproximadamente 270watts?

 

Deste modo, eu conseguiria reduzir meu custo total, aproveitando a potência para ambas as ocasiões.

 

Agradeço desde já a atenção. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio não sou o @Edvaldo J. Frederico mas vou dar meu pitaco.

Primeira questão: vai colocar uma caixa em cada ambiente, assim vai perder o estéreo, a não ser que coloque o amplificador em mono.

Segunda questão: a impedância; vai ter que associar as caixas para que no final fique 8 ohms por canal.

Quanto a questão da potência do amplificador, é recomendado o dobro da potência dos falantes, para evitar a distorção e acabar queimando o alto falante.

Questão de usar em shows: sem problema. Eu como DJ uso 2 caixas ativas de 400W cada(1 por canal) e dois subwoofer tambem ativos por causa de se queimar uma, tenho a outra tocando.

Se pifar um amplificador, a música parará por completo.

Essas são as minhas considerações, pode haver outras sugestões. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira

 

Citação

vai colocar uma caixa em cada ambiente, assim vai perder o estéreo, a não ser que coloque o amplificador em mono.

Como eu faria para ligar a potência em mono? Acho que já é automatico, certo?

 

Citação

a impedância; vai ter que associar as caixas para que no final fique 8 ohms por canal.

Imaginei que pudesse ter algo relacionado a impedância. Vou procurar como fazer a ligação certa para 8ohms. Tem mais alguma observação relacionada a ligação além da Impedância?

 

Citação

Quanto a questão da potência do amplificador, é recomendado o dobro da potência dos falantes, para evitar a distorção e acabar queimando o alto falante.

Eu imaginava que o amplificador não podia ter mais potência que as caixas, pois eu tenho uma potência automotiva de 1400watts, e quando a liguei em um subwoffer de 300watts, o falante queimou em 10minutos.

Me ajude a entender por favor, se é recomendado o dobro de potência para os falantes, então a potência vai usando na medida que os falantes consumirem, correto? Igual a energia de uma casa que só gasta o que os eletrodomésticos consomem? 

 

Agradeço desde já a atenção. :thumbsup:

 

@Bcpetronzio, caso possa me ajudar com suas considerações, ficarei grato!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 20/04/2017 às 23:54, Ricardo S Ferreira disse:

@Bcpetronzio não sou o @Edvaldo J. Frederico mas vou dar meu pitaco.

Primeira questão: vai colocar uma caixa em cada ambiente, assim vai perder o estéreo, a não ser que coloque o amplificador em mono.

Segunda questão: a impedância; vai ter que associar as caixas para que no final fique 8 ohms por canal.

Quanto a questão da potência do amplificador, é recomendado o dobro da potência dos falantes, para evitar a distorção e acabar queimando o alto falante.

Questão de usar em shows: sem problema. Eu como DJ uso 2 caixas ativas de 400W cada(1 por canal) e dois subwoofer tambem ativos por causa de se queimar uma, tenho a outra tocando.

Se pifar um amplificador, a música parará por completo.

Essas são as minhas considerações, pode haver outras sugestões. 

São excelentes considerações! colega @Ricardo S Ferreira 

 

Em 24/04/2017 às 10:15, marciobarrosjr disse:

@Bcpetronzio, caso possa me ajudar com suas considerações, ficarei grato!

Infelizmente não é um tema de total domínio meu!...

Vamos aguardar mais opiniões....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

om dia

 

@Bcpetronzio Desculpe da demora em remora em responder é que tive um problema de saúde e falecimento na minha família, mas agora vou tentar colocar tudo em dia.

@marciobarrosjr  você pode usar esse amplificador abaixo um dos dois que vai te atender com o que você esta procurando.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741019643-receiver-amplificador-nca-ab-100-bluetooth-som-ambiente-100w-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694397990-receiver-amplificador-p-som-ambiente-rc5000-bluetooth-fm-usb-_JM

As caixas podem ser essas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731102761-caixa-som-ambiente-para-igreja-escola-bar-55w-orion-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698286191-caixa-de-som-ambiente-escritorio-sala-bar-academia-casa-pub-_JM

Se você quiser volumes diferentes em cada ambiente você pode colocar um potenciômetro, desce um canaleta tipo X com uma caixinha com espelho cego coloque o potenciômetro e coloque o volume ao seu gosto.

Ajustedevolumecompotenciometrodefio.jpg

E tem também esse kit completo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-806511006-kit-som-ambiente-orion-usb-fm-bluetooth-6-caixa-orion-330w-_JM

Sobre as caixa ativa para você fazer o seu show acho melhor você comprar essa caixa a parte e depois colocar um passiva.

 

Att Edvaldo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Sobre as caixas de som ambiente, eram exatamente o que eu ja estava prevendo, mas fiquei com duvidas em relação ao receiver ainda.

 

Você me indicou receivers de 40w e 100w, mas eu disse que havia interesse em colocar ao menos 4 caixas de 50watts, sendo assim, o receiver não deveria ser de 400watts (o dobro de 200watts que é de consumo dos auto-falantes) ???

 

Sobre o mesmo assunto, vi que você me indicou um kit de receiver + caixas ambiente, mas o Receiver embutido neste kit é de 40watts, e são 5 caixas, cada uma sendo 50watts, correto? Não tem nada errado ?

 

Parece que a potência esta menor, e pelo que eu entendi ela teria que ser ao menos o dobro pra não distorcer em volumes altos.

 

 

Sobre as caixas para showns, você não acha viavel a utilização de uma Potência de P.A para as caixas de show e também para o som ambiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marciobarrosjr Porque eu pensei que era para ser um som ambiente e som ambiente é para tocar em volume baixo e médio.

Tem esse de 200WRMS

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705155096-receiver-amplificador-som-ambiente-200w-rms-usbfmbluetooth-_JM

E tem esse de 400WRMS

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726204236-receiver-amplificador-frahm-slim-4000-fm-usb-com-400w-rms-_JM

No amplificador de 200WRMS cada caixa vai receber 33WRMS cada um delas suporta 50WRMs, e com a instalação do fios tem um pequena perca que deve cair para 30WRMS.

Nesse amplificador de 200WRMS você vai ter ainda o bluetooth

Agora no amplificador de 400WRMS você vai manda 66WRMS para cada caixa e com a pequena perca por causa dos fio cai para uns 64WRMS, só que nesse modelo você não terá bluetooth; mais tem FM, USB.

você pode colocar um amplificador para PA, só que esse tipo de amplificador é só amplificador e mais nada; nem equalização tem.

Essa indicação também é para ficar algo que não precisa ficar mexendo montando e desmontando, com caixa ativa não precisa se preocupar com amplificador externo é mais fácil para transportar.

 

Att Edvaldo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico O som ambiente é para festas em casa, e na maioria das vezes ficarão baixos mesmo, no entanto, pode ser necessário aumenta-lo um pouco pra curtir um som e tal.

 

Acredito que se eu comprar a Potência de P.A e aproveita-las me economize futuramente ao comprar P.A's para showns, entendeu?

 

A intenção é ligar a potência no meu quarto em meu computador, que se encarregará de equalizar o som, e a potência enviara fios até as caixas ambiente por toda a casa. É totalmente possivel e viavel né?

 

Vou utilizar também a dica do potênciometro, conforme orientado acima.

 

Acredito que eu não tenha mais duvidas. Agradeço desde já a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...