Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema:mecanismo de "desarme" das fontes (notebook,modem,carregadores,etc)


Posts recomendados

Prezados,

minha dúvida pode soar um tanto incomum mas lá vai. Inicialmente saibam que sou extremamente leigo em elétrica/eletrônica.

 

Nas fontes como por exemplo ATX (PC), de notebook, de modem, de carregador de celular, eu já realizei um teste de pegar um finíssimo filamento de fio de cobre, no intuito de fechar um curto para deixar o mesmo incandescente (mesmo que por alguns poucos segundos). Tentei utilizar grafite fino de lapiseira também.

Meu objetivo é simplesmente deixar o filamento incandescente.

O problema é que essas fontes, ao que me parece, estão preparadas para curtos circuitos, pois as mesmas sempre desarmam no momento em que a corrente elétrica passa pelo filamento.

Já tentei ligar a fonte com o curto já feito e fazer o curto após a fonte estar energizada e o resultado é o mesmo: desarma.

 

Pergunta simples: como fazer com que o que eu desejo funcione em uma dessas fontes? O que posso plugar nas extremidades da saída de energia?

Ou ainda, qual tipo de fonte posso utilizar para simular exatamente o efeito de uma bateria de 12v onde fechando o curto o fio fica incandescente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Um transformador de 127/220V para 12V ou 24V é melhor para isso que você quer fazer.

A corrente do secundário vai depender da bitola do fio que quer "acender". Acho que tem que ser de pelo menos 5 amperes.

E seria só o transformador mesmo, nem precisa retificar nem nada.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você encosta os fios e dá um curto a corrente vai para o infinito rapidamente... ela vai aumentar a corrente e os controladores da fonte não permitem isso dependendo da fonte a corrente* máxima sem o corte é diferente*... normalmente vem nos rótulos das mesma isso.

 

Se meu estudo de ensino médio não estiver errado

R=U/i ; R=12/i ; i=12/R . Ai através da resistividade ou da tabela dada pelo fabricante do fio dá para saber qual a corrente  que vai passar. Se você aumentar a tensão mais corrente vai passar... é claro.

 

Como o @Fervolt colou um transformador não tem essas proteções , claro você tem que respeitar o máximo dele se não vai pegar fogo X) tipo pegar um como maior corrente do que vai ser usada.

adicionado 1 minuto depois

por questão de segurança coloque um fusível também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...