Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa de som clone. Como se interlaçam os 2822?


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite povo. Tenho uma caixinha de som 5.1 da clone que foi acidentalmente ligada em 220V com o comutador em 110V

 

Bom. Frontal e central, além do sub, funcionam perfeitamente. 

O surround (rear) tá mudo.

 

Ao abrí-la, constatei um 2822 estourado, perto do dissipador ali do ci do subwoffer (Escondido). Substituí ele, mas.. continua mudo. 

 

Me chama a atenção que ela tem 3 TDA 2822. Me parece que um é para central (sub utilizado, assim) e outros 2 para frontal e traseiro. 

 

Alguém sabe se eles são mesclados no funcionamento? ou o esquema dela?

 

Como se testa estes TDAs no multímetro?

 

 

P_20170422_181342.jpg

P_20170422_181348.jpg

P_20170422_181359.jpg

P_20170422_181406.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, me tira um dúvida:

Essa trilhas não estão estouradas/mal contato? Principalmente em 3. Não teria que refazer (passar solda por cima)?P_20170422_181359.jpg.5510037609bba48a3ff4829d8ea8bc44.thumb.jpg.394774411d821c1a685253a83ddfcaff.jpg.

 

 

Tem o povo mais experiente nessa parte aqui na comunidade ^^ só passando por aqui para perturbar X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, ilkyest disse:

não estão estouradas.. elas são assim mesmo... Elas não tem falhas, se não não funcionaria nenhuma das caixas..

Valeu ^^ Muito ainda não tinha visto assim sem ter problemas ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo @ilkyest, como está sua paciência? e seu tempo livre?

Citando Izadora, que inclusive está sumida: Eu (eu) montaria um circuitinho do datasheet para testar os TDA que tivessem necessidade, depende de sua disponibilidade e paciência, claro.

Ou, talvez, você possa testar os eletrolíticos de saída dos pinos 6 e 11 que o datasheet recomenda de 1000uF.

 

Não conheço o CI, mas pelo que vi no datasheet, tem muito pouca coisa para dar errado aí. (posso estar enganado)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cesardelta1  valeu pela força, mas... não entendi.. eu tenho como tirar dois destes TDA para testar, mas como testaria?

 

Outra, não me cabe "na molêra" que um eletrolítico emudeceria... enfim... não sou perito nisso, posso estar errado, mas enfim..

 

Acho que vou acompanhar as entradas, e ver "onde cada um vai"... é certo que o TDA que troquei tinha de ser trocado, tava estourado, agora.... vou analisar amanha onde a trilha do "rear" vai... tá muito esquisito isso....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você faria um circuito como no datasheet, usaria um socket para colocar os CIs.

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/stmicroelectronics/1462.pdf

Pagina 4 figura 2

 

Esses integrados que não usam fonte simétrica precisam de um capacitor "isolador" na saída para não queimar os falantes e esses capacitores são ligados em série, se eles tiverem em curto ou com capacitância muito baixa não deixam passar o sinal de áudio para a saída.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

opa opa opa.. isso eu não sabia., De fato, usa trafo comum de 9V/1.5A. 

 

opa... vou ver isso amanhã @cesardelta1  agora a esposa tá aproveitando as 3 saídas da caixa e vendo filme, huh...

 

Cara... agora vendo que vai a 14V... que vontade de por um trafo de 10V ali.. kkkk... mas vai passar do limite dos capacitores

 

 

Mas...  @cesardelta1 esses tda que tenho são dip4... diferem deste teu

 

Este é o meu

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet_pdf/contek-microelectronics/TDA2822.pdf

 

 

TDA2822.pdf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Praticamente a mesma coisa, claro que o TDA maior tem um pouco mais de potência, mas nesse caso não importa.

Cada CI tem 2 amplificadores de 1W juntos.

@ilkyest Então siga o Datasheet que você postou.

 

Se quiser medir as tensões com ele na placa do amplificador veja se tem:

Algo próximo de 10V no pino 2

Algo próximo de 5V nos pinos 1 e 3

Nos pinos 5, 6, 7 e 8 devem ter valores pequenos abaixo de 2V.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ilkyest disse:

Cara... agora vendo que vai a 14V... que vontade de por um trafo de 10V ali.. kkkk... mas vai passar do limite dos capacitores

Eu ainda estou estudando áudio então tenho muita sucata de TVs CRT aqui, eu corto a placa que contem o circuito inteiro do amplificador das TVs e faço experiências com eles.

Numa dessas eu fui aumentando a tensão de um CI até o limite que o datasheet indica e percebi que quando a tensão está acima da metade da máxima, o áudio fica mais alto e mais limpo.

Quando a tensão está a baixo da metade o áudio fica abafado, distorcido e mais baixo.

 

9 horas atrás, ilkyest disse:

Mas...  @cesardelta1 esses tda que tenho são dip4... diferem deste teu

Desculpe, não me atentei a sua foto, mas faça como o Mestre disse, siga o desenho do seu datasheet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...