Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador queimou - Soluções


Posts recomendados

Olá, antes de tudo quero me desculpar pelo post longo e caso essa pergunta esteja no fórum errado.

A dois dias atrás ao tentar ligar meu computador, o mesmo deu um "pipoco" é como resultado não liga mais. Realizei então alguns testes:

1) Retirei a fonte e inseri um clipe de metal na entrada verde e na outra entrada preta do maior conector e verifiquei se a fonte ligava, a mesma não deu nenhum sinal de vida, logo constatei que minha amada fonte havia encontrado seu fim.

2) Com um multimetro na opção que emite um som ao entrar em curto, verifiquei a placa-mãe e por sorte a mesma SÓ mostrava em curto caso conectasse ás agulhas de prova no mesmo sinal, o que me leva a crê que minha fonte em seu ato derradeiro não deixou os todos outros componentes queimarem(espero, já que não consegui identicar testes para verificar a placa de vídeo ou a memória ram).

Em suma irei procurar comprar outra fonte, entretanto gostaria de relatar algumas situações que meu PC passava durante algum tempo atrás e algumas características:

- Meus componentes foram comprados no mês 08/2013 e colocados pra funcionar no mês 09/2013 exceto minha fonte que foi me dada no mês 03/2013 o que da em média quase 5 anos de vida para meu computador.

- Meu computador possui : placa-mãe Asus sabertooth z77, duas RAMs corsair de 8GB Vegeance, HD SATA III 7200RPM 1 TB, 4 fans, Cooler d'água THERMALTAKE WATER 2.0, i5 3550k,placa de vídeo sapphire R9 380 4GB, (possuia) Fonte cougar 850w reais Vermelha e um nobreak ragtech 1200Va, a tela do meu PC era uma TV Samsung led(nao sei ao certo, mas ela é bem fina)32'  ligado ao nobreak, leitor Samsung de DVD-RW/CD, entradas USB (1 sendo 3.0), controlador de fan.

- Nos últimos tempos notei alguns eventos que gostaria de saber se poderiam ter influenciado nesta fatalidade:

1) Certos momentos de pico ou queda de energia(nao sei ao certo, mas a luz oscilava) o Nobreak não conseguia segurar o computador e o mesmo desligava e ligava quase que instantaneamente. JÁ em outros momentos a TV desligava apenas.

2) Na última semana meu PC estava com um problema: eu necessitava toda vez que ligasse o computador apertar o botão MemOK!, uma funcionalidade da placa Asus em que sua descrição relata que seria um problema na RAM. No dia final antes da queima do PC, notei que precisei apertar duas vezes o botão pois o mesmo estava falhando em dar boot no sistema(apesar disso usei o PC normalmente durante aquela noite, sendo a última vez que usei).

3) Existia também um problema, mas este era muito casual e persistia a quase dois anos: De vez em quando o PC desligava e a tela ficava como se desse algum tipo de problema  (uma imagem estática) que era resolvida na maioria das vezes desligando o PC manualmente, nunca consegui encontrar o porque disso.

Visto toda essa minha situação, preciso saber de vocês:

1) quais os passos vocês recomendam na compra de uma nova fonte? Usei alguns sites de calculadoras pra redimensionar e vi que 700w estaria de bom tamanho, mas por precaução eu aumentaria para 800w.

2) o nobreak teve papel negativo na queima da minha fonte?

3) seria necessário a troca também do no breaking?

4) apesar do teste que realizei na placa-mãe, algo ainda pode ter queimado?

5)Seria muita redundância comprar um filtro de linha e instalar com o meu nobreak? 

OBS: Apenas agora percebi que o monitor inserido ao nobreak pode ter sido uns dos responsáveis pela queima, afinal esta minja ideia é equivocada ?

Desde já agradeço se você até aqui, e espero respostas não tão raivosas por suas partes.18034637_1343952718991264_1984439653_n.jpg.6c4ee8b8ea114ed18c2e5ca8ee57f81e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É difícil diagnosticar sem ter como olhar os componentes, com sorte apenas sua fonte que estragou.

 

1 - Quais os passos vocês recomendam na compra de uma nova fonte?

R: Fonte superdimensionada, seu computador consome por volta de 350W logo uma fonte de 500~550W seria ideal. A CoolerMaster GX550 é uma boa opção.

 

2 - O nobreak teve papel negativo na queima da minha fonte?

R: Provavelmente sim, apenas com a informação que você passou não temos como saber exatamente qual o modelo de nobreak você possui mas nobreaks baratos prejudicam a fonte pois possuem onda quadrada quando operando na bateria, possuem estabilizador interno que aumenta o trabalho da fonte além de gerar surtos/picos ao tentar corrigir a tensão.

 

3 - Seria necessário a troca também do nobreak?

R: Trocar o nobreak por um senoidal puro de dupla conversão ou utilizar apenas um bom filtro de linha. O que estraga os componentes não é a queda de energia e sim a volta dela.

 

4 - Apesar do teste que realizei na placa-mãe, algo ainda pode ter queimado?

R: Como eu disse anteriormente, é difícil saber, talvez quando colocar uma fonte nova você possa verificar melhor.

 

5 - Seria muita redundância comprar um filtro de linha e instalar com o meu nobreak? 

R: A principal função do nobreak não é proteger o equipamento e sim garantir energia initerrupta. Já o filtro de linha é proteger o equipamento contra as oscilações e surtos de energia, se você quer proteção é com o filtro de linha que você deve ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, quais são os principais fatores que você utilizou pra descobrir que em média eu preciso apenas desse watts na Fonte ?(pergunto isso porque ao fazer alguns testes estavam mostrando cerca de 650w na Internet via site extreme)

Utilizar a fonte ligada ao nobreak que por sua vez seria ligada ao filtro de linha seria uma boa então ?

Muito obrigado pela ajuda.

 

adicionado 1 minuto depois

Outra dúvida: o problema da iniciação via memok! Sempre durante uma semana atrás poderia estar atrelado a esse meu problema cm a fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kaike Wesley Os dois principais componentes que puxam energia de uma fonte são a CPU e GPU. Olhando no site de cada fabricante você consegue encontrar o TDP (Thermal Design Power) que é uma aproximação da energia máxima dissipada pelo componente.


Seu processador o i5 3550 e de acordo com a intel possui TDP de 77W.

Sua placa de vídeo a R9 380 de acordo com a sapphire possui TDP de 225W.

Então temos 302W de consumo e o restante do seu sistema deve puxar mais uns ~50W. Lembrando que esse consumo não é alcançado jogando ou navegando na internet, apenas em casos de grande estresse onde todos os componentes estão operando à 100% de sua capacidade.

 

O nobreak mais barato que possui o mínimo para boa operação do seu PC custa quase R$2000,00 como o SMS Mirage. Se não for utilizar algo com as mesmas características então é melhor ficar apenas no filtro de linha, de preferência da marca Clamper. Caso possua internet via ADSL ou à Cabo coaxial recomendo comprar o Filtro Multiproteção aonde você também é protegido de surtos oriundos desses meios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Recomenda alguma alguma marca de fonte ou algum site confiavel de compras ( so conheco a kabum).

adicionado 5 minutos depois

@grievous então me recomenda me desfazer do nobreak? (Minha   Única vantagem era desligar se desse queda).

Outro ponto então, creio que irei optar por buscar uma fonte desse naipe mesmo em torno de 500~650w por garantia.

Na busca de fontes eu preciso garantir que o valor me ofertado é real ? Ou devo considerar uma perda no que tem na propaganda?

E o que é TDP?  E outra dúvida, mais por curiosidade: Sempre pensei que a placa-mãe puxasse algo considerável, junto com o Hd da fonte, porque isso não ocorre ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kaike Wesley Devemos olhar o modelo da fonte em específico e não a marca. Existem marcas de boa reputação como a Corsair, XFX, Pcyes porém nada impede deles soltarem uma fonte bomba a qualquer momento.

No seu caso eu recomendo a Coolermaster GX550, ela é ideal para você. É superior às fontes da Corsair e XFX de mesmo valor, possui projeto moderno, boa eficiência e vários circuitos de proteção.

 

Kabum - Coolermaster GX550

 

Edit: Quanto ao Nobreak você realmente precisa salvar seus trabalhos e projetos em caso de uma queda de energia? Porque o uso do seu atual nobreak pode estar danificando seu PC, mesmo que seja bem aos poucos e demore anos para que aconteça algo. Caso precise então fique com ele, caso contrário o melhor seria não usá-lo.

Fontes de boa qualidade sempre fornecem o que está na etiqueta e muitas vezes até mais do que isso. Recomendo fortemente a GX550, ela é mais do que suficiente para você, suporta um i7 com GTX1080 com folga. A não ser que você vá fazer SLI/Crossfire ou overclock dos componentes não há necessidade. Com o passar dos anos os componentes estão exigindo cada vez menos energia para funcionar então comprar uma fonte de alta capacidade seria bobagem.

 

A placa-mãe, memórias, HD que seriam os responsáveis pelos 50W a mais que eu adicionei no final da estimativa.

 

TDP eu já expliquei, é a quantidade máxima de energia (calor) dissipada pelo componente. Não é uma representação direta do consumo de energia porém serve como base para estimativas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_Força_Térmica

https://en.wikipedia.org/wiki/Thermal_design_power

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous valeu até esse fds tarei fazendo a compra da fonte que me recomendeu e o filtro de linha da clamper com multiprotecao.

"A não ser que você vá fazer SLI/Crossfire ou overclock dos componentes não há necessidade." Caso eu vá fazer isso no futuro pra tentar ter um melhor desempenho ao jogar, essa fonte não suportaria ? Aliás em que casos se recomendam fazer estes procedimentos?

Ps: fiz alguns testes em alguns sites como pcpartmaker e deu em torno de 350~390w valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kaike Wesley Se você estiver pensando em fazer SLI/Crossfire é muito melhor você vender sua GPU e juntar dinheiro para comprar uma única GPU mais potente.

 

Na minha opinião SLI só é viável quando você já tem uma GPU topo de linha e quer mais desempenho, aí você coloca mais outra. Pois não são todos os jogos que suportam SLI e você não terá 2x mais desempenho mesmo nos jogos que suportam a função.

 

:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous muito obrigado pela ajuda.

Olhei no site da kabum e ali indica 85% de enficiencia, isso tem haver cm a potencia enviada para o sistema ? 

E também por exemplo: meu gabinete é um aerocool xpredator Branco com especificações ATX, isso diz que ele suporta (relação a tamanho) qualquer fonte ATX ?

E uma dúvida meio away, notei que um dos parafusos que suportam a placa-mãe está bem preso e sua cabeça está bastante desgastada(o que impede de usar a chave de fenda tradicional) tem alguma dica do que fazer caso eu por exemplo queira da uma limpeza no PC PC precise remover ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...