Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensões simétricas de um amplificador classe AB


Posts recomendados

O que acontece quando falta uma das tensões simétricas e a outra continua funcionando com o terra?

Sei que dá *****, queria saber tecnicamente, pois fui ligar um aqui na fonte e fiz a besteira de ligar o terra primeiro, quando liguei a linha positiva eu percebi a faisca, os capacitores estavam carregados.

Bom, liguei a linha negativa, a entrada e saída de sinal e energizei, o fusível da linha negativa chegou a acender como uma lâmpada, mas não queimou.

Depois disso o amplificador funciona, porém em volume baixo e esquenta muito, se aumentar o volume queima o fusível de saída de sinal.

Eu não tenho dificuldade em achar o defeito e substituir os componentes queimados, eu queria entender o que acontece quando falta uma das linhas, negativa ou positiva.

Obrigado.

 

 

APEX Kelvin BJT.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Eu coloquei um fusível alí prevendo alguma *#$& que eu pudesse fazer.

Quando coloco áudio na entrada os saídas começam a esquentar, se aumento o volume a 10%  queima o fusível de saída do falante de 2A.

Colocando uma lâmpada de 21W x 24V na saída em 15% do volume a lâmpada pisca no ritmo da musica com luminosidade total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Pelo que pude observar, não era pra ter problema em ligar primeiro uma alimentação do que a outra.

 

Foi a primeira vez que você ligou ele? Ou ele já funcionava normal antes do acontecido?

 

Eu seguiria a seguinte ordem para os testes;

- Testar os transistores de saída, os drivers e os pré.

- Tentar medir a corrente que circula pelos transistores de saída sem sinal na entrada.

- Verificar se não tem tensão DC nas bases dos drivers e dos saídas.

- Injetar um sinal na entrada, de preferência senoidal com frequência baixa em torno de 500Hz para verificar as etapas intermediárias, com osciloscópio.

- Desligar uma ou ambas as bases dos saídas para verificar como o circuito se comporta.

 

Enfim, difícil dizer muita coisa estando "de longe".

Se você disse que queima o fusível da linha negativa, já sabe que tem problema nos PNP ou componentes envolvidos.

Com o osciloscópio você poderia verificar que sinais tem nas bases dos transistores.

 

Por último, se está ligando pela primeira vez, tome cuidado com transistores "carimbados". Porque se forem, você não vai conseguir acertar esse circuito nunca. Importante medir o ganho deles pra ver se são similares.

 

Att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, cesardelta1 disse:

Sim! Eu coloquei um fusível alí prevendo alguma *#$& que eu pudesse fazer.

Quando coloco áudio na entrada os saídas começam a esquentar, se aumento o volume a 10%  queima o fusível de saída do falante de 2A.

Colocando uma lâmpada de 21W x 24V na saída em 15% do volume a lâmpada pisca no ritmo da musica com luminosidade total.

Então o alto falante pode estar queimado. 

Em alguns amplificadores se você ligar somente um lado ( igual você fez), um dos transistores conduz totalmente, levando corrente contínua a saída. 

Para ver se o amplificador ainda está em bom estado, coloque um sinal na entrada e um voltímetro na saída com a escala de VCC, por mais que você aumente o volume a tensão deve ficar sempre próxima a 0V.

Se ocorrer bem coloque na escala VCA, a tensão deve ir subindo conforme se aumenta o volume. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Em alguns amplificadores se você ligar somente um lado ( igual você fez), um dos transistores conduz totalmente, levando corrente contínua a saída. 

Era isso que eu queria saber, muito obrigado pela explicação.

 

Eu não liguei um lado só por burrice, a burrice foi ligar o terra primeiro, quando liguei a linha negativa o capacitor (22.000uF) alimentou essa linha com 35V por uns 5 segundos.

A burrice foi não ter feito a fonte direito com os resistores bleeder.

Vou testar o falante depois.

adicionado 7 minutos depois

@Fervolt Eu montei ele na sexta feira já tinha calibrado a corrente de bias, verificado CC e CA na saida e então deixei ele tocando por umas 4 horas com boa potencia antes do ceifamento da onda, estava funcionando bem.

Então eu desmontei a gambiarra e ontem liguei novamente para ver como se comportava um dissipador menor que tenho aqui, foi aí que se deu a *&¨%$(#

Eu não teria dificuldade em consertar, só queria saber o que acontece quando se alimenta um dos lados do amplificador.

Obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu também já quase queimei um alto falante com esse mesmo problema, peguei pra arrumar um rádio antigo que estava com solda fria na linha de tensão negativa da fonte, foi só ligar que veio o zumbido forte na caixa.

Boa experiência para se guardar!

Aproveitando o tópico, alguns amplificadores desse que eu montei tem uma coisa peculiar que eu creio que seja ou deveria ser indícios daquele famoso "POP", "tump" ou "power tump" quando se liga o amplificador e o falante dá aquele "POP".

Esse em especifico quando está tocando e eu desligo a fonte de áudio e o deixo energizado,  ele faz um "TUMMMM" bem alto e o falante excursiona totalmente para frente enquanto durar esse "TUMMM" e isso assusta pois é alto e dura de 2,5 a 3 segundos.

Isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira Pode ser!  

Esses auto rádios de hoje tem muito "ruído" digital, igualmente aquelas caixinhas MP3 ching ling, eles dão um chiado de fundo muito parecido com o ruído rosa que é irritante em volume baixo e nas transições das musicas.

Vou colocar o notebook como fonte de áudio depois para testar.

Obrigado por responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

E não esquece de colocar um capacitor de chute 1 uF em série com a entrada para desacoplar o componente DC.

Sim, o projeto original previa um de 2uF, é aquele vermelhão de poliéster em baixo, mais a direita.

Vou mexer no filtro de entrada para atenuar esses espúrios desses tipo de mídias.

E "para seu governo" realmente o problema era a saída do rádio, eu coloquei o notebook como fonte de áudio e não fez o "Thump".

Eu imagino que aquilo iria destruir meus falantes mais sensíveis.

Se alguém mais tiver outras dicas, podem falar pois eu estou aprendendo ainda.

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio É que esse esquemático não é desse amplificador.

Eu sei que a duvida do tópico não precisaria de um esquema, porém o pessoal sempre pede, então coloquei um que é quase o mesmo esquema , só muda uns capacitores.

 

E eu acho melhor não colocar o esquema desse amplificador que montei pois o dono dele é um cara muito nojento e para ele arrumar problema por causa disso, pouco custa.

Apesar desse amplificador que montei ser de domínio público e estar hospedado em vários site por aí, não vou arriscar, aquele cara é muito estranho.

Desculpe a confusão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou apostando nisso!

Então esse tipo de saída tem muitos ruídos, mexendo no filtro de entrada devo pelo menos amenizar a situação. (eu acho)

Ainda não tive tempo de mexer nele, amanhã talvez eu faça isso e posto aqui.

Estou "aberto"  -_- outras sugestões.

E vou aprendendo devagar...rsrsrs

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...