Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema no pc Processador ou MOBO


Posts recomendados

Bom dia a todos, é meu primeiro post aqui, geralmente eu fico só como ghost hehuehe, infelizmente vem acontecendo uma série de problemas no meu pc que está me dando uma dor de cabeça, vou fazer uma versão extendida e uma resumida, pra quem quiser ler rapidamente e tal

 

*** EXTENDIDA ***

A exatamente 2 anos eu comprei um pc gamer, investi 3.5k nele, placa-mãe ASUS M5A78L-M/USB3, processador AMD Fx 8350, Placa de video EVGA Gtx 750 ti 2gb, 2 x 4gb RAM 1600 mhz Corsair Vengeance, fonte corsair 600w reais, 6 Coolers e um Gabinete Cooler Master HAF.

A exatamente uns 6meses eu venho tendo problema que meu pc não inicializa diretamente, quando eu desligo ele e ligo a + de 2 horas depois da hora q eu desliguei, ele acendia o led de power do gabinete, todos os coolers da maquina estavam rodando, mas não dava nenhum video, e o principal o PC NÃO DESLIGAVA, pois é, eu segurava o botão power e o pc não desligava de maneira alguma, só desligava tirando diretamente da tomada (vamos chamar esse estado de estado 'zombie' pra facilitar minha vida), e depois de uns 10~15min deixando ele la sem fazer nada eu segurava o botão power e ele desligava, quando eu apertava novamente, ele voltava pro estado de antes, porém eu dava um reset e ele iniciava o pc 100% normal, se eu passasse 24hrs com ele ligado ele funcionava perfeitamente, mas se eu passasse 2 hrs com ele desligado era esse sofrimento... até ai beleza só que o problema foi agravando, esses 15 minutos foram passando para 30... 1 hora... até que ontem quando eu fiz esse procedimento durou 2horas com ele no estado "zombie" quando eu fiz o processo de ligar e desligar e depois dar um reset ele iniciou a placa-mãe e travou na tela inicial da placa-mãe, dai eu reiniciei dnv, e aconteceu a mesma coisa, depois eu reiniciei uma terceira x e fiquei apertando DEL pra entrar na BIOS, e ai ele apagou TOTAL, até o led da placa-mãe (que indica que ela está recebendo energia) desligou, dai eu pensei "ja era minha fonte", levei em um colega para ele fazer o jump la na fonte, e pra minha surpresa a fonte não está queimada, e quando eu cheguei la, a placa-mãe acendia o led novamente e ficava no estado "zombie", dai eu levei o pc pra casa, deixei ligado no estado zombie e hoje pela manhã, antes de vir pro trabalho, eu fiz o procedimento de desligar a maquina, ligar e depois dar um reset, e não apareceu nada, o monitor acendeu, não ficou "sem sinal", mas é uma tela cinza que não da imagem alguma, e ai estou querendo saber se isso é problema na MOBO (rezando a deus q seja) ou no meu processador (pfvr não). 

*** RESUMIDA ***
Meu pc quando liga, não da imagem e fica em um estado que não da nem pra desligar, só tirando da tomada, e depois de muito tempo assim, eu conseguia reiniciar a maquina e fazer ele funcionar normalmente, agora quando faço esse procedimento a maquina não da imagem alguma, somente aparece uma ela acinzentada.

 

** INFORMAÇÕES **

O inicio do problema foi em um tempo que eu não utilizava muito o pc, pois só uso ele pra jogar e estava focado no meu TCC.

 

Ao abrir meu gabinete me deparei com um pouco de ferrugem nele, mas as peças não estavam oxidadas, somente o gabinete na parte inferior interna. (não sei se isso ajuda me algo mas achei interessante comentar)

 

No inicio do problema tentei resolver de diversas formas, vou citar procedimentos que eu ja fiz:

- Troquei a Bateria da MOBO

- Instalei a versão mais recente da BIOS

- Reiniciei a BIOS

- Tirei peça por peça pra saber se alguma coisa estava dando conflito

- Liguei sem placa de video

- Liguei sem memoria e não bipou

- Esquentei o pc com um secador para ver se ele saia mais rápido do estado que não desligava

- Chequei se algum capacitor da MOBO estava estufado

 

Nem um dos processos acima funcionou, gostaria de saber se alguém que ja passou por isso, ou alguém que conserta pc ja viu algo assim, que possa me dar uma luz, como minha placa e processador é AMD/AM3, eu n consegui nem um amigo que tenha um processador ou placa-mãe pra eu fazer o teste dos 2, se alguém puder me ajudar com algum procedimento, eu não queria comprar uma placa-mãe nova e o problema ser no processador ou vice e versa.

 

Obrigado a todos que leram.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MatrixWHOIS disse:

Ligue o computador e verifique se não tem nenhum componente eletrônico quente na placa-mãe, faça o teste tocando o dedo nos circuitos integrados e transistores, se esquentar ao ponto de tirar o dedo aquele componente está em curto.  

então mano, demorei pra responder porque n tava em casa pra fazer o teste, mas acabei de fazer e eles estão sim quentes, porém não o suficiente pra eu tirar o dedo então acho q n é isso

adicionado 7 minutos depois

esquece tudo q eu disse, definitivamente tem coisa em curto, depois de uns 20min com a máquina ligada coloquei o dedo em cima de um transistor e definitivamente acho q queimei o dedo lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hamilton Lopes Boa tarde

 

Alguma medidas parecem extremas mais funciona mesmo, desmonte sua máquina inteira e faça o processo abaixo.

Parece loucura mais funciona porque como você mesmo falou 6 cooler dentro da máquina junta muita poeira e junto pode vir umidade que pode fazer com que ocorra curto entre os componentes.

Depois de lavar balance a placa para retirar o máximo possível de água e passe o secador de cabelo por uns 15 minutos por ela inteira. 

Nem precisa montar direto no gabinete monte fora da maquina use só um pente de memória, fonte e mais nada deu desligue e ligue algumas vezes.

O processo de levar ao forno também funciona eu já testei os dois, mais faça por sua conta e risco todas as vezes que fiz deu certo.

 

Att Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Hehe brow conheço o canal do SERTEC, excelente indicação. 

@Hamilton Lopes Se você fritou o dedo no transistor, então ele está em curto e precisa ser trocado, por favor tira uma foto do componente e posta aqui só para confirmar se é mesmo um transistor MOSFET, ou transistor c/ formato de CI.

 

Talvez se você levar a pl. mãe em uma empresa especializada em eletrônica eles trocam o transistor e a placa volta a funcionar ! Mas não é para levar nessas assistências de informática, pois não consertam, apenas um técnico em eletrônica faz isso. Procure se informar se na sua cidade se alguém realiza esse tipo de serviço, e fale também o problema: computador não dá vídeo, esquenta o transistor e pede p/ verificar se tem algo a mais c/ problema na placa.   

 

Só faça a dica do EDVALDO em último caso, acredito q ela não vai surgir efeito porque o componente mesmo está em curto e a lavagem não será útil no momento, apenas a troca do transistor resolve, além de não sabermos se há mais algum componente com defeito na placa.   

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Caramba, nunca pensei nisso lol, se chegar ao caso irei tentar, valeu!

 

@MatrixWHOIS beleza mano, vou procurar, aqui infelizmente não tem muitas lojas assim, mais tarde eu tiro a foto e posto aqui, mas aparentemente mais de um Transistor estava esquentando... Só espero que não tenha queimado meu processador :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
56 minutos atrás, Hamilton Lopes disse:

@Edvaldo J. Frederico Caramba, nunca pensei nisso lol, se chegar ao caso irei tentar, valeu!

 

@MatrixWHOIS beleza mano, vou procurar, aqui infelizmente não tem muitas lojas assim, mais tarde eu tiro a foto e posto aqui, mas aparentemente mais de um Transistor estava esquentando... Só espero que não tenha queimado meu processador :(

Bom dia

 

Eu acho que um unico mosfet é capas de fazer a máquina não ligar, teste com um multimetro eu acho que tem como.

Isso que te falei só deve ser feito em ultimo caso quando você já tentou de tudo.

A primeira vez que fiz esse processo de louco foi aqui no meu trabalho rsrsr, aqui temos diversas máquinas CNC (para saber o que é CNC deixe de preguiça e procure no google rsrs)

E o computador que fica embutido nessa máquina vivia dando problema de tela azul, HD não reconhecia e a solução era sempre desmontar tudo limpar e montar novamente.

E o complicado é que não é um computador normal é um computador feito para máquinas CNC com hardware que você tem que revirar o mundo para achar e quando acha é bem caro.

Máquina antiga pra caramba já tinha mais de 12 anos peguei desmontei tudo e sem dó coloquei na água com sabão liquido kkkkkkkkk, limpei com um pincel tirei o excesso com ar comprimido e depois sequei com soprador térmico por uns 20 minutos.

Isso já fazem uns 2 anos nunca mais deu problema kkkk..

 

Att Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste os MOSFETS de alta e baixa (entrada ou saída) c/ a placa ligada, os de entrada dão 12V no dreno, e os de saída dão 1,x V no dreno da tensão vcore do processador. Regule o multimetro na escala 20v de continuidade, aterre a ponta preta em seguida encoste a ponta da ponteira vermelha no dreno. Alguns mosfets vão dar 1.x alguma coisa pois são os de saída (como foi explicado anteriormente), e outros devem dar 12. 

 

Tolerancia nos de entrada 12v: 11,4 e 12,6 

Se ficar muito abaixo ou acima dessas medidas é porque está com defeito. 

Para ficar mais claro veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jMrjdGhwNdI

 

5900f3cce447a_Capturadetelade2017-04-26162326.jpg.5ab0d1ba4a57deac20e8ac4b96ffadbb.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS Eu n tenho equipamentos pra fazer isso ahuahua, meu negocio é software, decidi levar em uma loja de eletrônica, vou la hoje, ainda to apanhando pra saber como transportar minha placa-mãe e processador até la, mas vou por eles na caixa onde vieram e seja o que for.

 

 

De qualquer forma, muito obrigado pelo tempo de vocês e pela ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...