Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Introdução

 

Muito bom dia, eu não sou nenhum expert no quesito de montagem e selecionar componentes. Atualmente eu trabalho com rederização voltada para arquitetura, o software que utilizo por é o SketchUp e vray 2.0, consigo gerar ótimas imagens mas já cansei de fazer todos meus trabalhos em um Notebook Dell, e com a compra de uma CPU pretendo migrar de programas para o 3Ds max, Lumion e utilizar o CorelDRAW (meu notebook engasga usando Corel u.u). E estou no aguardo de conseguir o Vray 3.0 p/ SketchUp que utiliza a tecnologia "CUDA".

 

Configurações e dúvidas.

 

Eu montei a seguinte configuração com algumas dúvidas.

 

Processador: Ryzen 1700 ou 1700x ? Tem muito diferença entre o desempenho dos dois? Sei que o 1700X o clock é "sem limites" dependendo dá refrigeração que usa. Lembrando que não sou expert e não imagino como se faz um overclock.

 

placa-mãe: Eu gostaria de uma recomendação de placa-mãe AM4, o preço varia muito de R$500 a R$2000 e eu como leigo penso que essas de 500 por serem mais baratas não são de boa qualidade, além de terem limitações. Eu gostaria de uma placa-mãe que suporte SLI e tenha 4 slots para memória mas não estou disposto a pagar mais caro pela placa-mãe do que pelo o processador. Em resumo uma indicação de custo x benefício. 

 

Placa de vídeo: Eu estou querendo pegar uma RX 480, a única dúvida que tenho é, o preço dá RX 480 vai baixar a curto prazo? Pois acaba de lançar a linha RX 500.

 

Water Cooler: eu estive pensando em comprar a Corsair H60 mas confesso que fiz essa escolha por ser uma marca mais conhecida por mim e pelo comentários que li sobre. O preço mais em conta que encontrei foi de 298 reais já com frete. Gostaria de saber se alguém tem uma indicação de algum water cooler nessa faixa de preço que seja melhor ou uma de menor valor que tenha o mesmo desempenho e qualidade.

 

Últimas duas dúvidas simples. É possível, eu como leigo conseguir montar sozinho o computador? Com ajuda de tutoriais claro...(sou leigo mas não sou burro hahaha)

E se ainda vale a pena ir na Santa Efigênia pesquisar preço? eu pagaria tudo avista e tenho fácil acesso a região. 

 

Desde já agradeço a quem leu tudo isso e desculpe se cometi alguma gafe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa!

Antes de tudo, você tem um orçamento definido?

 

Em 2017-4-25 às 09:55, Caioak disse:

Processador: Ryzen 1700 ou 1700x ? Tem muito diferença entre o desempenho dos dois? Sei que o 1700X o clock é "sem limites" dependendo dá refrigeração que usa. Lembrando que não sou expert e não imagino como se faz um overclock.

 

Uns 12% de vantagem pro X, e sobre overclock, se você não sabe e se sua máquina é pra uso profissional, não recomendo.

Talvez algo bem de leve pra te dar algum ganho de produtividade, mas pra você a confiabilidade conta muito, e em overclocks que você vê por aí isso é secundário.

 

Em 2017-4-25 às 09:55, Caioak disse:

placa-mãe: Eu gostaria de uma recomendação de placa-mãe AM4, o preço varia muito de R$500 a R$2000 e eu como leigo penso que essas de 500 por serem mais baratas não são de boa qualidade, além de terem limitações. Eu gostaria de uma placa-mãe que suporte SLI e tenha 4 slots para memória mas não estou disposto a pagar mais caro pela placa-mãe do que pelo o processador. Em resumo uma indicação de custo x benefício. 

 

Tá f.. mesmo, mas já tem melhorado.

 

Algum motivo especial para o suporte ao SLI?
Esta tecnologia é muita propaganda e pouca aplicação, bem pouca gente a usa e por vários motivos.

 

Estas aqui parecem bacanas:

 

Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3

Gigabyte GA-AB350M-D3H

Asus PRIME B350-PLUS

 

Mas você pode achar outras em outras lojas também, claro.

 

Chipset B350 e dissipadores e calor nos circuitos ali perto do processador são duas coisas pra você exigir, geralmente estão associados à qualidade da placa.

 

Em 2017-4-25 às 09:55, Caioak disse:

Placa de vídeo: Eu estou querendo pegar uma RX 480, a única dúvida que tenho é, o preço dá RX 480 vai baixar a curto prazo? Pois acaba de lançar a linha RX 500.

 

Não deve baixar muito, mas se você se beneficia do CUDA, mire na GeForce GTX 1060 6 GiB, o desempenho e o preço são parecidos com o da RX 480, mas o consumo de energia é menor.

 

Em 2017-4-25 às 09:55, Caioak disse:

Water Cooler:

 

Pra que o water cooler?

Você só deve considerá-lo se for overclocker não inciante (ou se pretende não ser mais um iniciante) ou se quiser um sistema altamente silencioso, mas ainda sim, dá pra fazer as duas coisas com um bom cooler a ar.

 

Em 2017-4-25 às 09:55, Caioak disse:

Últimas duas dúvidas simples. É possível, eu como leigo conseguir montar sozinho o computador? Com ajuda de tutoriais claro...(sou leigo mas não sou burro hahaha)

 

Sim, é, e não tem muito segredo não, da minha experiência o mais difícil é superar o constante cagaço de não fazer bobagem e fixar a placa-mãe ao gabinete, o resto se encaixa sem erros.

 

Tem um livro do Gabriel sobre o assunto, é bem simples e bacana, mas não está mais à venda.

Talvez você ache algum por aí. ;)

 

Em 2017-4-25 às 09:55, Caioak disse:

E se ainda vale a pena ir na Santa Efigênia pesquisar preço? eu pagaria tudo avista e tenho fácil acesso a região. 

 

Nunca fui (só passei pela cabeceira, olhei para aquele formigueiro e segui andando :santo:), mas não sei se vale o esforço.

Eu faço assim: peço o preço das peças que quero e dou uma turistada pelas lojas pra ver se elas cobrem o da internet.

 

Gabinete, fonte, teclado, monitor, filtro de linha.. você já tem?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro
Já tinha perdido a esperança de obter uma resposta hahaha 

Então, eu acabei já comprando processador e placa de vídeo nessa semana que passou.
Optei por um Ryzen 1700 e uma GTX 1070 8GB
-
Sobre o SLI e placa-mãe: 
Na verdade o SLI seria um upgrade futuro, que eu iria avaliar com o tempo se é realmente necessário... na questão de orbitar e renderizar modelagens grandes e pesadas. 
-
A placa-mãe eu estava vendo ontem mesmo, fazendo pesquisas e fiquei em duvida entre essas 3 placas:

ASRock Fatal1ty AB350
ASUS ATX PRIME X370-PRO
MSI ATX X370 SLI PLUS

Coloquei todas com o link da kabum para ficar mais fácil mas encontrei as três na mesma faixa de preço R$850~R$900

-
O watter cooler, no momento eu desisti... quero ver como esse novo processador da amd se comporta e o novo cooler também. O water cooler seria para manter o processador em uma temperatura "saudável", muitas vezes eu passo mais de 18 horas renderizando sem parar o que sobrecarrega muito o processador (coitado do meu notebook, alem de ter teclado retroiluminado tem aquecimento nas teclas hahaha)
-
 

13 horas atrás, Evandro disse:

Gabinete, fonte, teclado, monitor, filtro de linha.. você já tem?


Desses itens só teclado hahaha Se você quiser indicar algum gabinete e fonte eu ficarei agradecido. Hoje eu estava pesquisando gabinetes, não quero algo muito caro no maaaaximo 300 reais mas que tenha um bom layout, fonte na parte inferior, cabeamento escondido...

Monitor, estou pensando pegar um simples mesmo de 19pol... eu li algo sobre os monitores(gamers) de 75hz+ diminuírem o cansaço do olho mas eles tem um custo elevado, até cabe no orçamento o mais barato que encontrei era um AOC de 21'' por R$750 mas não sei se vale a pena... admito que meu olho direito já esta pedindo arrego tem um tempo hahaha

E para fonte, tenho utilizado o site da outervision para fazer o calculo... pelo que eu vi parece ser confiável.

Muito obrigado Evandro pela respostas, essa semana creio que eu não compre nada até quinta feira hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ops, desculpe a demora, não tinha visto seu tópico antes.

 

Bem, você fez uma boa compra!

 

Sobre o SLI, daqui um ou dois anos, quando você quiser colocar outra GTX 1070 pra fazer SLI, vai compensar comprar uma placa intermediária da geração corrente, você vai ter mais recursos, menor consumo de energia, etc..

 

Sobre a placa-mãe, as com o chipset 370 tem um circuito regulador de tensão mais robusto.

Isso é interessante para overclock, e só. A com o B350 é bem servida neste aspecto.

 

Sobre o cooler, fique tranquilo, o processador vai trabalhar bem com o cooler padrão, mesmo se ficar dias a fio renderizando algo, desde que a temperatura ambiente não suba para patamares infernais. :D

 

Gabinete eu gosto dos CoolerMaster CM 690, mas existem outros semelhantes e mais baratos, que eu parei de estudar depois que comprei o meu, 10 anos atrás.

O que eu acho que você deve procurar num gabinete: fonte na parte de baixo e com tomada de ar própria, pelo menos 4 ou 5 espaços para a instalação de ventoinhas de 120 ou 14 mm (ventoinhas maiores te permitem um bom fluxo de ar sem parecer que tem uma Mobilete do teu lado, pra quem fica 18 horas trabalhando, isso conta). Atualmente eles tem painel frontal com USB 3.0 também.

 

Filtro de linha pegue um Clamper de 8 tomadas.

Fonte eu fico devendo também, eu ando vendo as CoolerMaster, eVGA, XFX, Corsair e SeaSonic com 500W ou mais, e que sejam pelo menos 80 plus bronze, se for Gold, melhor.

Quando vejo o modelo interessante, saio caçando reviews e comentários por aí, especialmente em sites gringos como o http://www.jonnyguru.com/ uma das referências globais no assunto.

Mouse, pegue um a laser (não é o óptico), vale pagar um pouco mais aqui pela ergonomia e resolução. Logitech e Microsoft são as duas que conheço, mas tem outras marcas novas e famosas agora como Razer, que o pessoal gosta bastante.

 

Pro seu caso, eu pegaria um monitor de 21", e 75 Hz eu sabia que fazia diferença para os antigos CRTs, pros LCDs talvez ajude, mas tem isso aí do preço, e agora está começando até a onda 4K.

Talvez até uma TV de 32" seja mais interessante, é só não ficar muito perto, e acredito que pra você, ter um campo de visão grande pra enxergar os detalhes do trabalho seja útil, certo?

A irritação também depende do ambiente, pouca luz extra e ar seco podem contar até mais que a taxa de atualização do monitor. Pro seu caso eu focaria mais em contraste (maior gradiente de cores, apesar de homens só enxergarem 256 hehehe) do que em Hz. ;) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @Evandro 

Você tirou muitas duvidas minhas,  ainda vou reavaliar essa do SLI, ver mais reviews em render hahaha 

No fim das contas o que vai demorar mais vai ser escolher um gabinete, estão muito carnavalescos!

Se não demorar muito para ficar tudo pronto eu posto aqui a configuração final e uma avaliação de desempenho, para ajudar algum visitante!  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/05/2017 às 18:22, Caioak disse:

Você tirou muitas duvidas minhas,  ainda vou reavaliar essa do SLI, ver mais reviews em render hahaha 
 

 

Não sei quais programas você utiliza para render, mas neste caso acho mais importante ter processador bom e boa quantidade de memória do que ter VGA em SLI.

 

No mais o Evandro deu uma aula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Socorro! @Evandro Hahahaha

Então, eu montei hoje meu computador... aparentemente fiz tudo certo, só que o monitor aparece "sem sinal"
 e não da aquele "beep" não sei se cpus ainda fazem esse "beep" hahaha

Configurações:
CPU: Ryzen 1700
Mãe: GA-AB350-Gaming 3
Ram: 2x 8gb HyperX Fury 2400mhz
Monitor: LG 22MP58VQ-P
Fonte: Corsair CX600
HD: Barracuda 1tb

A placa de vídeo ainda não chegou...

única coisa que fiz foi trocar as memorias de lugar e só tenho cabo HDMI para testar.
Os leds da mobo estão ligando, se é que isso quer dizer algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...