Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Akasa flexa fp5 - Gerenciar velocidade fans


Posts recomendados

Bom dia, estou tendo um problema aqui pra fazer o App Center da Gigabyte reconhecer meus fans e gerenciar a velocidade deles. Fiz a seguinte ligação: liguei 3 fans no adaptador akasa, 2 desses fans sao apache black com 4 pinos e o outro um corsair com 3 pinos. No femea de 4 pinos do akasa liguei um fan apache black de 4 pinos, liguei o molex na fonte e conectei na mobo na sys_fan3(4 pinos) o conector do cabo akasa. Exatamente como essa foto anexada. Ocorre que o SIV do app center não reconhece os fans como gerenciaveis, ficam rodando somente a 100%! porque acontece isso?

 

Pra descartar a possbilidade de ser os conectores da mobo o problema, liguei um fan apache black de 4 pinos direto na mobo na entrada sys_fan3(4 pinos) e ficou ok, consigo gerenciar pelo app center tranquilamente.

 

Mobo: http://br.gigabyte.com/Motherboard/G1Sniper-B7-rev-10#ov

 

8S1XSHH.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grooverox conecte em outros conectores da placa-mãe, porque esse adaptador da Akasa é conhecido, algums membros aqui do fórum usam e nunca tiveram problemas para controlar fans de 4 pinos.

 

Você também precisa se certificar que o conector que vai na placa-mãe é o correto. Não pode ser qualquer um. De repente você se confundiu com a fiação e colocou o errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Contiusa disse:

@grooverox conecte em outros conectores da placa-mãe, porque esse adaptador da Akasa é conhecido, algums membros aqui do fórum usam e nunca tiveram problemas para controlar fans de 4 pinos.

 

Você também precisa se certificar que o conector que vai na placa-mãe é o correto. Não pode ser qualquer um. De repente você se confundiu com a fiação e colocou o errado.

 

Vou fazer este teste, mas como disse já fiz um teste ligando somente um fan no SYS_FAN3 e consegui gerenciar ele, então conclui que o problema não é a entrada da mobo.

 

Tem como ligar o conector da mobo errado? No akasa flexa fp5 só tem um conector fêmea pra conectar na mobo, o qual foi ligado na SYS_FAN3.

 

Não acredito que seja defeito no cabo também, pois no meu antigo setup usava ele conectado na CPU_FAN, ligando o 4 pinos do cabo akasa no fan da cpu, todos os fans ligados no adaptador giravam de acordo com a rotação do fan da cpu. Funcionava beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grooverox ah, é, o da placa-mãe é fêmea. 

 

Mas teste aí, porque esse adaptador é conhecido aqui no fórum e muita gente usa. Pode ser o seu BIOS que está mal configurado ou que não reconhece o cabo.

 

Esses apps de placas-mãe são mais bloatware do que qualquer outra coisa. Não conheço um que seja bem falado e que não seja cheio de bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Contiusa disse:

@grooverox ah, é, o da placa-mãe é fêmea. 

 

Mas teste aí, porque esse adaptador é conhecido aqui no fórum e muita gente usa. Pode ser o seu BIOS que está mal configurado ou que não reconhece o cabo.

 

Esses apps de placas-mãe são mais bloatware do que qualquer outra coisa. Não conheço um que seja bem falado e que não seja cheio de bug.

 

Vou dar uma olhada no BIOS.

 

Sugere algum outro app pra gerenciar a velocidade das fans? Tentei usar o SpeedFan esses dias mas ele não reconhece nenhuma fan conectada a mobo, só aparece o adaptador do fan da GPU. Acho que é algo com minha MOBO =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grooverox porque você não usa o próprio BIOS? Deixe no setup normal ou silent. 

 

Honestamente, eu acho que a melhor coisa para controlar fans é controlador de fan. Mas manualmente. Aqueles digitais também costumam ser bugados. Eu tenho um controlador de fan Zalman analógico há anos. Nuca precisei usar app nenhum. Na verdade, eu corro desses apps. É tudo bloatware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Contiusa disse:

@grooverox porque você não usa o próprio BIOS? Deixe no setup normal ou silent. 

 

Honestamente, eu acho que a melhor coisa para controlar fans é controlador de fan. Mas manualmente. Aqueles digitais também costumam ser bugados. Eu tenho um controlador de fan Zalman analógico há anos. Nuca precisei usar app nenhum. Na verdade, eu corro desses apps. É tudo bloatware.

 

Consigo setar cada entrada de fan com a opção normal/silent? Ou se fizer pra uma propaga pra todas, inclusive a CPU_FAN?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grooverox O CPU_FAN é sempre autônomo, não importa o que você faça com o SYS_FAN, CHA_FAN ou o que for.

 

É só ver no BIOS. Se só tiver um setup para todos os SYS_FAN, vão todos trabalhar iguais e não tem como diferenciar. Se tiver setup para SYS_FAN 1, SYS_FAN 2 e assim por diante, você pode escolher um setup para cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...