Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como formatar HD e voltar de RAW para NTFS ?


Posts recomendados

Pessoal estou com um problema difícil de resolver aqui com meu HD. Houve uma queda de energia e quando eu ia desligando a energia voltou. Quando liguei o PC no dia o seguinte meu HD (secundário, não o do sistema) saiu do padrão NTFS para RAW. Mas aparentemente não houve dano físico nele. Primeiro porque uso o filtro de linha Clamper Multi Proteção e o contador de surtos ainda tá zerado, minha fonte é uma EVGA 600W com PFC Ativo e segura junto com o Clamper qualquer sobre tensão, e essa queda de energia foi só isso, não houve raio nem chuvendo estava, meu HD está vibrando e no próprio gerenciador de dispositivos diz que o disposto está funcionando perfeitamente.

Ao que aparece ele apenas está no formato RAW. Conseguir o mais difícil que foi acessar e recuperar todos meus arquivos pelo Testdisk e passando eles para meu outro HD que tem o sistema e está normal. Agora quando fui formatá-lo para NTFS ao que pareceria mais fácil não conseguir. Tentei pelo Gerenciador de disco e pelo cmd no modo de segurança utilizando todos os comandos q o Windows tem para recuperar MBR, formatar, criar partição, o CHKDSK /f /r e converter para NTFS e nada. Todos afirmam não ser possível formatar; o gerenciador de disco inclusive fica "não respondendo" um tempão, demora quase meia hora para formatar para depois dizer q "o disco não foi formatado com êxito". Ainda estou esperando o testdisk terminar de analisar os setores, para selecionar o Write criando a nova partição e depois selecionar o Rebuild. Mas gostaria de alguma outra maneira de eu conseguir fazer voltar meu HD para NTFS ou mesmo pelo testdisck que não sei se estou usando os comandos corretos. Já procurei em todos os tópicos de todos os fóruns mas só encontro de como recuperar arquivos e os procedimentos q já fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Backup Completo !?

 

botão direito em meu computador->gerenciar->gerenciamento de disco.

 

botão direito no disco(hd) que é listado em formato raw -> excluir volume.... ( faça com todas as partições listadas no disco)

 

botão direito  no disco -> novo volume simples e vá seguindo as telas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Black Fox disse:

Backup Completo !?

 

botão direito em meu computador->gerenciar->gerenciamento de disco.

 

botão direito no disco(hd) que é listado em formato raw -> excluir volume.... ( faça com todas as partições listadas no disco)

 

botão direito  no disco -> novo volume simples e vá seguindo as telas...

Já. Tudo isso e não formata nem espremendo o bicho. Tô vendo se consigo pelo testdisk. Se não, minha última cartada vai ser tentar formatar ele pelo cd de instalação do Windows nas opções das partições. E se ninguém souber outra forma e não der jeito vou levar numa assistência(o q não tava querendo porque ou o técnico vai me roubar ele dizendo q não presta mais ou me roubar pelo preço do reparo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Black Fox, você me desculpe mais eu faria diferente,

1] primeiro trocaria o cabo do HD.

2] colocava novamente no PC e abria um prompt de comando com o[ Diskpart ] e segui em frente, acho que desta forma resolveria e apagava tudo o que tivesse de errado no HD. E as informações do diskpart ou Gparted está no youtube. assim fica mais fácil. Eu não usaria o Gerenciador do Windows porque não é uma boa garantia de bom serviço.

Fica ao seu critério.E inclusive da pra criar um [pendrive do Gparted ] com o Rufus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, masterdds disse:

Black Fox, você me desculpe mais eu faria diferente,

 

 Não se desculpe.... - todos estamos aqui como aprendizes.... e toda informação é válida...

 100% das respostas do forum são focadas em tentativas e erros... tentativas e erros até chegar em tentativa e acertos. E quando não tem solução., pelo menos teve tentativas. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Black Fox disse:

já tentou criar uma nova tabela de partição e formatar via Gparted -> Gparted

Por enquanto ainda tô buscando partições aqui no testdisk, usei o deep chur... No analyse cylinder, utilizei esse tutorial http://pchomebarcelos.blogspot.com.br/2010/03/executando-o-testdisk-passo-passo.html?m=1

Por incrível q pareça aqui no testdisk é mais fácil só recuperar arquivos q transformar de RAW para NTFS rs. Ainda não usei o write porque só foi encontrado uma partição no quick, por isso usei o deep. Vai demorar um pouquinho. Se não der certo, vou tentar esse getdata e um tal de easus t. Mas tava na esperança de conseguir pelo testdisk já q foi por ele q conseguir recuperar rápido todos meus arquivos e gostei muito dele. Ele executa os comandos muito mais rápido q o Windows. Havia tentado o minitool recovery e esse meus caros, não recomendo pra ninguém. Uma perca de tempo esse minitool, talvez por isso o nome mini rs. Programinha dez vezes mais lento q o testdisk e não fez nada quando acabou. Me deu foi raiva e desinstalei logo. Depois q fui saber q ele não trabalha com formato RAW, AFFF. Por isso quero esgotar todas as opções no Windows e nesse testdisk pra me aventurar em outro programa. Agora tá em 13% e tá dando q o check fat não pode ler boot sector fat. E embaixo deu : "invalid fat boot sector". Em cima tem: "Read error at 0/32/39 (Lba=2054).

Pelo q eu entendi foi q algum setor responsável pra dar o boot do arranque do Hd tá com defeito. É isso? O lance do error read voei.

 

40 minutos atrás, masterdds disse:

Black Fox, você me desculpe mais eu faria diferente,

1] primeiro trocaria o cabo do HD.

2] colocava novamente no PC e abria um prompt de comando com o[ Diskpart ] e segui em frente, acho que desta forma resolveria e apagava tudo o que tivesse de errado no HD. E as informações do diskpart ou Gparted está no youtube. assim fica mais fácil. Eu não usaria o Gerenciador do Windows porque não é uma boa garantia de bom serviço.

Fica ao seu critério.E inclusive da pra criar um [pendrive do Gparted ] com o Rufus.

Diskpart já fiz e o lance do cabo de trocar cabo e entradas, resetar bios, recolocar memórias ram, também. Esses procedimentos de youtube e blogs outros fóruns tudo já fiz e nada.

32 minutos atrás, masterdds disse:

Obrigado pela compreenção, agente fica apreensivo de se meter na conversa.

Daonde, quanto mais gente melhor q o tópico fica mais visualizado e se caso vocês não consigam resolver esse enigma desse meu HD pode ser q alguém milagroso venha e me salve rs. Porque esse problema é d dar dor d cabeça em qualquer um kkk

adicionado 17 minutos depois

Uma dúvida q me ocorreu agora sobre a possível causa de meu Hd está corrompido travado no RAW. Será q é porque ele estava muito cheio e tava já vermelho a barra lá do status de armazenamento no explorer?

Ouvi dizer q quando o HD tá muito cheio além dele perder desempenho, ele fica mais vulnerável a danos nos setores dos blocos responsáveis por exibir os arquivos e assim modificar para RAW. Q tem uma porcentagem de espaço livre limite do HD para isso não ocorrer. Será se foi por isso q ocorreu esse problema no meu?

Q se for, apesar de eu usa-lo só como secundário e backup do sistema, não vou mais deixar ele sair do azul lá da barra. Ele tem 460gb aproximado. Se por algum milagre conseguir recuperar ele vou passar deixar ele com no máximo uns 50Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas respondendo esta questão, você nunca pode deixar o HD ficar no vermelho, tem que deixar um espaço de 20% no HD , e pelo tempo que você pediu help já deveria ter se conformado em ter perdido tudo e já ter sido formatado conforme nossa orientação, se ainda não o fez quanto mais mexe pior fica. Tá e o [pendrive do Gparted ] com o Rufus. 

você perdeu tudo. você acha mesmo que vai conseguir recuperar mais de 300GB? somente em uma empresa de backup será possível esta recuperação, sozinho e sem conhecimento é nunca mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, masterdds disse:

Apenas respondendo esta questão, você nunca pode deixar o HD ficar no vermelho, tem que deixar um espaço de 20% no HD , e pelo tempo que você pediu help já deveria ter se conformado em ter perdido tudo e já ter sido formatado conforme nossa orientação, se ainda não o fez quanto mais mexe pior fica. Tá e o [pendrive do Gparted ] com o Rufus. 

você perdeu tudo. você acha mesmo que vai conseguir recuperar mais de 300GB? somente em uma empresa de backup será possível esta recuperação, sozinho e sem conhecimento é nunca mesmo.

 

 

Rs, olha, concordo em quase tudo q você disse, inclusive de q quanto mais mexer nele pior fica, e ficou mesmo, tanto a nível software quanto a nível hardware. Mais em baixo vou dizer porque. Agora você está enganado quanto a eu não ter conhecimento e levar à empresa ladra de backup. A dez anos monto PC e faço manutenção sozinho de hardware e software e sempre resolvi meus problemas.

Amigo, eu não acho q vou conseguir recuperar mais de 300gb, eu recuperei meus 430gb de arquivos, q foi todos os meus dados pelo testdisk, copiei e colei para o outro HD e estão intactos, sem vírus. Mencionei no começo desde tópico que o q eu pretendo é voltar meu HD pra NTFS, não recuperar arquivos, isso já fiz. Por isso q já tinha esperança de no testdisk conseguir formatar, já q ele me economizou mais de mil reais ao recuperar meus arquivos. porque esse era o preço do roubo de uma empresa de backup ou assistência técnica. Já perdi muito dinheiro à toa antigamente em assistências com problemas q não eram resolvidos. Depois q comecei a me informar, ler e estudar melhor, conseguir resolver até agora todos os problemas q já tive com PCS de uns dez anos pra mim. Não sou nem um leigo não. Inclusive já vi foi "técnico" de Pc pedir aqui no fórum informação simples sobre problema de PC de cliente. Sempre quando eu posto um problema aqui é porque já tentei exaustivamente resolver até com técnicos especializados e não se resolveu. A prova disso é q tenho poucos posts aqui.

Se for pra buscar empresa de backup ou assistência melhor comprar logo um HD novo.

Por falar em HD novo, já tô com medo de ter q comprar é outro. Como disse, essa d quanto mais mexer pior fica você acertou em cheio. Mesmo eu recuperando os dados não conseguir formatar pelo testdisk e antes não dava bad sectors e agora deu. Agora também quando eu utilizo ele para tentar formatar escuto um barulho bem baixo meio agudo como se fosse de uma agulha batendo no metal. E no cd de instalação do Windows na parte de partições q tentei formatar, não conseguia e ao tentar instalar Windows nele acusou q o disco vai falhar em breve. Vou tentar agora com uns dois programas q vocês mencionaram e se não der o jeito é levar num técnico amigo meu q tá me devendo. Não tava querendo levar porque ele é o único daqui da cidade de confiança e q realmente resolve e entende de todos os problemas físicos de peças de informática e eletrônicos. Problema é q quase toda a cidade leva PC pra ele consertar e aí vai demorar uns 5 meses pra ele resolver kkk.

Vou tentar esse gparted q vocês mencionaram, obrigado de qualquer forma. Mais tarde posto aqui o resultado. Vou primeiro fazer uns testes físicos aqui no HD pra ver se resolve primeiro o problema da agulha. E depois parto pro gparted.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Well, Brazuca, fico feliz por você ter recuperado seu Backup monstro, e também fico feliz que o meu incentivo em dizer que você não iria conseguir fazer esta recuperação sem conhecimento tenha sortido efeito, as vezes é necessário cutucar bem forte pra funcionar, e funcionou e deu certo.

Ref ao seu HD bugado por favor pra sua própria segurança dê pras crianças brincar, não tente recuperar porque o que o Gparted vai fazer e esconder este erro e depois vai voltar a dar dores de cabeça. Compre um novo HD de 1TB e troque os cabo por novos Sata 6.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, masterdds disse:

Well, Brazuca, fico feliz por você ter recuperado seu Backup monstro, e também fico feliz que o meu incentivo em dizer que você não iria conseguir fazer esta recuperação sem conhecimento tenha sortido efeito, as vezes é necessário cutucar bem forte pra funcionar, e funcionou e deu certo.

Ref ao seu HD bugado por favor pra sua própria segurança dê pras crianças brincar, não tente recuperar porque o que o Gparted vai fazer e esconder este erro e depois vai voltar a dar dores de cabeça. Compre um novo HD de 1TB e troque os cabo por novos Sata 6.

Abraço.

 

 

Master antes de postar este tópico eu já havia recuperado com o testdisk, no topo lá em cima eu mencionei isso. Q havia conseguido o mais difícil q era recuperar e o mais fácil q era formatar não tava dando certo.

Quanto aos cabos Satas todos são 6. E eu já fiz foi habilitar essa entrada Sata onde ele é conectado para HOT PLUG, já era pra eu ter feito isso a muito tempo. Usa ele só quando for preciso já q ele é secundário mesmo. O outro q tenho é d 1Tb e Sata III da Seagate barracuda 7200RPM mais novo e q tá o sistema. Esse q tá bugado é um SATA II da SAMSUNG monstro, porque é a primeira vez q deu esse problema e o bicho é bom viu, porque ele tem quase 20 anos se não mais. Era da minha tia mais velha q usou uns 5anos e deu pra irmã dela com um PC antigo, usou uns 3 anos e passou pra mim, e na época eu tinha 17 anos, agora eu tenho 30 anos kkkk. Perguntei pra minha tia e ela nem se lembra quando comprou esse HD, mas acho q deve ter sido poucos anos depois de ter sido lançado os HDS SATAS II kkk. Por essas e outras tava desconfiando ontem de cansaço das rotações de leitura do HD já ancião com o barulho da agulha q falei e uns estalos q ouvi também. Mas hoje depois de eu retirá-lo, limpar com álcool isopropílico e passar limpa contato, e depois conectar no painel frontal do gabinete em q o HD fica um pouco inclinado (gabinete x turbo b, q tem uma entrada para HD SATA no painel). Não sei se ao ligá-lo inclinado a agulha voltou pro lugar ou a rotação pegou mais impulso, mas não ouvi mais o barulho agudo, só um leve estalo quando eu utilizo ele em 2 ou 3 programas ao mesmo tempo ele já estando com 100% de utilização. E dessa vez o cmd aceitou selecionar a partição criada depois de dar o clean e criar uma nova partição. E aceitou o comando format fs=ntfs q ontem não tava aceitando. Parece q eu conseguir dar uma acordada no bicho q tava querendo dormir kkk. Agora tá é demorando muito pra formatar. Começou desde 11h da manhã d hoje e agora ainda tá em 35% da formatação. Tinha tentado antes no cmd o comando quick para formatar e deu erro. Quando eu repetir o comando sem o quick pra formatar mais a fundo q aceitou o comando de formatação. Só espero q realmente formate dessa vez. Até o gerenciador de disco q ontem ficava lento quando eu usava esse HD, hoje tá rápido. Tô otimista q dessa vez vai. Quando acabar posto aqui o resultado milagroso ou uma nova furada rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brazuca, desculpa dizer, mais você é teimoso mesmo, cara eu já falei é melhor você não teimar e aposentar ele pois futuramente ele vai te dar problemas, e tem mais, ele está demorando muito pra formatar no Diskpart Não senhor não é normal, no Diskpart é questão de segundos pra formatar, e você já viu que ele está doente, pare e aposente.

Minha sugestão é crie um pendrive do Gparted com o rufus, é do linux mais funciona bem por ser em MS-DOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, masterdds disse:

O Brazuca, desculpa dizer, mais você é teimoso mesmo, cara eu já falei é melhor você não teimar e aposentar ele pois futuramente ele vai te dar problemas, e tem mais, ele está demorando muito pra formatar no Diskpart Não senhor não é normal, no Diskpart é questão de segundos pra formatar, e você já viu que ele está doente, pare e aposente.

Minha sugestão é crie um pendrive do Gparted com o rufus, é do linux mais funciona bem por ser em MS-DOS.

 

 

Conseguir!!! E graças a eu ser teimoso kkk. Se eu ouvisse seu conselho estaria jogando fora um HD que ainda está funcionando muito bem. Agora perdi muito tempo à toa e vou dizer porque para os que tiverem lendo e com o mesmo problema que eu tive não perder tempo com programas e tentando formatar.

O que aconteceu foi que o disco estava em MBR antes da queda de energia e sobretensão. O meu sistema é Windows 10 com UEFi e meu outro HD que tem o sistema estava consequentemente em GPT quando eu instalei. Como o outro HD era secundário, o Windows reconheceu mesmo sendo em MBR já que eu não tinha formatado ele quando eu instalei o Windows, mas talvez até por isso, o sistema às vezes dava umas travadas com eu utilizando um HD com MBR e outro com GPT. E quando houve a sobretensão de energia o sistema protegeu meu HD com GPT, mas não conseguiu proteger esse em questão que era MBR e não estava no suporte do sistema. Em consequência ele se transformou em RAW e dava aquele barulho de estalos e o da agulha porque ele estava se esforçando para voltar pro MBR e o Windows já não estava mais aceitando. Percebi isso tudo, pois quando escolhi GPT na criação do volume foi muito rápido para formatar e criar e agora o sistema está muito mais rápido que antes.

Agora não foi tanto tempo perdido, pois aprendi muita coisa sobre HDs e a maior descoberta q eu estou usufruindo agora, e não sabia (e muitos também não pelo q vi nos fóruns) foi a função AHCI na bios e no regedit q modifiquei e agora meus dois HDs estão voando feito bala como um SSD. Estava pensando em comprar um SSD pra mim, mas agora nem preciso. A velocidade de leitura do meu SATA III antes com IDE era de no máximo 80MB/S e agora está quase 400MB/S. E vi no AIDA que o máximo dele é 600MB/S. Ainda não deu isso porque não testei arquivo grande para transferir ainda, q a velocidade vai aumentando gradual com o tempo na leitura, creio eu. 

Mas de qualquer forma obrigado pela atenção o @masterdds@Black Fox

Hoje concluir q na Informática através dos problemas se descobre novos horizontes.:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brazuca, mesmo você achando que nossas dica tenha sido uma perda de tempo fizemos nossa parte, e temos a consciência que seguimos um padrão de ajuda, a princípio ache que você tivesse colocado seu HD no modo Bitlocker, depois fiquei em dúvidas referentes ao modo UEFI mais resolvi não falar nada, porque quando a pessoa pede ajuda não informa a config da máquina e agente tem que ficar pisando em ovos, mais isto foi bom, pois da próxima se não tiver a config da máquina não darei suporte e você esqueceu de informar que tinha instalado no modo uefi, e nós tentamos ajudar, mais tudo bem serve de exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, masterdds disse:

Brazuca, mesmo você achando que nossas dica tenha sido uma perda de tempo fizemos nossa parte, e temos a consciência que seguimos um padrão de ajuda, a princípio ache que você tivesse colocado seu HD no modo Bitlocker, depois fiquei em dúvidas referentes ao modo UEFI mais resolvi não falar nada, porque quando a pessoa pede ajuda não informa a config da máquina e agente tem que ficar pisando em ovos, mais isto foi bom, pois da próxima se não tiver a config da máquina não darei suporte e você esqueceu de informar que tinha instalado no modo uefi, e nós tentamos ajudar, mais tudo bem serve de exemplo.

 

Oh Master, acho q você não soube interpretar ou não leu tudo q eu disse. Em momento algum eu menosprezei sua ajuda ou disse q foi perda de tempo. A perda de tempo q estava me referindo foi às minhas próprias tentativas de reparar antes de postar aqui com o testdisk, o qual mencionei no começo do post. Eu nem cheguei a usar getdat q vocês mencionaram, ou seja não cheguei a precisar da ajuda. É só ler com mais atenção.

Quanto ao modo UEFI nem eu estava me lembrando que havia instalado(e falei acima q havia esquecido, só ler), como iria mencionar uma coisa q não me lembrava?

Quanto à configuração de minha máquina não achei necessário mencionar porque já sabia q era Hd o problema e q minhas outras peças estavam boas. De qualquer forma mencionei minha fonte e filtro de linha e, como no meu perfil já tem a configuração achei também q não seria necessário. Mas se você queria saber a configuração era só me pedir q eu postava aqui, mas tudo bem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 02/05/2017 às 01:39, Ares Brazuka disse:

 

 

Conseguir!!! E graças a eu ser teimoso kkk. Se eu ouvisse seu conselho estaria jogando fora um HD que ainda está funcionando muito bem. Agora perdi muito tempo à toa e vou dizer porque para os que tiverem lendo e com o mesmo problema que eu tive não perder tempo com programas e tentando formatar.

O que aconteceu foi que o disco estava em MBR antes da queda de energia e sobretensão. O meu sistema é Windows 10 com UEFi e meu outro HD que tem o sistema estava conso equentemente em GPT quando eu instalei. Como o outro HD era secundário, o Windows reconheceu mesmo sendo em MBR já que eu não tinha formatado ele quando eu instalei o Windows, mas talvez até por isso, o sistema às vezes dava umas travadas com eu utilizando um HD com MBR e outro com GPT. E quando houve a sobretensão de energia o sistema protegeu meu HD com GPT, mas não conseguiu proteger esse em questão que era MBR e não estava no suporte do sistema. Em consequência ele se transformou em RAW e dava aquele barulho de estalos e o da agulha porque ele estava se esforçando para voltar pro MBR e o Windows já não estava mais aceitando. Percebi isso tudo, pois quando escolhi GPT na criação do volume foi muito rápido para formatar e criar e agora o sistema está muito mais rápido que antes.

Agora não foi tanto tempo perdido, pois aprendi muita coisa sobre HDs e a maior descoberta q eu estou usufruindo agora, e não sabia (e muitos também não pelo q vi nos fóruns) foi a função AHCI na bios e no regedit q modifiquei e agora meus dois HDs estão voando feito bala como um SSD. Estava pensando em comprar um SSD pra mim, mas agora nem preciso. A velocidade de leitura do meu SATA III antes com IDE era de no máximo 80MB/S e agora está quase 400MB/S. E vi no AIDA que o máximo dele é 600MB/S. Ainda não deu isso porque não testei arquivo grande para transferir ainda, q a velocidade vai aumentando gradual com o tempo na leitura, creio eu. 

Mas de qualquer forma obrigado pela atenção o @masterdds@Black Fox

Hoje concluir q na Informática através dos problemas se descobre novos horizontes.:thumbsup:

Boa Noite @AresBrazuka, qual foi o passo a passo que usou?

Estou com a mesma situação com um HD de 500 GB.

Ja vi bastante fórum, baixei vários programas e nada, sem sucesso.

A respeito dos dados, está OK, o problema é transformar em RAW para NFTS.

Me ajuda!!!!

adicionado 22 minutos depois

@aresbrazuka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Suellen Gouvea disse:

Boa Noite @AresBrazuka, qual foi o passo a passo que usou?

Estou com a mesma situação com um HD de 500 GB.

Ja vi bastante fórum, baixei vários programas e nada, sem sucesso.

A respeito dos dados, está OK, o problema é transformar em RAW para NFTS.

Me ajuda!!!!

adicionado 22 minutos depois

@aresbrazuka


É um grande problema que estou enfrentando também, nunca aprendi tanto sobre HD quanto antes e notei como essa peça é peculiar. Já aprendi até uma técnica de congelamento de HD :P - porém não viria no meu caso.

Preciso também fazer essa conversão, já apelei para todos os modos convencionais e um pouco avançado, todos sem sucesso e travamento. O @Ares Brazuka até deu uma esperança, porém só precisava de um esclarecimento dele de como funcionou a conversão, qual método usou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suellen, apesar de seu agradecimento ficar na dúvida, na ocasião em que pediu help eu estudei o seu caso e iria te disser que você tinha se esquecido que seu sistema estava no modo UEFI, só não dei esta opção porque você relatou que seu HD tinha (caido) este foi o problema da minha dúvida, eu nunca recebi help suport da internet quando eu tive problemas diversos, eu tive que estudar pra encontrar a solução e parar e pensar o que eu estava deixando passar, foi assim que eu resolvia meus problemas. Que um conselho melhor que uma dica?? Estude e você nunca mais vai precisar da ajuda de ninguém. Faça como eu fiz, tive que estudar durante 20 anos pra nunca mais precisar pedir ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎26‎/‎07‎/‎2017 às 20:47, Suellen Gouvea disse:

Boa Noite @AresBrazuka, qual foi o passo a passo que usou?

Estou com a mesma situação com um HD de 500 GB.

Ja vi bastante fórum, baixei vários programas e nada, sem sucesso.

A respeito dos dados, está OK, o problema é transformar em RAW para NFTS.

Me ajuda!!!!

adicionado 22 minutos depois

@aresbrazuka

 

 Bom dia Suellen, desculpe pela demora, hoje q vi o site. Primeiramente, esse seu Hd é secundário ou é o único onde está instalado o sistema? 

 

adicionado 41 minutos depois
20 horas atrás, GabrielKato disse:


É um grande problema que estou enfrentando também, nunca aprendi tanto sobre HD quanto antes e notei como essa peça é peculiar. Já aprendi até uma técnica de congelamento de HD :P - porém não viria no meu caso.

Preciso também fazer essa conversão, já apelei para todos os modos convencionais e um pouco avançado, todos sem sucesso e travamento. O @Ares Brazuka até deu uma esperança, porém só precisava de um esclarecimento dele de como funcionou a conversão, qual método usou.

 

Bom dia Gabriel, desculpe tb pela demora. Como havia perguntado para Suellen se o HD era único ou secundário, é porque pra efetuar essa conversão é necessário formatar. Apesar de parecer um bicho de 7 cabeças é bem simples. Caso esse HD seja secundário, basta ir no gerenciador de disco, clicar com o botão direito do mouse em cima lá do disco, novo volume e escolher Ntfs. O segredo é verificar se o outro HD q está o seu sistema está e mbr ou gbt, q é só clicar em propriedades q vai mostrar. Para transformar para Ntfs, o Hd secundário quando for inserir novo disco e volume terá q está no mesmo formato do hd do sistema, ou gpt ou mbr. Caso contrário não será possível fazer a conversão. Essa resposta tb vale pra você Suellen.

 

Mas só serve se for para formatar o HD e se ele não tiver o sistema instalado. Caso contrário, vocês teriam que reinstalar o sistema e aí sim, o procedimento seria mais complicado, porque teria q usar l prompt de comando geral antes da reinstalação para a conversão dependendo do problema do HD.

 

adicionado 54 minutos depois
16 horas atrás, masterdds disse:

Suellen, apesar de seu agradecimento ficar na dúvida, na ocasião em que pediu help eu estudei o seu caso e iria te disser que você tinha se esquecido que seu sistema estava no modo UEFI, só não dei esta opção porque você relatou que seu HD tinha (caido) este foi o problema da minha dúvida, eu nunca recebi help suport da internet quando eu tive problemas diversos, eu tive que estudar pra encontrar a solução e parar e pensar o que eu estava deixando passar, foi assim que eu resolvia meus problemas. Que um conselho melhor que uma dica?? Estude e você nunca mais vai precisar da ajuda de ninguém. Faça como eu fiz, tive que estudar durante 20 anos pra nunca mais precisar pedir ajuda.

 

Master, quando se vai tirar uma dúvida de alguém; caso você precise de alguma informação você tem q perguntar se não essa pessoa não vai ler sua mente (de "20 anos" de estudo) e adivinhar qual informação você precisa dela para mostrar a solução. E se está dando conselho pra não pedir ajuda; seu lugar, meu caro, não é aqui no fórum, o qual serve justamente para ajudar a quem tem dúvidas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há, muito obrigado, todos os dias é a mesma coisa, as pessoas pedem ajuda e se esquecem de dar todas as configurações da máquina, quem pede ajuda é que tem dar todas as informações, ao invés da pessoa ter de ficar fazendo mil Perguntas sobre as configurações da máquina!! Pra mim seu caso esta encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2017 às 07:35, Ares Brazuka disse:

Bom dia Gabriel, desculpe tb pela demora. Como havia perguntado para Suellen se o HD era único ou secundário, é porque pra efetuar essa conversão é necessário formatar. Apesar de parecer um bicho de 7 cabeças é bem simples. Caso esse HD seja secundário, basta ir no gerenciador de disco, clicar com o botão direito do mouse em cima lá do disco, novo volume e escolher Ntfs. O segredo é verificar se o outro HD q está o seu sistema está e mbr ou gbt, q é só clicar em propriedades q vai mostrar. Para transformar para Ntfs, o Hd secundário quando for inserir novo disco e volume terá q está no mesmo formato do hd do sistema, ou gpt ou mbr. Caso contrário não será possível fazer a conversão. Essa resposta tb vale pra você Suellen.

 

Mas só serve se for para formatar o HD e se ele não tiver o sistema instalado. Caso contrário, vocês teriam que reinstalar o sistema e aí sim, o procedimento seria mais complicado, porque teria q usar l prompt de comando geral antes da reinstalação para a conversão dependendo do problema do HD.


Olá @Ares Brazuka, boa noite, primeiramente, obrigado pela atenção dada.
Tudo bem pela demora, também não estou tão rápido rs.

Antes de mais nada vou passar a config para quebrar pequenas dúvidas:
- Windows 10 Pro
- FX 6300, 8 GB de Raw, placa-mãe Asus Lx/BR 3.0
- HD Primário: 1TB - NTFS
- Placa de vídeo RX 360
- Fonte 500w - 80plus bronze Evga

 

Não tenho outro HD de uso habitual para a máquina, o que eu estava fazendo:

Peguei um HD de notebook de 500gb para usar naqueles case adaptadores USB, porém, assim que conectei a unidade estava desativada, ativei ela e pediu para atribuir uma unidade de disco, depois que botei a unidade de disco, o acesso para o disco travou.

O que esta acontecendo:
01 - Não da para acessar o disco.

02 - Não da para formatar com o botão direito (não acontece nada após clicar em "formatar").

03 - Não carrega as unidades de disco no gerenciador de disco se esse disco estiver conectado.

04 - Não funcionar nenhum programa de recuperação de dados de disco se esse disco estiver conectado (trava o programa a não ser que desconecte ele).
05 - Todos os comandos do CMD que envolve unidades de disco (CHKDSK, DISKPART entre outros) ficam carregando infinitamente para encontrar algo, inclusive foi eternamente esperando um deles que deu a mensagem que não era possível formatar para NTFS porque o disco é RAW.

06 - Ja conectei diretamente no SATA, ou seja, tirei do case. O problema persistiu com todos sintomas acima e ainda sem a unidade de disco (a letra da unidade) - ou seja, nem aparecia ele no menu "Este Computador".
07 - Na bios, conectado pelo SATA, o HD estava sendo reconhecido normalmente.
08 - Tentei "formatar" usando o instalador do windows e só ele conectado na máquina, é claro, porém  não localizou nenhum HD.

Tenho um caso de um HD Externo de 1TB Samsung M3 que é basicamente a mesma coisa, só que nele eu fiz a recuperação de dados e depois repetiu o mesmo caso que esse aí de cima.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, GabrielKato disse:


Olá @Ares Brazuka, boa noite, primeiramente, obrigado pela atenção dada.
Tudo bem pela demora, também não estou tão rápido rs.

Antes de mais nada vou passar a config para quebrar pequenas dúvidas:
- Windows 10 Pro
- FX 6300, 8 GB de Raw, placa-mãe Asus Lx/BR 3.0
- HD Primário: 1TB - NTFS
- Placa de vídeo RX 360
- Fonte 500w - 80plus bronze Evga

 

Não tenho outro HD de uso habitual para a máquina, o que eu estava fazendo:

Peguei um HD de notebook de 500gb para usar naqueles case adaptadores USB, porém, assim que conectei a unidade estava desativada, ativei ela e pediu para atribuir uma unidade de disco, depois que botei a unidade de disco, o acesso para o disco travou.

O que esta acontecendo:
01 - Não da para acessar o disco.

02 - Não da para formatar com o botão direito (não acontece nada após clicar em "formatar").

03 - Não carrega as unidades de disco no gerenciador de disco se esse disco estiver conectado.

04 - Não funcionar nenhum programa de recuperação de dados de disco se esse disco estiver conectado (trava o programa a não ser que desconecte ele).
05 - Todos os comandos do CMD que envolve unidades de disco (CHKDSK, DISKPART entre outros) ficam carregando infinitamente para encontrar algo, inclusive foi eternamente esperando um deles que deu a mensagem que não era possível formatar para NTFS porque o disco é RAW.

06 - Ja conectei diretamente no SATA, ou seja, tirei do case. O problema persistiu com todos sintomas acima e ainda sem a unidade de disco (a letra da unidade) - ou seja, nem aparecia ele no menu "Este Computador".
07 - Na bios, conectado pelo SATA, o HD estava sendo reconhecido normalmente.
08 - Tentei "formatar" usando o instalador do windows e só ele conectado na máquina, é claro, porém  não localizou nenhum HD.

Tenho um caso de um HD Externo de 1TB Samsung M3 que é basicamente a mesma coisa, só que nele eu fiz a recuperação de dados e depois repetiu o mesmo caso que esse aí de cima.
 

 

Bom dia Gabriel, pelo q você me falou, realmente parece muito com o problema q eu havia enfrentado. Ou seja, aquela questão q expliquei acima sobre gpt ou mbr.

Primeiramente deixe conectado seu HD secundário, o de 500Gb via conexão SATA vá no gerenciador de disco e clique com o botão direito do mouse em cima do disco primário (o seu HD de 1 Tb q está instalado o Windows 10) e clique normal em propriedades para ver se está em gpt ou mbr. Tenho quase certeza q o seu Hd de 1 Tb tá no formato de gpt, já q tem instalado o Windows 10. E geralmente o formato RAW (o qual é o formato bruto do disco, onde não se tem realmente acesso a dados a não ser pelo test disc ou outro programa similar) fica sempre em mbr para proteger os dados. Se esse for o caso você terá q clicar com o botão direito em cima do disco desse HD q tá no RAW q deverá aparecer converter para gpt. Se não aparecer, dentro da opção formatar vai tá lá pra escolher gpt ou mbr. Agora se caso o HD não apareça no gerenciador de disco o jeito é fazer essa conversão pelo cmd, mas uma coisa é certa, você tem q converter de gpt para mbr senão nunca vai sair do formato RAW.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 02/05/2017 às 01:39, Ares Brazuka disse:

 

 

Conseguir!!! E graças a eu ser teimoso kkk. Se eu ouvisse seu conselho estaria jogando fora um HD que ainda está funcionando muito bem. Agora perdi muito tempo à toa e vou dizer porque para os que tiverem lendo e com o mesmo problema que eu tive não perder tempo com programas e tentando formatar.

O que aconteceu foi que o disco estava em MBR antes da queda de energia e sobretensão. O meu sistema é Windows 10 com UEFi e meu outro HD que tem o sistema estava consequentemente em GPT quando eu instalei. Como o outro HD era secundário, o Windows reconheceu mesmo sendo em MBR já que eu não tinha formatado ele quando eu instalei o Windows, mas talvez até por isso, o sistema às vezes dava umas travadas com eu utilizando um HD com MBR e outro com GPT. E quando houve a sobretensão de energia o sistema protegeu meu HD com GPT, mas não conseguiu proteger esse em questão que era MBR e não estava no suporte do sistema. Em consequência ele se transformou em RAW e dava aquele barulho de estalos e o da agulha porque ele estava se esforçando para voltar pro MBR e o Windows já não estava mais aceitando. Percebi isso tudo, pois quando escolhi GPT na criação do volume foi muito rápido para formatar e criar e agora o sistema está muito mais rápido que antes.

Agora não foi tanto tempo perdido, pois aprendi muita coisa sobre HDs e a maior descoberta q eu estou usufruindo agora, e não sabia (e muitos também não pelo q vi nos fóruns) foi a função AHCI na bios e no regedit q modifiquei e agora meus dois HDs estão voando feito bala como um SSD. Estava pensando em comprar um SSD pra mim, mas agora nem preciso. A velocidade de leitura do meu SATA III antes com IDE era de no máximo 80MB/S e agora está quase 400MB/S. E vi no AIDA que o máximo dele é 600MB/S. Ainda não deu isso porque não testei arquivo grande para transferir ainda, q a velocidade vai aumentando gradual com o tempo na leitura, creio eu. 

Mas de qualquer forma obrigado pela atenção o @masterdds@Black Fox

Hoje concluir q na Informática através dos problemas se descobre novos horizontes.:thumbsup:

 

 

Meu HD ta com o mesmo problema, pra conseguir fazer a conversar do RAW pra NFTS precisa estar em GPT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...