Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caminho certo, (Técnico, Tecnólogo ou Bacharelado)?


Posts recomendados

Bom galera, tenho 18 anos e infelizmente não fui tão bem no ENEM, não estava preparado, assim não conseguindo um curso, trabalho em mercado pequeno e lá NÃO tenho futuro tiro meus 1.200 reais, já que trabalho desdo 14 lá, minha cabeça está á mil pois sei que tenho potencial para arrumar um bom emprego e que pra isso preciso ter algum estudo.
Á minha duvida é a seguinte, aqui perto de minha cidade tem em Jaú-SP, ETEC (Cursos técnicos) e FATEC (Cursos tecnológicos), cursos oferecidos gratuitamente, que já estão aberto ás inscrição para o meio de ano, más o problema é que qual vale realmente a pena para me colocar no mercado de trabalho e poder me dar uma boa chance de crescer na vida, ETEC ou FATEC? 
Ou seria melhor me preparar mais e tentar novamente o ENEM para tentar uma engenharia pelo Sisu ou ProUni, e tentar Unesp também? 
Porque eu hoje, não consigo pagar uma faculdade, acredito que muita gente também não já que os valores são uns absurdos.
O problema é tentar o ENEM e o Unesp novamente e não conseguir nada, e ficar mais um tempo parado, fora meio ano que poderia já estar estudando tanto na FATEC ou ETEC.

Bom espero suas resposta, e que sejam verdadeiros o que acham com suas experiencias hoje, e o que poderia ter feito de diferente antes, que hoje é minha escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari Com a dificuldade, vale mais a pena você fazer um técnico, pois está bem complicado o mercado para engenheiro. Lhe digo pois com um curso técnico, conseguindo um emprego, vai ter uma boa experiência para te embasar no curso de engenharia e no mercado posterior a ele, te dando credibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco Com certeza, futuramente é claro que penso em um bacharelado, o diferencial da Fatec é que e Tecnólogo com diploma de nivel superior acho que seria melhor não é? Vamos supor, um Tecnólogo de Gestão de TI em 2 anos e meio me formo e saio com diploma de nível  superior pode fazer até MBA e Pós, acho que é mais vantajoso certo?

adicionado 1 minuto depois

@Flávio Santana Lima Então você descarta o Tecnólogo? Porque a Fatec oferece Tecnólogo em Logística e em Gestão de TI, só to em duvida de qual área seguir dentre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari Segue o que quer fazer, se quer fazer uma graduação, e seu foco é ela, um curso técnico próximo a aquela área ou um curso técnico que ao se formar você consiga salário e condição melhor para fazer a graduação. Como eu sou Engenheiro civil, no caso dessa engenharia, se eu tivesse feito como você, eu faria um curso técnico em edificações e logo após essa graduação. Entendeu? Mas você tem que decidir, mas minha dica é pensar no futuro e no mercado, as vezes não podemos ser sonhadores demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima  Realmente aqui na minha região, interior de São Paulo acredito que o que mais tem é isso, sem contar que aqui na minha cidade é numero de habitantes é de 30 mil, se eu quiser crescer vou ter que ir pra fora tentar a vida, e é claro se um dia eu tiver essa oportunidade vou agarrar ela, más o que vejo também é que a galera da parte da Eletrotécnica está em falta pelo menos aqui na minha região, as vezes fazer esse curso técnico e depois de arrumar emprego na área e acumular experiência o salario pode ser muito bom pelo que vi na Catcho, sem contar que depois você pode fazer uma Eng elétrica.

Más estou em duvida de Tecnólogo em Gestão de TI que a Fatec oferece gostei do curso, más não sei se vai me proporcionar o que espero futuramente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco Bacana muita gente me fala isso, o problema é que até meu coração fica confuso, se eu for analisar é a melhor opção no momento , por ser mais perto, 20 min de moto estou la, e por ser gratuito, meu medo é errar, más se formos analisar é errando que se acerta.

Gestão de TI pode me ajudar muito, Logística que a Fatec também oferece pode me ajudar muito mais as vezes, más acho que meu perfil é mais de liderança, responsabilidade e honestidade.

Então acho que Gestão de TI se encaixaria melhor, talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari Então foca na gestão. Essa questão de errar ou acertar faz parte da vida. Você é novo, tem muito chão pela frente ainda. Se tem essa questão da facilidade porque é perto, vai à luta. Se depois de um tempo você sentir que não é muito a sua praia, que não não era o que esperava, procure o seu caminho em outra carreira. TI é uma área muito ampla, com muitas opções de especialização. Mas se curtir gestão, siga em frente e procure sempre estudar e se aprimorar cada vez mais. Mas não esqueça de se manter sempre antenado com a carreira, estude ITIL e COBIT também, porque boas práticas ajudam muito nesta parte de gestão. O segredo é sempre manter o foco e se dedicar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...