Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção TIC106 "Melhorar"


Jemec

Posts recomendados

Boa Noite!

Estou usando esse circuito:

590a6e10879c1_Proteo.jpg.b304e22578f1668e316dc561bcb497f3.jpg

Estou tento um problema de acionamento indesejado do TIC106.

O que está acontecendo é que ligando a carga com o circuito ligado (fonte), o TIC106 dispara, mesmo com uma corrente menor do que a que limitei pelo "R". Mas se conectar a carga com o circuito desligado e depois ligar, funciona.

Fiz esse teste limitando para 1A e usando carga de 100mA.

Tem como melhorar isso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando não tem carga não tem ddp no resistor R. O diodo fica direto ligado no 12v com única resistência da bobina... essa resistência R não tem ddp nela a corrente vai preferir passar pelo curto entre tic1060 e negativo da fonte/referência do que passar pelo resistor primeiro.

 

Quando você liga a carga vai ter corrente passando em volta desse resistor devido a ligação do final da carga preferir ir para o diodo e depois ir para a referencia da fonte.

 

Eu to entendendo que você ligou a "ponta" do diodo em dois fios um indo para fonte ligando e ligando a uma lado do resistor e o outro indo da ponta do diodo para o outro lado do resistor ligando com a carga... se o desenho não tiver errado ou estou interpretando errado*.

adicionado 8 minutos depois

590a79cab1503_corrente1.jpg.fc587cf51a0944d185dc55a2f3246fcb.jpg

 

590a79c93aa8c_corren2.jpg.f19d1d8b74cd214abbe0f8825bdd119d.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com filtro ou sem filtro a resistência R não vai passar corrente pelo meu entendimento de curto circuito...

 

O diodo pelo que parece vai funcionar como chave ... se a tensão for alta nele ele abre e se for baixa ele fecha...

 

Não sei que você tentou fazer... talvez um divisor de tensão... não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Jemec Qual o valor de R?

 

você acha que vai passar corrente nesse resistor? Me explica porque to vendo curto ai... ou eu estou errado?

 

 

As vezes eu erro mesmo (olha confiança e segurança que eu to passando ^^ )

adicionado 0 minutos depois

tem algum princípio que não sei ai ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

 

você acha que vai passar corrente nesse resistor? Me explica porque to vendo curto ai... ou eu estou errado?

 

 

As vezes eu erro mesmo (olha confiança e segurança que eu to passando ^^ )

adicionado 0 minutos depois

tem algum princípio que não sei ai ?

Curto aonde?

Somente a corrente da carga passa pelo resistor, se o valor for alto já dispara o SCR logo de cara.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Jemec disse:

R = 1R para ativar com aproximadamente 700mA " em cima disse 1A, mas é 700mA" apesar que testei com outros valores.

0,7/I = R

E montando com 1N4148 ou sem da na mesma. Ele serve apenas para proteger alguma corrente reversa se houver.

E qual é a carga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

Estou aqui para prender também ^^

Aqui minha dúvida

 

aqui.jpg.b1cfc2ae68159130071c68e08f974251.jpg

 

Pelo que vi no data sheet esse dido TiC106 só tem dois polos... então essas duas pernas ai estão ligadas no mesmo ponto, não? Se estão a corrente vai passar em volta do resistor pelo "curto". Queria ver se estou errado nisso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei como carga um cooler.

Como mencionei acima. Se com a fonte ligada, for conectar o cooler dispara e se conectar o cooler e depois ligar a fonte funciona. 

Agora se colocar uma carga com corrente alta, conectando-o com a fonte ligada ou desligada o TIC arma, pois ultrapassou a corrente de Limite, ou seja, beleza.

Mas creio que com a corrente abaixo do limite era pra funcionar normal e já testei com outros TIC 106.

adicionado 3 minutos depois

Ele tem 3 Polos, Gate, Anodo e Catodo :thumbsup:

adicionado 7 minutos depois

Datasheet: mXyzrtvs.pdf

Vídeo explicando o circuito:  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jemec Coloca um diodo em paralelo com esse cooler e refaça o teste, me parece que quem tem corrente reversa aí é o cooler

 

3 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

@Mestre88

Estou aqui para prender também ^^

Aqui minha dúvida

 

aqui.jpg.b1cfc2ae68159130071c68e08f974251.jpg

 

Pelo que vi no data sheet esse dido TiC106 só tem dois polos... então essas duas pernas ai estão ligadas no mesmo ponto, não? Se estão a corrente via passar em volta do resistor pelo "curto". Queria ver se estou errado nisso...

 

@Bommu Perneta Isso não é um diodo comum, é um SCR (Silicon Controlled Rectifier) ou Retificador Controlado de Silício.

Ele tem 3 polos, o Anodo (ligado no relé), o Catodo (ligado ao terra) e o Gate (ligado ao led). Nenhum dos terminais tem condução entre si (exceto uma alta resistência entre Gate e Anodo, que no caso aí é maior que a do resistor).

A corrente só passa entre o anodo e o catodo quando aplicamos um valor de tensão positiva no Gate e assim permanece até que a alimentação seja desligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece pelo que to vendo esse tic tem esse princípio de funcionamento mesmo... tem um curto e ele ligado ao um resistor... mas não entendi esse comparador que ele faz...

 

Estou errado e ignore que eu escrevi X) tem um primeira vez para tudo. :tw_grimace:

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Ele tem 3 polos

 

Assunto resolvido ^^ Peguei o datasheet errado então T_T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jemec disse:

O problema é tipo ruido ou um pico, no qual quando a fonte está ligada e conecto a carga, aciona o TIC106.

Isso!

O cooler é uma carga indutiva, ele é um curto no momento que você liga ele, pois está parado. No momento que começa a girar seu consumo diminui para o indicado em seu rótulo.

Um exemplo bem conhecido disso é a geladeira ligar e dar aquela clássica apagada nas luzes de uma casa.

Estava pensando aqui, um capacitor em paralelo com R poderia retardar esse efeito, pois o pico do motor teria de carregálo totalmente para disparar o SCR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza:thumbsup:hehehe. 

15 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso!

O cooler é uma carga indutiva, ele é um curto no momento que você liga ele, pois está parado. No momento que começa a girar seu consumo diminui para o indicado em seu rótulo.

Um exemplo bem conhecido disso é a geladeira ligar e dar aquela clássica apagada nas luzes de uma casa.

Estava pensando aqui, um capacitor em paralelo com R poderia retardar esse efeito, pois o pico do motor teria de carregálo totalmente para disparar o SCR.

Mas, porque quando conecto o cooler com a fonte desligada  e depois ligo o TIC 106 não arma?

adicionado 0 minutos depois

:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio difícil esse problema aí. Me lembrei que uma vez fiz um circuito desses aí de proteção pra minha fonte usando essa mesma ideia. A diferença é que usei Comparadores de tensão, se a tensão da fonte cair (seja por curto ou sobrecarga) em relação a referência o relé desarmava.

E ocorria mesmo problema, era só ligar um motor que o led tava lá aceso.

Eu coloquei um botão de rearme, quanto precisava testar um motor eu segurava o botão. No fim eu acabei desmanchando esse negócio e ficando somente com a proteção térmica do LM317 preso ao dissipador do transistor de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de filtrar os eventos é que tornam os circuitos lerdos. Em controles de motores CC admite-se uma sobrecarga de 60% na corrente por um tempo para se atingir a rotação mais rápido. Esse controle é feito por um integrador (um comparador com capacitor na realimentação). Nesse modelo, o tempo de ascensão da saída até o valor de disparo do SCR é inversamente proporcional ao valor da sobrecarga. Utilize um operacional que tenha a entrada por transistor PNP. Fet nem pensar. O PNP começa a operar a partir de -300mV.

Na prática, a curva de resposta do circuito será a mesma de um disjuntor térmico (acrescida do tempo de acionamento do relé). Já que os operacionais a venda sempre são duplos, aproveita para ter o disjuntor magnético fazendo o mesmo circuito, aproveitando o mesmo shunt mas sem o capacitor, com a malha aberta mesmo. Faça o set point no pico máximo admissível.. No final você terá uma proteção termo-magnética.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pelas dicas!

Eu também tentei colocar um capacitor em série com resistor. Utilizei Capacitor de 100nF e resistor de 330R, no qual é indicado pelo: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/testes-resolvidos/9715-snubber-er256, mas não deu certo.

Sww.jpg.83aab5b28e5e55bc43c37b4fad8a2e78.jpg

 

Disparo por variação de tensão (dv/dt)

Quando há uma variação muito rápida, brusca, da tensão, num intervalo curtíssimo de tempo, o SCR também é disparado. Esse disparo é sempre indesejado e, por causa dele, costuma-se colocar um circuito de proteção RC em paralelo com o SCR para evitar a ocorrência dessa situação. É o chamado circuito Snubber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtrar o pico com capacitor no shunt não dá muito certo, o capacitor possui resistencias internas, etc e tal.

DSC05216.JPG

adicionado 5 minutos depois

Os valores de R e C do primeiro operacional te darão a tolerância de tempo. O set desse operacional é a corrente nominal máxima. No segundo operacional, o set é o pico máximo admissível..

adicionado 10 minutos depois

Esqueci de colocar um resistor de 1k na entrada do gate para não ficar flutuante.

 

adicionado 11 minutos depois

Resistor ligando o gate ao GND.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...