Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drive de disquete / floppy 3,5 com problema


Posts recomendados

Pessoal, boa noite! eu tenho um notebook epson ActionNote 866C, de 1994 - uma joia com um processador Cyrix 66Mhz, 540MB de HD e 8MB de RAM. Ele tem um floppy drive de 3,5 embutido que aparentemente esta em ordem, durante o boot o led dele acende normalmente e os ruidos dele parecem adequados, porém quando insiro um disco de 3.5, o drive comeca a fazer um ruido muito alto e metalico, e retorna um erro de ausencia de disco na unidade. 

 

Nao sou muito experiente com avaliacao de hardware, por isso queria saber o que vocês acham (se vale a pena enviar pra conserto)....e caso ele nao tenha conserto, quais alternativas eu teria de drive externo pra esse note? Ele tem porta serial, PS2 e SLOT PCMCIA. 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique...bom, ele é um note de 1994. Nao tem entrada USB, controlador SCSI  ou outro tipo de interface que eu possa utilizar pra fazer transferencia de arquivos (nem placa de rede ou modem)...da pra imaginar porque o drive de disco é a melhor opcao, mas se voce tiver outra ideia eu aceito!!!! =)

 

Algum contato bom de pessoas que trabalham com manutencao de maquinas vintage? Realmente queria tentar um conserto desse bichinho antes de partir pra outras opções. 

adicionado 2 minutos depois

Ah, detalhe...testei uma sequencia de discos nele, e todos apresentaram o mesmo problema (barulho alto metalico, so de inserir o disco na unidade). Acho que é algo com o drive mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ddutra86

 

Mas drive de disquete é barulhento mesmo.

 

Pode ser que todos esses disquetes já estejam com problema pois são antigos.

 

Ainda ontem usei um drive de disquete para tentar atualizar um BIOS aqui.

 

Já tentou usar um limpador de cabeçote em forma de disquete com álcool isopropílico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ddutra86

 

Mas experimenta outro disquete sem ser dos seus.

 

Pode ser que o drive de disquete também esteja precisando de uma pequena regulagem na pressão que a cabeça de leitura/gravação faz no disco magnético. Fiz isso em um Samsung usado por muitos anos e deu certo, os disquetes começaram a ser lidos e gravados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

então, decidi desmontar o floppy drive e ver como ele estava por dentro...Ele é um CITZEN WD1 (nem sabia que CITZEN fazia peças de note! Conhecia so os relógios!).

 

Enfim, logo de cara ja descobri qual é o principal problema dele: O leitor dele é fixado em uma chapa de alumínio que é colada na cabeça de leitura plásica...a cola entre a peça e o aluminio degradou e o leitor ficou preso no trilho de movimentaçao da cabeçote de leitura, e com isso o leitor caiu e ficou destroçado (ficou esmagado no meio desse caminho). Tentei colar mas uma vez mas nao deu certo, e o suporte de aluminio estava muito destruido...enfim, RIP.

 

Para ilustrar, veja o video abaixo (um outro drive Citzen com o exatamente o mesmo problema que deu no meu - o mesmo som). 

 

Tenho algumas fotos tambem pra ilustrar o que eu achei, so pra ilustrar.

 

Bom, vida que segue...agora eu gostaria de saber como eu consigo adaptar outro drive de disco para esse note. Eu vi varios drives da MITSUMI (de notes TOSHIBA, COMPAQ) que tem dimensional muito parecido, mas nao faço ideia de como dizer se vai ser compativel com o meu. Você (ou alguem) tem alguma ideia? Como poderia comecar essa pesquisa?

file1.pdf

file-1.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...