Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Polaridade Invertida


Posts recomendados

Acabando de montar meu pc e notei que o gabinete estava dando choque, porém mesmo estando calçado não parava.
Procurei em fóruns e vi que poderia ser a polaridade invertida na tomada, então troquei os fios na tomada.
Após o procedimento o pc parou de dar choque.
No entanto gostaria de saber se isso pode ter afetado algum componente, visto que minha ram e ssd ainda não chegaram e só estou ligando os outros componentes no gabinete e vendo se está tudo ok.
Minha fonte é uma HX1200i da Corsair e até onde eu vi ela tem proteção para tudo que é mal funcionamento, incluindo proteção contra sobre-carga, curto-circuito e sobre-aquecimento.
Agradeço desde já e fiquem com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Douglas Rigueira Sim, mesmo como estava a tomada, além disso o choque no gabinete foi o meio que você achou para descobrir polaridade invertida.

 

Não causa danos, o choque é fraco.

voce mediu para afirmar que é fraco? No meu caso já registrei casos de quase 50 VAC no gabinete, isso em 220 VAC, sem neutro, ao esfregar o fio terra no gabinete chegava a faiscar....o que mata não é a tensão e sim a corrente.

Obs: Essa resposta é para o Elder mas o sistema mesclou tudo aqui....

 

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Douglas Rigueira disse:

@misterjohn Minha rede é 127v não é 220v :) 

Apenas citei o 220 VAC para dizer que nesse caso não adianta inverter fases.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso te afirmar porque não sou de formação eletrônica, e sim elétrica, mas posso te dizer que dispositivos ligados em corrente alternada com circuito puramente resistivos como chuveiro, lâmpadas, etc, não faz a menor diferença, agora quando envolve circuitos  e componentes que possuem polaridade como fase e neutro, positivo e negativo, teria que perguntar para usuários que são formados nessa área.

Tá uma boa questão para ser sanada, encaminhe essa dúvida para o user "faller" ele tem condições de responder tecnicamente.

Eu acho que, pelo pouco conhecimento na área, se tiver que afetar seria só a fonte porque esta que recebe a alimentação externa invertida, em tese não teria como, acho eu, mas essa não é uma resposta conclusiva porque como te disse não tenho formação para afirmar isso e chutes é a pior coisa que tem, principalmente com aqueles que te responde "chutando" como se fosse algo compreendido por quem te dá essa resposta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas corrigindo e complementando para não dizerem que postei coisas indevidas, até em casos de circuitos puramente resistivos é aconselhável ligar dentro do padrão para que o equipamento fique desenergizado, por isso interruptores, disjuntores, tem que ligar sempre interrompendo a fase e nunca o neutro para evitar choques inesperados.

adicionado 12 minutos depois
15 minutos atrás, Douglas Rigueira disse:

@faller pode me ajudar nessa dúvida?

Eu acho que tens que usar esses mecanismos como mencionar ou citar (não sei qual) para que ele receba uma mensagem sua (não é mp) .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que está encostando na carcaça do PC são os capacitores do filtro de linha interno da fonte. Por isso se deve ter o aterramento, ele também serve para desviar a terra as interferências causadas pela fonte e outros aparelhos. 

Antigamente aqui em casa não tinha aterramento, então para evitar os tais choques eu retirei os capacitores. 

Quando eu instalei o terra coloquei de volta. 

Isso que eu fiz é gambiarra, em hipótese alguma isso deve ser feito,  o melhor mesmo é instalar o terra. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  Não sabia desse contato pelos capacitores da fonte , retirar/recolocar bem avisado só para quem sabe o que está fazendo .

 

Lembrei do módulo isolador que dizem os fabricantes que elimina os problemas de não ter o terra , se funciona não sei, nunca usei , só quem conhece pode falar sobre o tal e neste caso de quem não pode fazer aterramento .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre

Tem como postar uma foto dessa afirmação de que os capacitores estão encostados em qualquer parte metálica?

 

Roger

 

O módulo isolador funciona sim porque nada mais é do que um transformador, cujo primário é alimentado pela energia fornecida pela concessionária, que por sua vez está inserida em um sistema aterrado; como a tensão é gerada sem contato no secundário do transformador (por indução magnética), como este não está aterrdo, desse modo mesmo que toque acidentalmente na tensão do secundário, não haverá "o choque", salvo se a pessoa pegar  nas duas pontas do circuito.

Nâo conheço o tal módulo isolador, nem sei se usa trafo, mas parece que essa "isolação" pode ser obtida eletronicamente, salvo eu estar enganado, mas o transormador isolador funciona do jeito mostrado acima, e pode ter a tensão de entrada igual a de saida porque o objetivo não é alterar e sim isolar.

 

http://slideplayer.com.br/slide/284480/

+DEMODULA%C3%87%C3%83O.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @misterjohn agradeço muito os esclarecimentos,

A imensidão de reclamações do tal da Microsol em fóruns vários anos atrás foi o motivo do comentário , parece que era uma bomba , inclusive a maior reclamação era que explodia , mas parece que os atuais APC não tem essas reclamações , se realmente cumprem o anunciado seria bom , o problema é que também tem o Modulo-Isolador-Estabilizado e deve ter relês , ai o problema conhecido de sempre  ...

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode fazer um módulo estabilizador, basta aquirir um transormador com primário igual ao secundário e ligar na tomada e seu pc nele, adeus choques, mas para deixar mais "incrementado" o cara pode colocar um monte de circuitos eletrônicos à titulo de manter, estabilizar, etc. Tenho uma fonte de 12 V, cujo transformador foi reenrolado na empresa em que eu trabalhava no final dos anos 70, usava ele na firma para ligar um radio automotivo e ficou anos ligado por mais de 8 horas; trouxe para casa, liguei aqui e funciona também direto, isso porque foi bem feito, se o Microsol explode não é por causa do conceito em si mas por causa de produtos mal feito.

Mas para encerrar essa história, o fio terra é algo importante para a segurança do operador dos equipamentos, deve estar presente onde houver eletrodomésticos principalmente com estruturas metálicas como fogões, geladeiras, máquinas de lavar e se puder em todos que envolvem energia; normalmente todos imóveis tem fio terra, alguns cômodos talvez não chegue em outros está presente embutido na caixa da tomada ou interruptor, se der, puxe um até o ponto de alimentação do pc e ligue para sua segurança; se moras em casa, fica mais fácil ainda, basta inserir uma haste metálica revestida de cobre no solo, enrolar e soldar um fio de cobre na ponta e levar até a tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...