Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan com barulho insuportável


Posts recomendados

Olá galera, tenho um pc com processador AMD Fx-6100, placa-mãe ASRock 960GC - GS FX e eu queria saber como controlar a rpm do fan do processador. Creio que ele está em automático e fica com rotação alta apenas com uso normal (Chrome, player de musica, ou então ocioso), fica em média de 6100 RPM e o barulho enche o saco. Na imagem anexa, eu estou apenas com o Chrome aberto e desde que liguei o pc o fan fica nessa RPM. O que pode estar acontecendo, e como posso controlar a velocidade?

01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o processador está aquecendo, tem que ver também os processos que estão rodando e fazendo o processador ficar esquentado, e também se a ventoinha está suja.

 

Veja pelo gerenciador de tarefas quais tarefas estão consumindo processamento.

 

O Chrome às vezes dá uma puxada em processamento, depende do que a página está carregando. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Quando eu estiver perto do Pc de novo vou verificar a bios. A velocidade varia um pouco, de uma hora para outra ele fica silencioso, não cheguei a ver o rpm quando ele fica quieto, mas sempre volta a rodar com 6000 rpm.

 

O cooler está limpo, e todo o resto da máquina está limpinho, então não creio que seja sujeira. 

 

Sobre o chrome puxar muito de vez enquando eu já observei, mas as vezes eu ligo o pc e a ventoinha já fica rápida sem mexer em nada.

 

No gerenciador do Windows a Ram, disco etc fica tudo no normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada na Bios e relativo ao fan só achei duas opções, Full On e Manual. Quando ativo o manual a opção embaixo fica disponível com levels de 1 a 9. Do lado fala que quanto maior o level maior a velocidade do fan, mas mesmo em level 1 ele chega próximo das 6000 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daniel, por algum motivo, esse fan não é reconhecido pelo BIOS. Outra, não tá ligado em outro slot que não o do processador? eu não lembro de full on e manual nas AS Rock no "cpu-fan"

 

Na ASROCK que eu tinha, ele era muito preciso....

 

O fan é de 4 fios?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Siqueira. viu se está com o Cool 'n Quiet habilitado? Isso é importante. Placas-mãe da AMD antigas vêm com o Cool 'n Quiet desabilitado e o fan só roda a 100%. As mais modernas já vem habilitado pelo default.

 

No manual do seu BIOS está escrito:

 

Citação

CPU Fan Setting
This allows you to set the CPU fan speed. Confi guration options: [Full On] and [Automatic Mode]. The default is value [Full On].

 

Deve ter a opção Automatic Mode. Mas antes veja se o Cool 'n Quiet está habilitado. Pode ser que a opção Automatic Mode só apareça com o Cool 'n Quiet habilitado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Chegando em casa olho se ele é 4 fios e se está ligado em outro slot.

@PedraX Então, o gabinete está em um lugar bom, não tem parede ou móvel tampando as saídas.

@Contiusa Chegando em casa vou olhar.

 

Vou tirar uma foto do cpu aberto, pois não sei identificar se o cooler está no slot errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se com a tampa aberta para a rotação rápida então deve melhorar a refrigeração do gabinete.Diga quantas ventoinhas e como esta a direção do ar(entrando ou saindo)

adicionado 20 minutos depois

A posição da ventoinha do fonte está esquisita.Ela não está jogando ar quente para dentro?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Siqueira. é, o Pedra falou certo. Não tinha lido que o barulho para quando você abre a tampa do gabinete. Então o problema é de refrigeração. Esses coolers já são fracos, se começa a esquentar o gabinete, ele vai abrir o bico mesmo. Sem contar que a fonte fica em cima, e isso contribui para o aquecimento.

 

Podia colocar uma ventoinha naquela grelha de trás. Mesmo que não tenha furação, você pode fazer uma gambiarra com zip tie. Só tem que ver se cabe uma ventoinha de 80 ou 90mm.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!