Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo VGA - RCA, Sinal precisa de conversão?!


Posts recomendados

Olá.

Comprei de um vendedor um cabo para ligar uma saída de notebook VGA em uma TV com entrada apenas RCA (3 pinos, amarelo, vermelho, branco).

O primeiro cabo que recebi não funcionou e o segundo cabo também não.

Inclusive, no segundo cabo, se eu ligo todos os 3, o canal começa a dar aquele som de apito que acontece quando se liga o plug errado.

Testei em 2 TVs diferentes e com 2 computadores diferentes.

Alternei as pontas pro caso de o cabo estar com as pontas incorretamente identificadas.

Em todos os casos, os notebooks identificaram que uma conexão de saída de vídeo havia sido estabelecida, e em todos os casos

a opção de "espelhar área de trabalho" ou "estender área de trabalho" foram testadas. Todas Sem sucesso.

 

A justificativa que o vendedor me dá para o caso do cabo não funcionar é que a TV deveria ter um conversor e que o não funcionamento indicaria

que a TV não tem conversor interno para "converter o sinal".

Achei absurda a justificativa. Ele me mostrou um cabo VGA para HDMI que no próprio cabo existia um conversor e que como

o cabo que ele me vendeu de VGA para RCA não tinha conversor, a TV deveria ter o conversor.

 

Se fosse necessário um conversor eletrônico entre a porta VGA e a RCA, ninguém faria

um cabo para se conectar uma porta VGA em uma RCA sem incluir no cabo o conversor de sinal! No caso do cabo que ele me

apresentou de VGA para HDMI, sim, nesse caso o cabo tinha um conversor porque neste caso era necessário uma conversão de sinal, pois o HDMI é

totalmente diferente do VGA. Mas o mesmo não acontece entre o VGA e o RCA até onde eu sei, e se acontecesse, o conversor estaria presente

em todos os cabos VGA para RCA assim como acontece em todos os cabos VGA para HDMI.

 

Minha pergunta para vocês é:

- O cabo que liga uma saída VGA em uma saída RCA ele precisa de algum tipo de conversor no cabo para funcionar ou o cabo teria de funcionar

corretamente em qualquer TV?

- O sinal da saída VGA é diferente do sinal RCA necessitando de conversor do mesmo jeito que ocorre entre o VGA e o HDMI?

 

As TVs testadas foram uma antiga CRT (tubo de raios catódicos) e uma moderna 4K da Philips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo acredito que o cabo deva ter algum circuito para converter o sinal, mqs também espera-se que um cabo que promete converter vga em rca deva contar com isso né. 

 

Eu lembro que tentei fazer isso também uma vez com um conversor dvi para rca e não deu certo também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta colocar na resolução de 640 x 480. Se tiver uma menor, tenta aí. 

Esses cabos são uma gambiarra, o sinal do vga apesar de ser analógico é um pouco diferente do sinal de vídeo analógico comum. 

O ideal é com um conversor eletrônico mesmo.

Até hoje eu só obtive sucesso nisso ligando as TVs em placas de vídeo especiais já com essa saída pronta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sim, o sinal VGA precisa ser convertido para Vídeo Composto (RCA/AV).

O sinal VGA é composto por basicamente 5 sinais, sendo 3 deles, RGB, sinal analógico das cores e 2 de sincronismo sendo vertical e horizontal. No VGA, os sinais de sincronismo (principalmente o horizontal) são diferentes para cada resolução, a frequência de varredura aumenta conforme aumenta a resolução.

Para a conversão é necessário um circuito que faça a leitura do sinal VGA, armazene-o em uma memória RAM e em seguida "monte-o" novamente com o "timing" (tempos e formas) de acordo com o padrão do vídeo composto, que como o próprio nome diz, contém todos os sinais (cores e sincronismo) em uma via apenas. A conversão é feita em tempo real, o que exige um circuito bem rápido.

Anexo a foto de um conversor o qual eu tenho um similar e funciona a contento.

 

Caso queira mais detalhes sobre os 2 padrões de vídeo, posso postar.

 

Att,

 

 

Sem título.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fervolt disse:

Olá,

Sim, o sinal VGA precisa ser convertido para Vídeo Composto (RCA/AV).

O sinal VGA é composto por basicamente 5 sinais, sendo 3 deles, RGB, sinal analógico das cores e 2 de sincronismo sendo vertical e horizontal. No VGA, os sinais de sincronismo (principalmente o horizontal) são diferentes para cada resolução, a frequência de varredura aumenta conforme aumenta a resolução.

Para a conversão é necessário um circuito que faça a leitura do sinal VGA, armazene-o em uma memória RAM e em seguida "monte-o" novamente com o "timing" (tempos e formas) de acordo com o padrão do vídeo composto, que como o próprio nome diz, contém todos os sinais (cores e sincronismo) em uma via apenas. A conversão é feita em tempo real, o que exige um circuito bem rápido.

Anexo a foto de um conversor o qual eu tenho um similar e funciona a contento.

 

Caso queira mais detalhes sobre os 2 padrões de vídeo, posso postar.

 

Att,

 

 

 

Obrigado pela resposta. Acho estranho o fato que levanta de a conversão de VGA para RCA necessitar de um circuito eletrônico de conversão. Se for uma obrigatoriedade isso, e os sinais forem diferentes na sua forma, então nem deveria existir esses cabos VGA para RCA direto como vendem aos montes no mercado. Não era para funcionar em circunstância alguma. Se funciona para alguém, se analisarmos pela lógica, tem de ser porque o sinal é do mesmo tipo. Você chegou a mencionar que o VGA teria 3 sinais de vídeo e 2 de sincronismo. Os de sincronismo são obrigatórios?! Se não forem, o que provavelmente o cabo conversor de VGA para RCA faz é isolar apenas os 3 sinais de vídeo e ignorar os de sincronismo, mandando estes 3 sinais nos cabos do RCA vermelho, branco e amarelo. Isso explicaria a conversão e a existência deste tipo de cabo no mercado, sem conversor eletrônico.

 

Quanto ao seu conversor, pelo que entendi, ele está transformando o VGA no pino amarelo de vídeo do RCA e o áudio em uma saída do tipo P2 de fones de ouvido, saída essa que eu sei que existe cabo próprio convertendo o P2 em 2 saídas de áudio RCA branca e vermelha. Aí, para usar este adaptador seu eu precisaria do adaptador e de 3 cabos (1 cabo VGA/VGA, 1 Cabo RCA/RCA apenas pino amarelo, e 1 cabo P2/RCA para as saídas de áudio).

Outra alternativa seria usar a saída S-VIDEO do seu conversor.

 

Enfim, esses são meus comentários e o que entendi e raciocinei sobre a resposta. Se tiver falado alguma besteira pode comentar.

 

Quanto a sua oferta de maiores detalhes sobre as duas saídas, eu gostaria sim. Se tiver algum material detalhado sobre essas saídas, mostrando a elétrica dos conectores, pinos e do cabo, talvez eu consiga inclusive ver se a ligação do cabo nos pinos nas duas pontas foi feita corretamente.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, doraimom disse:

ignorar os de sincronismo,

não pode fazer isso. O rca é tipicamente o sinal da tv cuja freq horiz. é de 15750 hz. Já o Vga na menor resolução é o dobro disso. Portanto precisa sim de um circuito inteligente.

Antigamente havia o padrão cga. Este sim bastavam resistores . Inclusive me lembro que havia um programa de determinado chip de video vga que o fazia transmitir em cga. Em DOS... antigo isso. Sem chande de achar na net.(só na minha vaga lembrança kk)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

não pode fazer isso. O rca é tipicamente o sinal da tv cuja freq horiz. é de 15750 hz. Já o Vga na menor resolução é o dobro disso. Portanto precisa sim de um circuito inteligente.

Antigamente havia o padrão cga. Este sim bastavam resistores . Inclusive me lembro que havia um programa de determinado chip de video vga que o fazia transmitir em cga. Em DOS... antigo isso. Sem chande de achar na net.(só na minha vaga lembrança kk)

Isadora obrigado pela sua participação.

Poderia me explicar o por quê de existirem os cabos abaixo visto que, segundo o que escreveu, é necessário um "circuito inteligente" para a conversão vga/rca? Aparentemente nenhum dos cabos abaixo que se propõe a fazer isso possui tal circuito.

 

Cabo 1:

http://i65.tinypic.com/20at7wp.jpg

Cabo 2: (modelo que eu comprei)

http://i66.tinypic.com/162v4p.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinistro...

Este parece ser coerente pois aparenta ter uma alimentação pra  'inteligência'

20at7wp.jpg

 

Agora este...

162v4p.jpg

sinistro. Talvez (talvez) exista a mínima (mínima) probablilidade (probabilidade) de ser necessário um driver (sw) pra tal façanha. O tal que converte(ia) de vga pra cga

Se um dia comprar um, desmonte, tire fotos e mostra pra nós. você não é primeiro com estas inquietações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Oi sumida, bom retorno.

Onde você viu alimentação nesse daí?

Se foi o conector preto, está mais para s-vídeo. 

O conector preto é uma saída S-Vídeo. Não tem alimentação nenhuma.

Simplesmente é a opção de usar as saídas RCA ou usar a saída S-Vídeo.

Duas opções pra facilitar ao invés de conter somente uma.

 

A respeito do cabo que a @Isadora diz ser "sinistro", este mesmo cabo também existe com saída vídeo componente. Tenho ambos aqui. Então, a princípio o mercado não vê impossibilidade nenhuma neste tipo de conversão de sinal de VGA para vídeo composto ou componente. No mercado livre e Google, encontra-se fácil diversos vendedores destes cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@doraimom , sobre suas dúvidas... pessoal já respondeu aí, mas vou tentar clarear um pouco mais, peço desculpas se caso for redundante.

 

Sobre ignorar os sinais de sincronismo...

Não pode mesmo, tecnicamente falando, os sinais de sincronismo são usados pelo MONITOR / TV para movimentar o feixe de elétrons pela tela...assim, o pulso horizontal "desenha" as linhas, ou seja, movimenta o feixe da esquerda para a direita na tela, quando o circuito da TV recebe um pulso horizontal, significa que aquela linha acabou e o feixe deve retornar para iniciar uma nova linha.

Já o pulso vertical é responsável pelo movimento do feixe de elétrons da base da tela para o topo, portanto, na vertical. Quando o circuito recebe um pulso vertical, significa que aquele quadro acabou e o feixe deve voltar para o topo da tela à esquerda, para ser iniciado um novo quadro.

Estão, sem chance de ignorar esses sinais.

O que pode acontecer em alguns monitores (VGA) é aceitar sinal de sincronismo composto (composite sync), salvo engano, no pino 13, ainda sim, ambos os sinais precisam estar presentes, horizontal e vertical.

 

Sobre esses cabos funcionarem em alguma circunstância....

Chego até a achar que existe alguma possibilidade, mas vai depender muito do circuito da TV onde está sendo utilizado.

Digo isso porque, antigamente o sinal de vídeo composto era recebido por circuitos independentes para que fossem separados os sinais de sincronismo e vídeo. Existia um circuito para separar o sincronismo horizontal e enviar este para a etapa de potência horizontal. idem para o sincronismo vertical. Nas TVs mais novas, um único C.I. "grandão" faz todas essas funções, então, a depender de como o C.I. faz isso, pode acontecer que se os sinais do VGA forem misturados e esse C.I. moderno conseguir, de alguma forma, lidar com esses sinais, pode até funcionar. Estes C.I.s conseguem detectar de forma automática os diferentes padrões de vídeo composto, PAL, NTSC e suas variantes. De repente, somente uma hipótese, o C.I. moderno poderia considerar um pulso horizontal e pular outro, por exemplo. Pois, como a @Isadora Ferraz  disse, a frequência da varredura horizontal do VGA@640x480 é o dobro do Vídeo Composto, ~15750 Hz contra ~31500 Hz (VGA). Mas uma coisa é certa, o resultado não será bom.

 

A título de curiosidade, para mostrar como o sinal de sincronismo é importante, no começo da TV por assinatura no Brasil, (falo de uns 20 anos atrás) para que você não pudesse assistir os canais sem o aparelho da operadora, o sinal de F.I.(sinal modulado frequência intermediária) que vinha no cabo, quando era demodulado por um vídeo cassete, por exemplo, não tinha sinal de sincronismo horizontal e por isso não era possível ver a imagem. Esse sinal de sincronismo horizontal era incluído no sinal de vídeo composto do canal pelo aparelho da operadora de acordo com o pacote de canais assinado. Até existia uma tal de "plaquinha mágica" que fazia justamente isso, era ligada na saída do sintonizador "varicap" do vídeo cassete e essa plaquinha incluía o sinal de sincronismo horizontal e então "abria" todos os canais que foram sintonizados pelo vídeo cassete.

 

Alguns links que visitei sobre o assunto:

http://www.javiervalcarce.eu/html/vga-signal-format-timming-specs-en.html

http://martin.hinner.info/vga/pal.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Se foi o conector preto, está mais para s-vídeo

pior que tens razão. Preciso trocar osóculos kk.

 

Ah sim... tive problemas. Um deles foi de saúde. Da mesma linha do paulão @aphawk

 

Sobre o cabo, vi isso bem mal traduzido no m.l.

Slide3.png

ou seja, aparentemente sua placa tem que ter a tal função tv-out. (o que me remonta à memória do tal programa dos dos anos 80 que vos mencionara)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...