Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual proxy usar?


Posts recomendados

Olá pessoal, no meu TCC preciso fazer uma pesquisa onde devo monitorar quais sites as pessoas vão acessar dado o resultado de uma busca no Google. A forma mais simples que imaginei seria instalando um proxy e gerar um log contendo os sites, a maquina e horário em que foram acessados (o experimento será feito em ambiente fechado).

 

O problema é que não sou muito conhecedor da área, tentei brincar com Squid mas não achei o que queria (talvez seja falta de procurar melhor). Alguém pode me informar algum proxy simples, que gere um log com essas informações e de preferência gratuito?

 

Se tiverem outra ideia para resolver o problema, por favor informe.

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, dwatashi disse:

Squid seria a melhor opção, criando um proxy transparente você conseguiria capturar a maioria do tráfego.

 

 

Muito obrigado pela resposta. Estava testando Squid numa VM mas infelizmente meu note acabou morrendo, vou instalar VM em outra máquina e ver o que consigo.

Caso tenha conhecimento, saberia me dizer como faço para gerar um log com essas informações? Já andei procurando (pelo visto não nos lugares certos) mas não achei muita coisa, basicamente criação de regras de acesso (que não tem nada a ver com o que preciso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já instalei o squid com log para ver se um plugin de cache estava funcionando, mas não fiz monitoramento por exemplo.

 

Entenda que o Squid com o log de acesso habilitado vai gerar saída em modo texto, você vai ter que usar uma ferramenta para poder tratar o que deseja. (Exemplo)

 

O Squid é aberto, mas muitos dos frontends não. Com certeza deve existir porque o Squid tem sua existência consolidada.

Talvez seja interessante fazer por partes, deixar o Squid funcionando como Proxy Transparente para capturar toda a rede, mas como o log ligado você precisa de armazenamento e processamento bons, porque dependendo da conexão um computador mais antigo impacte na performance da rede.

 

Pode olhar também distros como Pfsense que permite o uso de Squid e deve possui ferramentas básicas já implementadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@marcel.mc lá na empresa que trabalho fazemos registro do Squid em log e a compilação desses dados para consulta a gente usa o SARG que é totalmente gratuito e opensource.

 

Dê uma olhada a respeito dele, é uma ferramenta que tem bastante conteúdo na Internet, dá para você ver o registro de acesso por IP, por usuário do Squid e tal. Vai da configuração que você desejar. Depois de configurar ele, só programar no cron do S.O para ler os dados de tempos em tempos e compilar na página do próprio Sarg para facilitar a visualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...