Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe como recuperar os dados desse HD?


Posts recomendados

Oi Pessoal, tudo bem?

Possuo um hd aqui com alguns dados muito importantes, na maioria vídeos e áudio. Apesar do hd ser reconhecido pelo sistema, eu não consigo copiar os arquivos, a velocidade de leitura fica ridiculamente baixa e as vezes trava, mas sem msg de erro.

Baixei o hd tune e esse é o estado do HD:

 

mTfU3atl.jpg

 

Existe alguma maneira de recuperar esses dados sem enviar para uma empresa? Vi que a media de preço que essas empresas cobram é de 1,500 reais, isso torna inviavel pra mim.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Muito obrigado

hdd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use uma distro linux,o Linux Mint,por exemplo,e tente realizar a cópia dos arquivos,caso o problema persista,dado o status de falibilidade quase imediata do disco,somente com serviço especializado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joao.. ja passei por isso. e olhe só. cada caso é 1 caso. só você vai poder saber de fato como ele esta..! podemos dar palpites que se for o caso vai da certo. ou as vezes nao!. e nem tudo o que você for ler de otimista ou pessimista vai se aplicar ao caso!. exemplo. posso dizer.. rapaz suas chances sao de 10% de recupera.

e você resolver apenas trocando 1 cabo.

 ou dizer.. isso é simples passe o programa x e você nao consiga recuperar nada..

 

eu diria o seguinte.. se o pc trava ao acessar ele tem algum erro na partição (tenta ler e gera erro travando o sistema) ou ele tem algum erro eletrico ( obrigando a cabeça de leitura fazer algo que ela nao consegue) e o sistema espera resposta mas nao tem então trava...

 

pra ter uma ideia  você pode ir no painel de controle la nos logs do sistema e ver o que de fato o sistema esta gerando o erro..! o mais comun seria falha de leitura.. nesses casos eu conseguia resolve colocando em 1 pc com algum programa de trabalho de partição.. tipo (Partition Wizard Free) só de você tenta acessar ele vai dizer.. ERRO X ENCONTRADO BLABLABLA.. deseja que o programa fixe.. você fala sim e pronto ( ele nao vai resolve) ele apenas ira isolar pra acessar o disco e você trabalhar nele. porém nessa hora eu saio do programa,, reinicio o pc. com o disco sempre em SLAVE.. ai ja lista os arquivos.. e consigo salvar..

 

em uma outra situação... uma area do disco estava danifcada ( erroneamente ) pelo sistema pois era apenas 1 arquivo corrompido e nao uma bad block e toda vez que selecionava o bendito arquivo ele trava o pc. selecionando outros ele copiava normalmente e fcom muita paciencia fui ate isolar apenas o bendito arquivo..

 

outra situação foi... todo o disco apresentando erro de redundancia ciclica! :( o disco inteiro do nada passou a dar isso. corrompendo todo o conteudo que era adicionado no disco mas consegui salvar os arquivos que ja estavam no disco.

 

outra situação. pc reconhece o disco e nao lista nenhum arquivo... falha na partição por queda de energia...nem a letra da unidade o sistema reconhece! então formatei a 1 trilha.. nesses formates que nao leva nem 1 minuto. mando aplica ja ta pronto! heheh  nesses casos o sistema nao apaga nada do disco. ta tudo la! ele só diz ao disco que ele tem 100% da area disponivel para ser regravada. então "aparentemente" limpo mas ta tudo la. e se usar um programa free que recupera arquivos deletados ele vai encontra tudo

 

outra situação... cabo de dados com mau contato.. é impressionante no caso SATA como 1 cabo maciço pode falhar nao sei como mas ja tive cliente com esse problema.. você liga o pc ele acessa normal. mas em algum momento ele falha! então gera um erro no sistema e você só vai saber quando acessa o disco.. trocando o cabo volta ao normal.

 

outra situação...  disco danificado no windows 7.. nao consigo acessar.... o cliente diz.. MINHA VIDA TODA TA AI.. então tento acesso e nada só reconhece.. mas nem letra da unidade da!.. então vou no programa de formatar e nada ta tudo certo mas nao lista nada.. então  joguei em 1 pc com windows xp e do nada ele acessa.. salvo tudo vou tenta formata o disco e ele morre de vez.. nem no xp nem no 7.. nada consegue formata o disco ate o fim. horas e horas e nao sai do lugar :(

aparece cada coisa.. que você nem acredita. como foi que conseguiu resolve... então cada caso é 1 caso..  pode ser que seja simples  ou complicado... possivel ou nao de recuperar.. precisa esta ai na frente do pc com o disco e de preferência com um pc diferente do seu! para tentar pelo menos acessa o disco salvar tudo pra depois verificar o estado real do disco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Kowalski Dcr disse:

Joao.. ja passei por isso. e olhe só. cada caso é 1 caso. só você vai poder saber de fato como ele esta..! podemos dar palpites que se for o caso vai da certo. ou as vezes nao!. e nem tudo o que você for ler de otimista ou pessimista vai se aplicar ao caso!. exemplo. posso dizer.. rapaz suas chances sao de 10% de recupera.

e você resolver apenas trocando 1 cabo.

 ou dizer.. isso é simples passe o programa x e você nao consiga recuperar nada..

 

eu diria o seguinte.. se o pc trava ao acessar ele tem algum erro na partição (tenta ler e gera erro travando o sistema) ou ele tem algum erro eletrico ( obrigando a cabeça de leitura fazer algo que ela nao consegue) e o sistema espera resposta mas nao tem então trava...

 

pra ter uma ideia  você pode ir no painel de controle la nos logs do sistema e ver o que de fato o sistema esta gerando o erro..! o mais comun seria falha de leitura.. nesses casos eu conseguia resolve colocando em 1 pc com algum programa de trabalho de partição.. tipo (Partition Wizard Free) só de você tenta acessar ele vai dizer.. ERRO X ENCONTRADO BLABLABLA.. deseja que o programa fixe.. você fala sim e pronto ( ele nao vai resolve) ele apenas ira isolar pra acessar o disco e você trabalhar nele. porém nessa hora eu saio do programa,, reinicio o pc. com o disco sempre em SLAVE.. ai ja lista os arquivos.. e consigo salvar..

 

em uma outra situação... uma area do disco estava danifcada ( erroneamente ) pelo sistema pois era apenas 1 arquivo corrompido e nao uma bad block e toda vez que selecionava o bendito arquivo ele trava o pc. selecionando outros ele copiava normalmente e fcom muita paciencia fui ate isolar apenas o bendito arquivo..

 

outra situação foi... todo o disco apresentando erro de redundancia ciclica! :( o disco inteiro do nada passou a dar isso. corrompendo todo o conteudo que era adicionado no disco mas consegui salvar os arquivos que ja estavam no disco.

 

outra situação. pc reconhece o disco e nao lista nenhum arquivo... falha na partição por queda de energia...nem a letra da unidade o sistema reconhece! então formatei a 1 trilha.. nesses formates que nao leva nem 1 minuto. mando aplica ja ta pronto! heheh  nesses casos o sistema nao apaga nada do disco. ta tudo la! ele só diz ao disco que ele tem 100% da area disponivel para ser regravada. então "aparentemente" limpo mas ta tudo la. e se usar um programa free que recupera arquivos deletados ele vai encontra tudo

 

outra situação... cabo de dados com mau contato.. é impressionante no caso SATA como 1 cabo maciço pode falhar nao sei como mas ja tive cliente com esse problema.. você liga o pc ele acessa normal. mas em algum momento ele falha! então gera um erro no sistema e você só vai saber quando acessa o disco.. trocando o cabo volta ao normal.

 

outra situação...  disco danificado no windows 7.. nao consigo acessar.... o cliente diz.. MINHA VIDA TODA TA AI.. então tento acesso e nada só reconhece.. mas nem letra da unidade da!.. então vou no programa de formatar e nada ta tudo certo mas nao lista nada.. então  joguei em 1 pc com windows xp e do nada ele acessa.. salvo tudo vou tenta formata o disco e ele morre de vez.. nem no xp nem no 7.. nada consegue formata o disco ate o fim. horas e horas e nao sai do lugar :(

aparece cada coisa.. que você nem acredita. como foi que conseguiu resolve... então cada caso é 1 caso..  pode ser que seja simples  ou complicado... possivel ou nao de recuperar.. precisa esta ai na frente do pc com o disco e de preferência com um pc diferente do seu! para tentar pelo menos acessa o disco salvar tudo pra depois verificar o estado real do disco.

 

Muito obrigado pelas considerações, amigo!

 

Recuperei cerca de 80% do conteúdo insistindo em copiar, a velocidade é bem baixa e travou diversas vezes, passei o dia inteiro em função disso.

 

O material mais importante foi recuperado, vou tentar recuperar o restante e depois atirar esse hd na parede até virar pó, nunca passei tanta raiva por causa de um componente de pc.

 

Pelo menos a lição foi aprendida, essa semana mesmo to encomendando uns 3 hds para ter lugar pra backup.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tente rodar um "Hirens Boot" e rode o comando de chkdsk /b (se não me engano tem um atalho no HBCD Menu). Deixe o scandisk do Windows tentar acessar e corrigir o erro. Pode demorar bastante, e deixe fazer. Se der certo, copie seus dados e rode um teste de escrita e leitura com o HDD Sentinel e deixe o HD apenas para armazenar programas, ou outras coisas menos importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Eduardo Mezzomo

 

heheheh carma tche!.. olha uma vez trabalhei em 1 provedor.. e o dono  colou um cooler em cima do hd... sei la que diabos aconteceu... mas se você listasse no programa que verificava bad block tinha 1 bom 1 ruim do inicio ao fim!.. e nada prestava.

 

então eu falei você vai joga fora? ele disse vou... ai eu peguei pra mim!.. ja que tava indo pro lixo mesmo. formatei pelo ZEROFILL... ele apaga um mapa onde fica demarcado toda a informação das trilhas  setores... etc.. bom resultado. foi 4 horas formatando e no fim o hd ficou 100% :( então pode ser que seu hd ainda esteja bom mas apenas com arquivos corrompidos.. e o sistema fica dando esse piti hehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Eduardo Mezzomo

 

A tabela do SMART desse teu HD está me sugerindo trocar de fonte e testar. É que o item 03 ( Spin Up Time ) está com registros muito elevados na coluna data e na de valor houve degradação. Esse atributo está relacionado com o tempo que leva para o disco atingir a rotação normal o que pode indicar problema com o motor ou com a alimentação dele.

 

Depois de trocar a fonte eu ainda tentaria recuperar os setores pendentes com o uso do programa SpinRite que vem no Hiren's versão 8. Já recuperei um velho HD IDE de 80GB com esse programa quando ele apresentava setores ruins a partir da metade de sua capacidade.

 

Pode ser que após o uso do SpinRite consiga recuperar todas as suas coisas pois ele tenta reanimar os bits de cada setor com dificuldade de leitura e gravação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...