Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 1,3v 2A


Posts recomendados

Preciso fazer um aquecedor de vela para um motor GLOW de um aeromodelo, a vela é uma simples resistência que fica incandenscente, aquecendo a mistura ar+combustível para a primeira ignição.

 

No caso o recomendado é usar uma pilha de NiMH ou NiCa de 1,2v (que carregado chega a 1,4 aproximadamente), mas essas pilhas são horríveis, demoram demais para recarregar, não pode recarregar a todo momento e precisam ser descarregadas completamente. Queria adaptar alguma coisa usando baterias de Li-ion ou LIPO, pois possuem mais densidade de energia, podem ser recarregadas quando quiser.

 

Pensei em ligar dois LM317 em paralelo usando a tensão de referência de 1,25v, mas medindo aqui na bancada percebi que elas variam bastante (CI1= 1,22v / CI2= 1,30v), fiquei com receio de queimar os CIs. Já testei dois módulos chaveados, mas eles não dão o pico de corrente para aquecer a resistência, assim ela não aquece e fica em "curto circuito".

 

Divisor de tensão fica inviável, já que a eficiência ficaria extremadamente baixa. Eu colocaria dissipadores nos CIs, eles devem ficar ligado somente alguns poucos segundos (no máximo 15). Sei que por serem reguladores lineares a eficiência não ficaria lá essas coisas também (Com a bateria carregada = 31% / Descarregada = 43%). A corrente depois do pico é de uns 1,5A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu, fosse você, usaria um LM350 com seu pino de ajuste em terra (1,25 Volts). A tensão de saída ficaria por volta dos 1,25 Volts e a corrente máxima até 3Amperes. Alimentaria com não mais de 5 Volts e colocaria um bom dissipador no LM350, que é para ele não entrar em proteção térmica.

http://www.ti.com/lit/ds/snvs772b/snvs772b.pdf

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, lithium_ion disse:

Não encontrei desse LM350 em canto nenhum, nem o LM338. Não tenho muitas disponibilidades de lojas por aqui.

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=lm350

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=lm338

 

O problema nem é o encontrar, mas sim encontrar algum que não seja recarimbado, falso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lithium_ion disse:

O que eu tenho a dar com pau é o LM317, seria uma boa se eu conseguisse ligar dois deles em paralelo. Penso em usar resistores de 0,22ohm em série com eles para balancear a diferença na tensão entre os dois do paralelo.

Isso funcionaria?

Sim, funciona. Eu tenho um esquema de fonte que saiu numa elektor portuguesa que é usado (acho) cinco LM317 em paralelo, pelo que me lembro é usado um operacional para controlar todos os ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, lithium_ion disse:

Como eu faria isso? Aterro o pino de ajuste e deixo sem o resistor de realimentação (já que ele seria também aterrado) ? Acredito que eu devo ligar os resistores de 0,22 em série com as saídas, e depois uni-las.

Se você aterrar o pino do ajuste vai ter 1,25V fixo na saída. Vou procurar pela revista e posto o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

É isso aí que o @lithium_ion precisa, já que o circuito original usava uma pilha de 1,2V recarregável.

É mais para carregador a tensão deve ficar ligeiramente acima da tensão nominal da bateria e carregadores são fonte de corrente e não tensão, ele deveria usar aquele esquema que tem um resistor ligado entre a saída e o ajuste para isso, não sei se a tensão seria pouco acima dos 1,2V, precisa experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-16 às 20:24, lithium_ion disse:

Preciso fazer um aquecedor de vela para um motor GLOW de um aeromodelo, a vela é uma simples resistência que fica incandenscente, aquecendo a mistura ar+combustível para a primeira ignição.

 

No caso o recomendado é usar uma pilha de NiMH ou NiCa de 1,2v (que carregado chega a 1,4 aproximadamente), mas essas pilhas são horríveis, demoram demais para recarregar, não pode recarregar a todo momento e precisam ser descarregadas completamente. Queria adaptar alguma coisa usando baterias de Li-ion ou LIPO, pois possuem mais densidade de energia, podem ser recarregadas quando quiser.

 

Pensei em ligar dois LM317 em paralelo usando a tensão de referência de 1,25v, mas medindo aqui na bancada percebi que elas variam bastante (CI1= 1,22v / CI2= 1,30v), fiquei com receio de queimar os CIs. Já testei dois módulos chaveados, mas eles não dão o pico de corrente para aquecer a resistência, assim ela não aquece e fica em "curto circuito".

 

Divisor de tensão fica inviável, já que a eficiência ficaria extremadamente baixa. Eu colocaria dissipadores nos CIs, eles devem ficar ligado somente alguns poucos segundos (no máximo 15). Sei que por serem reguladores lineares a eficiência não ficaria lá essas coisas também (Com a bateria carregada = 31% / Descarregada = 43%). A corrente depois do pico é de uns 1,5A.

 

 

O que eu preciso mesmo é de uma fonte de tensão de algo próximo a 1,3v, para aquecer um filamento para dar a partida em um motor glow. Esse seria o projeto certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, lithium_ion disse:

 

 

O que eu preciso mesmo é de uma fonte de tensão de algo próximo a 1,3v, para aquecer um filamento para dar a partida em um motor glow. Esse seria o projeto certo.

Qual a corrente que você precisa?

 

A fonte com os LMs em paralelo é essa:

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-16 às 20:24, lithium_ion disse:

Divisor de tensão fica inviável, já que a eficiência ficaria extremadamente baixa. Eu colocaria dissipadores nos CIs, eles devem ficar ligado somente alguns poucos segundos (no máximo 15). Sei que por serem reguladores lineares a eficiência não ficaria lá essas coisas também (Com a bateria carregada = 31% / Descarregada = 43%). A corrente depois do pico é de uns 1,5A.

 

Com regulador linear você também não terá eficiência, já que o regulador atua como se fosse um resistor variável, só que automático.  

 

Neste caso, se você tiver uma fonte estabilizada qualquer de 12V, ou mesmo de 5V que seja capaz de entregar 1A, você pode sim fazer o divisor.

Calcula o valor do resistor de tal forma que a tensão sobre o filamento de aquecimento seja a desejada. 

 

Ou então um módulo destes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686915611-conversor-dcdc-step-down-modulo-lm2596-_JM

Este sim tem bastante eficiência. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, albert_emule disse:

Ou então um módulo destes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686915611-conversor-dcdc-step-down-modulo-lm2596-_JM

Este sim tem bastante eficiência. 

 

Como o filamento é inicialmente frio, a resistência estaria baixa, e esse módulo não aguentou ceder a corrente de pico do início, ele desliga quando conecta na vela. Testei com 3 modelos desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lithium_ion disse:

Preciso de 1,3v e 3A. Esses 1,3v na verdade pode variar de 1,4v até 1,1v.

 

R = V / I

O filamento tem 0.433 Ohms. 

1.3V dividido por 0.433 = 3 amperes.

Emboba ele tenha menos que isso enquanto frio, ele vai aquecer e chegar a isso. 

 

Se você tiver uma fonte estabilizada de 5V com capacidade para 15 watts, pode usar o seguinte: 

5V divididor por 3 amperes = 1.66 Ohms 

Só que o resistor vai dissipar o seguinte:

5V menos 1.3V = 3.7V

3.7V vezes 3 = 11.1 watts de dissipação. 

 

Não adianta pensar em reguladores mirabolantes, pois os regulares vão dissipar exatamente a mesma potência. 

Você pode aproveitar o fato que fontes estabilizaras você já encontra aos montes por aí. 

 

Se tiver uma fonte de 12V que suporte 36 watts sem cair a tensão, o que é mais provável, vai precisar de:

12V divididor por 3 amperes = 4 Ohms.

Neste caso pode comprar 4 resistores de 1R por 10 watts e ligar todos em série.

Uma ideia mais barata seria comprar um resistor de chuveiro lorenzetti.

Você mede com o multímetro um pedaço que dê exatamente os 4 Ohms e prende o pedaço da mola esticada em dois pregos ou parafusos presos em suporte de madeira. 

E023F131106144307_zo.jpg

 

 

 

Se você for usar uma fonte de notebook de 19V DC, que é a mais simples de achar, pode usar resistor de 6,3 Ohms.

Pode usar o mesmo método do resistor de Chuveiro. Só que neste caso vai consumir 57 watts. 

Basicamente é a potência máxima que estas fontes de notebook conseguem fornecer. 

 

 

 

 

adicionado 15 minutos depois

Exemplo com fonte de 19V:

 

18624749_1225239887603982_1469941608_n.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem algum transistor de potência? Se tem pode fazer uma etapa reguladora com ele, já que você não precisa de tanta estabilidade assim, basta usar um transistor de potência e um driver formando um darlington com um zener na base para manter em média 1,3V na saída como nesse esquema abaixo, como a tensão é de 1,3V pode usar dois ou três diodos 1N4148 ligados em série no lugar do zener, nesse caso a posição é no sentido contrário do zener.

 

images.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

@albert_emule mas pelo que estou entendendo essa resistência é de um aero modelo, não tem como colocar uma fonte, o negócio tem que sair voando. 

O objetivo é ligar a resistência de 1, 2V em uma bateria de tensão maior. 

Eu havia entendido que é só para dar a partida. Fazer o motor funcionar. Alguns segundos apenas e depois não usaria mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...