Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 1,3v 2A


Posts recomendados

10 horas atrás, albert_emule disse:

Eu havia entendido que é só para dar a partida. Fazer o motor funcionar. Alguns segundos apenas e depois não usaria mais.

 

É isso mesmo, eu usaria somente para dar a partida. Leva no maximo 10 segundos em situações normais.

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, Picco disse:

Pelo que eu entendi ele só está precisando da fonte de 1,3V x 2A.

 

@lithium_ion Esclareça para nós.

 

Seria 1,3v por 3A, mas ainda tem aquele pico de corrente com a resistência fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lithium_ion disse:

 

É isso mesmo, eu usaria somente para dar a partida. Leva no maximo 10 segundos em situações normais.

adicionado 1 minuto depois

 

Seria 1,3v por 3A, mas ainda tem aquele pico de corrente com a resistência fria.

 

O circuito não precisa ficar a bordo do aeromodelo não né? 

Caso precise apenas de uma fonte...Fazendo como eu disse vai funcionar numa boa. 

 

Quais as fontes que você tem disponível aí? 

 

Porém se você usar isso a bordo do aeromodelo, vai precisar de circuitos conversores Buck bem especiais.

Digamos que você use uma célula de lítio, que dá uns 3V com capacidade de corrente muito boa e rapidez para recarga...Vai precisar de um conversor Buck muito bom para reduzir de 3V para 1.3V.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, albert_emule disse:

 

O circuito não precisa ficar a bordo do aeromodelo não né?

Caso precise apenas de uma fonte...Fazendo como eu disse vai funcionar numa boa. 

 

Só na partida, no chão. É no meio do mato, sem tomadas nem nada.

 

8 horas atrás, albert_emule disse:

Quais as fontes que você tem disponível aí? 

 

Porém se você usar isso a bordo do aeromodelo, vai precisar de circuitos conversores Buck bem especiais.

Digamos que você use uma célula de lítio, que dá uns 3V com capacidade de corrente muito boa e rapidez para recarga...Vai precisar de um conversor Buck muito bom para reduzir de 3V para 1.3V.

 

Tenho VÁRIAS baterias li-ion, posso ligar várias em paralelo.

 

Pensei no seguinte:

Fazer um divisor de tensão que suporte alta potência. Calculei cerca de 1 ohm para uma célula, que varia de 4,2 a 3v. Com a bateria carregada teria necessidade de 0,98r, por 8W. Comprei um resistor de 1r10w, claro, a eficiência irá ficar uma b0st@, menos de 35%, mas como só vou ligar por 10 segundos não faria muita diferença, só tomar cuidado para não torrar a mão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, lithium_ion disse:

Pensei no seguinte:

Fazer um divisor de tensão que suporte alta potência. Calculei cerca de 1 ohm para uma célula, que varia de 4,2 a 3v. Com a bateria carregada teria necessidade de 0,98r, por 8W. Comprei um resistor de 1r10w, claro, a eficiência irá ficar uma b0st@, menos de 35%, mas como só vou ligar por 10 segundos não faria muita diferença, só tomar cuidado para não torrar a mão.

 

 

 

Já faço este calculo para você

 

Neste caso, o próprio filamento é parte do divisor. Da mesma forma que eu já tinha feito os cálculos. 

Podemos considerar os 1.3V com a tensão máxima da célula, 4,2V. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu certo. Fiz os cálculos. Com o resistor de 1 ohm ficou incandescente o filamento, e com a bateria descarregada. Já daria a partida com o tanto que acendeu. Liguei duas baterias em paralelo para não sobre-descarregar muito, essas suportam no máximo 1C de descarga, logo 2200mA, como são duas em paralelo, 4400mA.

 

Estou esperando a bateria se carregar para testar com ela plenamente carregada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lithium_ion disse:

 

É isso mesmo, eu usaria somente para dar a partida. Leva no maximo 10 segundos em situações normais.

adicionado 1 minuto depois

 

Seria 1,3v por 3A, mas ainda tem aquele pico de corrente com a resistência fria.

Então, se você já tem as baterias lipo pode usar com aquele circuito que postei, você tem que entrar com uma tensão de pelo menos 1,5V maior na entrada, se quiser pode adicionar um capacitor eletrolítico na entrada e um na saída de uns 2200 a 4700u para suportar esses picos de corrente, coloque também um diodo para proteção no positivo entre a entrada e saída como o D1 nesse esquema com o LM317:

 

No lugar do 2N3055 use TIP35.

 

IEe9G.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Picco disse:

Então, se você já tem as baterias lipo pode usar com aquele circuito que postei, você tem que entrar com uma tensão de pelo menos 1,5V maior na entrada, se quiser pode adicionar um capacitor eletrolítico na entrada e um na saída de uns 2200 a 4700u para suportar esses picos de corrente, coloque também um diodo para proteção no positivo entre a entrada e saída como o D1 nesse esquema com o LM317:

 

No lugar do 2N3055 use TIP35.

 

IEe9G.png

 

 

Acho que vou ficar no resistor de 1ohm em série mesmo, custou 4 reais (10w de fio). Já esse circuito, além da placa que teria que fazer ainda preciso comprar o transistor (R$7,00) e o LM317 (3,50).

 

Agradeço pelas ajudas! Acredito que já tenha resolvido o problema.

 

 

Até a próxima!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, lithium_ion disse:

 

 

Acho que vou ficar no resistor de 1ohm em série mesmo, custou 4 reais (10w de fio). Já esse circuito, além da placa que teria que fazer ainda preciso comprar o transistor (R$7,00) e o LM317 (3,50).

 

Agradeço pelas ajudas! Acredito que já tenha resolvido o problema.

 

 

Até a próxima!

O transistor está caro mesmo, a última vez que comprei eu paguei 3,50 cada, já o LM eu não sei pois acho que faz mais de três anos que não compro um, como retiro de sucata ainda tenho muitos aqui pra me divertir.

 

Posta os resultados

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, albert_emule disse:

Minha ideia venceu kkkk

 

Eu sei que você falou na brincadeira, mas o importante é resolver o problema independente de quem resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medindo a tensão diretamente na vela percebo que só chega 800mV, mas isso já é o bastante para dar a partida. Deve ser por causa dos fios que estou usando e da queda por resistência de contato por causa das garras de jacaré. Se começar ficar difícil, eu reforço os fios  por enquanto está dando certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...