Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em FX 8320E + mobo Ga-970A-DS3P


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou em busca de melhor desempenho em um determinado jogo, que exige maior desempenho da CPU e gostaria de fazer um overclock no meu FX 8320E.

 

Minha configuração atual é:

Processador Fx 8320E

placa-mãe Ga-970A-DS3P

GPU Asus ROG STRIX 8GB OC

8Gb HyperX DDR3 1866Mhz

SSD 160GB

HD 1TB

Refrigeração CPU: Coolermaster Hyper TX3 Evo

Fonte Corsair 500W

 

Usei um aplicativo próprio da AMD para overclock, segui um tutorial mas no primeiro teste, quando tentei subir o clock pra 4.4 o pc travou alguns segundos depois. O máximo que eu consegui aqui foi por em 4.2, onde não notei tanta diferença do 4.0 que já fica graças ao turbo core.

 

Será que da pra aumentar o clock acima desse valor? Minha config suporta?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri

 

Você mudou o Vcore? Com o Vcore padrão, dá pra ir até certo ponto.. Depois, pra estabilizar, você precisa dar um pouco mais de tensão, pra CPU se manter..

 

Veja quanto de Vcore (use o CPU-Z pra isso), ele usa na frequência padrão.. Ai, vai aumentando o multiplicador, até o ponto em que ele travar.. nessa hora, é hora de mexer no Vcore..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS FariaTa oscilando muito sim. Achei isso bem estranho. Diversas vezes bate 1.320 mas varia de 0.900 ate 1.500.

 

Usei só o próprio cpu-z pra estressar a cpu.

 

Depois vou testar de novo.

 

Sobre minha fonte e refrigeração, será que eles estão ou darão conta do serviço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Consegui descobrir aqui o VCore padrão do meu processador que é de 1.0 mas notei que ele fica sempre em 1.250 nas configurações do overdrive, com o turbo core ativado ou não. Com o turbo core ativado e o VCore em 1.250 o processador fica em 4.0 Mhz, dando pequenas oscilações.

 

Desativei o turbo core e fui gradativamente aumentando o VCore e o multiplicador. Fiz diversos com o VCore entre 1.250 a 1.300 e o multiplicador do núcleo de 16x a 20x. Acontece que até ai tudo bem, o sistema não trava e não apresenta nenhum tipo de instabilidade. porém ao aumentar o multiplicador pra 20.5 já começa a dar instabilidade e em caso de estresse da CPU, o windows 10 da um erro e reinicia minha máquia. De 20.5, 21.0, 21,5 e 22.0, praticamente todas as vezes aconteceu da tela congelar, dar mensagem de erro do windows e reiniciar sozinho ou a maquina dar um boot instantâneo. Nesses testes com o multiplicador acima de 20.5 eu mexi no VCore colocando diversos valores de 1.300 até 1.370, e nada adiantou.

 

Sinceramente, não faço a menor ideia do que possa ser e pode ser bem provável que eu esteja errando alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri

 

Pelo que você diz, parece que não conseguiu passar do clock do Turbo Core, certo? Nesse caso, pode ser limitação da MOBO.. Ele tem 4 fases no VRM, pra CPU.. Pra uma CPU de 8 núcleos, pode ser pouco.. Pode ser esse o caso..

 

Outras possibilidades seriam temperaturas ou essa CPU ser péssima pra OC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria exatamente. O clock que "menos" apresentou instabilidade foi colocando o multiplicador em 20.5, ficou em mais ou menos 4.100 Mhz.

 

A temperatura não acredito que seja porque consegui acompanhar um pouco, em alguns casos só travava ma hora de fazer benchmark ou estresse. A temperatura não passou nenhuma vez de 42°.

 

Sobre essa limitação a placa, sabe como eu altero isso, e é seguro alterar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De volta ao fórum e procurando auxiliar nesse CPU especificamente, se sua placa-mãe fosse a  Ga-970A-UD3P, teríamos mais chances de conseguir clocks maiores, isso ou você ter um chip ruim de over, que pode acontecer. Lamento dizer, mais com uma placa-mãe com apenas 4 fases de alimentação, não conseguirá ir longe no overclocking, então minha opinião é migrar para Intel ou Ryzen.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Será que vale a pena migrar pra ryzen?? Pensei de ir pra intel, sinceramente fiquei meio decepcionado com o desempenho da AMD frente a Intel.

 

@PH Benchmarker Eu nunca fui de mexer com overclock, só estou embarcando nessa na esperança de conseguir rodar um determinado jogo (Cabal Online) com um desempenho descente, visto que outros jogos aqui já rodam com excelente qualidade e devido a isso eu não me atentei a esses detalhes específicos na escolha da placa-mãe. Apesar de eu ainda achar que minha mobo é boa, ela me deixa na mão somente nesse quesito do over (pelo menos até onde eu sei rs).

 

Você é o segundo que me sugere migrar pra Ryzen, mas tenho minhas dúvidas sobre essa nova linha de processadores. Penso seriamente em migrar para intel, mas eu usei AMD em todas as minhas configurações, eu não saberia escolher um bom kit de mobo + processador intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo deixar o CPU em 4.2 ghz que foi o clock máximo que você diz ter conseguido com estabilidade.

 

Qual o modelo da placa de vídeo que você está usando em específico?

 

Se tiver usando vga do nível de GTX 1060 6GB, GTX 980, RX 480, RX 580, R9 390x, fique tranquilo que rodando em 4ghz o mesmo clock do FX 8350 não dá gargalo na maioria dos jogos, veja este review:

 

 

Embora seja de 2016, tem diversos jogos que em engines recentes na frostbite 3.0, Cry engine 3, engine do GTA 5, engine do the Witcher 3, dunya engine usada no Far Cry e por aí vai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique Yuri disse:

Será que vale a pena migrar pra ryzen?? Pensei de ir pra intel, sinceramente fiquei meio decepcionado com o desempenho da AMD frente a Intel.

Que teste você viu? Se foi apenas no lançamento, você precisa olhar de novo.. Muita coisa melhorou, em termos de hardware e, principalmente, software..

 

De alguém que usa Intel há 12 anos, nunca recomendei tanto a AMD, no mercado intermediário.. O Ryzen 5 tá lindo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT em 4.0 ele fica com o turbo core, então nem compensa tentar fazer over nele nesse clock. Eu almejava algo em torno do 4.4 mas já perdi as esperanças. 

 

@RS Faria Esses Ryzen estão até mesmo melhores do que a setima geração da intel?

 

Estava cogitando, de caso eu fosse mudar, eu pegaria i5 ou i7 de setima geração.

 

Mas agora que você falou desse Ryzen, fiquei na duvida rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Yuri

 

Estão bem parelhos, na verdade.. O Ryzen 5 tão batendo bem de frente com os Core i5, com a vantagem dos núcleos e threads a mais.. Não é incomum, você ver Core i5, batendo em 100% de uso, em todos os núcleos, em alguns jogos..

 

Por isso, tá bem fácil de recomendar esses Ryzen 5, pra quem tinha um Core i5 em mente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Tecnicamente o ipc e desempenho multi dos Ryzen é algo entre os Haswell e Skylake, o desempenho em programas, jogos era para ser no patamar entre Haswell e Skylake, isto é se existisse esta otimização mas como é arquitetura nova, do zero feita pela AMD, está tendo toda esta controvérsia que os Ryzen são os novos FX e bla bla bla.

 

Dá uma olhada aqui no tópico dos Ryzen no CDH:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 19/05/2017 às 13:52, OCCT disse:

@Henrique Yuri

 

Em 4ghz fica estável?

 

Se sim, deixa em 4ghz.

 

Eu tenho uma GA 970A DS3P mas é rev 2.0; uso um FX 6300 em OC para 4.2 ghz diários já faz mais de 1 ano.

Também tenho uma DS3P rev 2.0 com um FX 8320, porém não consigo mexer no multiplicador de frequencia na BIOS, sabe me dizer o motivo ? Meu turbo core já está desativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá gente, estava a procura de um tópico sobre o FX- 8320E se é melhor fazer o OC pelo AMD Overdrive ou via bios? E outra coisa pelo o que li não tem receita de bolo né? É ir testando até estabilizar e, eu queria saber quais testes posso saber se o overclock está estável, é usando programa? Ou é no olhômetro mesmo??

 

Minha configuração é quase igual ao do colega que criou o tópico o que foi que mais me chamou a atenção hahahaha:

Processador Fx 8320E

placa-mãe Ga-970A-D3P

Placa de vídeo - EVGA GM206 NVIDIA GTX 960

16Gb HyperX DDR3 1600Mhz

SSD 240GB

HD 2TB

Refrigeração CPU: Coolermaster Blizard T2 

Fonte Corsair CX - 500W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines eu já até desisti de fazer over no meu setup. Alguns camaradas aqui mesmo no meu tópico informaram que nosso modelo de placa-mãe tem uma limitação devido às fases de alimentação e por isso não é possível fazer um bom over.

 

O máximo que eu uso é o turbo core, que já leva o meu FX8320E a uns 4.0 GHz.

 

O jeito agora vai ser mudar essa mobo e processador caso queira overclocks maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...