Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

Olá a todos.

Estou com uma caixa amplificada da Wordstar, modelo wbl 800, que não funciona. Não sou técnico em eletrônica, mas identifiquei um capacitor estourado. O problema é que está tão danificado que fica impossível identificar suas características para providenciar a troca. Busquei na internet, mas não encontrei o esquema que me pudesse dar essa informação. Assim, gostaria de solicitar auxílio. Pode ser por meio do fornecimento do esquema eletrônico, ou até mesmo o contato do fabricante, porque nem isso consegui encontrar. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu não tenho certeza, mas acho que ela foi ligada em tensão errada. Ainda tenho que testar os outros componentes, mas este, evidentemente, tem que ser substituído. 

Caixa_1.JPG

Caixa_2.JPG

Caixa_3.JPG

Caixa_4.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

Esse capacitor esta colocado  entre o  +B e -B do CI que deve ser um TDA2050, Confirme para nos...

Ele deve ser um capacitor de 220uF ou 470uF por 63V, mas ele não faria nem falta no circuito!

Se a caixa esta muda, o CI deve ter queimado também...

PS: Confirme o "nome" do CI para nos...

Compartilhar este post

Link para o post

@Angelo Brait Júnior Esse CI da foto acima é o de pré, o CI amplificador é o que esta preso ao dissipador de calor, ele possui 5 terminais, é ele o responsável pela caixa estar muda.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! É ele mesmo!... (TDA2050) Ele é muito comum nessas caixas por ter uma boa potência!...

Provavelmente essa caixa foi ligada em tensão errada, o que fez aquele capacitor explodir e com ele, o CI queimou junto...

Providencie (compre um novo CI) e faça a substituição, se não tiver as ferramentas, leve a um colega ou a uma oficina de eletrônica para substituir eles para você.

No lugar do capacitor que explodiu, pode colocar um de 470uF/63V.... Pelo tamanho da base dele eu diria que era um de 220uF/63V, mas isso é como eu disse! Pode até deixar sem ele que não fará diferença nenhuma no funcionamento do amplificador...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado, @Bcpetronzio. Vou providenciar isso e, depois, posto o resultado. Antes, porém, tenho mais uma dúvida. Percebi que o cabo de energia possui uma fase indo para o transformador e outra, para a chave liga-desliga. No mesmo lado do transformador, além do cabo de energia, chegam outros quatro fios, vindos todos da chave seletora de tensão 110v-220v. Do outro lado do transformador, quatro fios estão conectados à placa. O interessante é que não há ligação entre o outro borne da chave liga-desliga nem com o transformador, nem com a placa. Entendo que, assim, o circuito fica aberto. Teria que ter uma conexão para a corrente fluir. O problema é que não encontrei nenhum fio solto que pudesse indicar se o certo é ligar no transformador ou na placa, muito menos em que lugar destes dois componentes do sistema o borne deveria ser conectado.

Mais uma vez, sei apenas o básico de elétrica e de eletrônica, aprendido na escola, mesmo. Por isso, pergunto se meu raciocínio não está correto e, caso esteja, onde é que deveria estar ligado o segundo borne da chave? Mando as fotos abaixo para facilitar o entendimento do problema.

caixa_7.jpg

caixa_8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a ligação que fizeram aí está incorreta.

Siga o esquema da primeira imagem.

Com relação ao secundário, vão para a placa mesmo. 

https://www.google.com.br/search?q=esquema+chave+seletora+de+tensão&o que=esquema+chave+tensão+&aqs=chrome.1.69i57j0.15301j0j4&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#imgrc=PCQpJIxEmBsAXM:

Ah sim.

No caso da chave liga/desliga, apenas interrompa um dos fios que vem da tomada e coloque ela.

Editado por Ricardo S Ferreira
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais