Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor para automação de porta


Posts recomendados

Pessoal, pretendo criar um projeto com arduino para abertura de uma porta de correr. Dúvidas:

1 - Qual motor utilizar até 5v? Não precisa ser muito rápido ou ter muito torque, pois a porta está em um trilho que desliza levemente.

2 - estou pensando no caso de alguma obstrução, portanto gostaria de adicionar algum dispositivo para "patinar" minha correia nesta situação, igual aqueles de parafusadeira. Não pretendo usar sensores de presença.

 

Alguma sugestão? De preferência motores baratos, pois inicialmente será apenas uma prova de conceito, depois posso colocar algo mais profissional.

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Tobi Norris disse:

Pensei em 5V por conta do arduino, mas posso usar uma fonte 12v se for o caso.

Motor de 5V é difícil de achar um bem potente, os mais comuns são de 12 ou 24V.

 

Sobre os 5V para o arduíno não há problema, alimente o seu motor com uma fonte de 12V e use um 7805 para obter os 5V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que alimentar motor mesmo que 5v com as portas do Arduíno pode não ser uma boa ideia. Existe uma limitação de corrente máxima de 40mA por porta. Uma solução pode ser usar um motor comum  usando um relé ou um mosfet para alimentar e endstops para o fim de curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, I-niciusv disse:

Creio que alimentar motor mesmo que 5v com as portas do Arduíno pode não ser uma boa ideia. Existe uma limitação de corrente máxima de 40mA por porta. Uma solução pode ser usar um motor comum  usando um relé ou um mosfet para alimentar e endstops para o fim de curso.

Isso non ecziste!

 

Impossível ligar qualquer motor direto na saída do Arduíno, PIC ou qualquer outro circuito integrado digital. As saídas desses integrados são apenas sinais para serem aplicados a transistores.

 

Por isso mesmo é muito melhor usar motor de 12V ou tensão maior, pois vai precisar de transistores, Mosfets ou Relès.

Esses componentes em sua maioria foram feitos para tensões maiores que 5V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mestre88 disse:

Isso non ecziste!

 

:huh: Acho que me expressei mal, quando falei em usar mosfet ou relé era para controlar a alimentação de uma fonte. Por isso falei dos 40mA por porta que não dá pra nada. Só quis reforçar o que você já tinha falado antes...

Sobre a fricção, polias lisas devem patinar de acordo com a tensão na correia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...